Audi 100 c3 2.5TDI do aço Projeto

Perder oleo ou como se diz, babar'' nunca foi bom..
eu no meu caso comprei os o-rings para substituir mas aquilo é demasiado especializado..nao é tão pouco para um mecânico.E portanto nao os troquei.
Depois descobriu-se que era o oleo errado que lá estava (mineral em vez de sintetico) depois de se sangar e fazer a mudança, melhorou. depois no dia a seguir ao ligar, é que realemente tive direcção assistida. Mas depois o carro ficou parado algum tempo e já não está a 100%.
Vou ter que andar com ele, algum tempo para ter a certeza. Porque como não é electro-hidraulica talvez precise de andar...
agora, já li que por o oleo errado, desgasta os o-rings e pior que isso a caixa de direcção!!

Vou experimentar vamos lá ver....talvez fique boa,como perde pouco.
 
Para actualizar,
Já tenho o cabo de ficha OBD para ligar a maquina ao programa xd
Tambem já tirei a centralina para ser enviada. Vão lhe soldar uns sockets para que possa depois ser xipada :p
cumprimentos
 
Boa avanço. O meu é bem mais simples dá para trabalhar o embolo da bomba já fiz num golf 2 gtd e fica logo com outro fôlego.
Força com isso. :)
 
Boa avanço. O meu é bem mais simples dá para trabalhar o embolo da bomba já fiz num golf 2 gtd e fica logo com outro fôlego.
Força com isso. :)

Trabalhar embolo já é coisa mais avançada, so abrir o débito é que já começa o fôlego, compensar esse débito com pressão turbo e fica logo mais alegre, lol.
Não é preciso muito mais que isso para dar uns pozinhos, e é de borla e fácil de fazer.

Agora se for para o aço, aí sim mexe-se em embolos e afins :)
 
Trabalhar embolo já é coisa mais avançada, so abrir o débito é que já começa o fôlego, compensar esse débito com pressão turbo e fica logo mais alegre, lol.
Não é preciso muito mais que isso para dar uns pozinhos, e é de borla e fácil de fazer.

Agora se for para o aço, aí sim mexe-se em embolos e afins :)

Exacto foi o que fiz ao gtd e tem de se anular a válvula se não o turbo ao 0,75 bar e não dava mais mas aguenta facilmente 1.2 bar isto claro falando de um kk24 que era o que eu tinha mas todos são diferentes.
 
Isso depois aí com o K16 vai valer a pena xD
A malta quer é uns pozinhos!



Exacto foi o que fiz ao gtd e tem de se anular a válvula se não o turbo ao 0,75 bar e não dava mais mas aguenta facilmente 1.2 bar isto claro falando de um kk24 que era o que eu tinha mas todos são diferentes.
 
Dependendo do código da centralina, é possível reprograma-la, apesar de ser tecnologia muito antiga.
Eu tenho uma A6 2.5 TDi (AAT) reprogramada por mim (deve ser já a 20º reprogramação que tem) e foi a noite... e o dia. Já trazia sockets instalados de fábrica.
E mesmo de origem os 115hp eram simpaticos. Mas ficará muito melhor e sempre dentro de valores fiáveis. E sem fumo, se for preciso.

Mas se for preciso, pode-se também incrementar "à grande" a potência deste motor.

O sensor de pressão absoluta deve ler até 1,5 bar. Creio que esse está limitado a 1 bar.


Isso depois aí com o K16 vai valer a pena xD
A malta quer é uns pozinhos!
 
E o turbo K14 é muito semelhante ao K16. O K14 é suficiente para chegar a potencias de 170/180cv partindo do motor AEL (bicos de injectores de 0.216).

O K14 pode soprar a 1,2 e ainda aguenta alguns maus tratos.
Mas convém que não se ande sempre a abrir ou a temperatura do ar da admissão dispara. Mas 1,2 é tranquilo. O meu está a 1,3 bar.

Por outro lado, não é um turbo muito grande e é de geometria fixa (é sempre mais lento a encher do que geometria variavel). Mas o motor 2.5 TDi enche-o rápido e assim ele permite obter umas baixas decentes. Apartir das 1600rpm já sinto o turbo a entrar e apartir das 2200rpm está a bater na pressão máxima.

Também podes por o K24. Mas vai demorar muito a encher e só faz sentido para projectos com potencia acima de 180 ou 200 cv.

Eu cá gosto muito do K14 !
 
Last edited:
Boas
e obrigado por vir comentar!
Reparei que a centralina nao é a de origem. nao sei porquê mas acho que isso até poderá ser benéfico...espero q seja até a do audi 100 c4...mais atual, melhor :p

115cv ??? Mas o motor 2.5TDI AAT nao tinha 140 cv?
li que a nivel de motor, apenas mudaram os pistoes e possivelemente toques de centralina, tudo resto, injetores, bicos, turbo, sao iguais ao primeiro TDI (AEL). e com essa brincadeira ja conseguiram mais 20cv


Sensor de pressão absoluta ?
pode explicar melhor do que realmente se trata?
obrigado
cumprimentos

Dependendo do código da centralina, é possível reprograma-la, apesar de ser tecnologia muito antiga.
Eu tenho uma A6 2.5 TDi (AAT) reprogramada por mim (deve ser já a 20º reprogramação que tem) e foi a noite... e o dia. Já trazia sockets instalados de fábrica.
E mesmo de origem os 115hp eram simpaticos. Mas ficará muito melhor e sempre dentro de valores fiáveis. E sem fumo, se for preciso.

Mas se for preciso, pode-se também incrementar "à grande" a potência deste motor.

O sensor de pressão absoluta deve ler até 1,5 bar. Creio que esse está limitado a 1 bar.

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Foram mesmo esses os bicos que comprei!
espero que com esses bicos, K14,maior pressao no turbo e repro, conseguisse uns 160-170cv
Mas disseram-me que deve andar pelos 150cv..visto que o carro tem 120cv de origem.
Mas visto que o turbo e bicos sao mais ''potentes'' que os originais...mesmo sem repro, ja terá mais que 120cv. quanto nao sei...vamos la ver. os 120cv que la estao ja eram interessantes :green:

cumprimentos





E o turbo K14 é muito semelhante ao K16. O K14 é suficiente para chegar a potencias de 170/180cv partindo do motor AEL (bicos de injectores de 0.216).

O K14 pode soprar a 1,2 e ainda aguenta alguns maus tratos.
Mas convém que não se ande sempre a abrir ou a temperatura do ar da admissão dispara. Mas 1,2 é tranquilo. O meu está a 1,3 bar.

Por outro lado, não é um turbo muito grande e é de geometria fixa (é sempre mais lento a encher do que geometria variavel). Mas o motor 2.5 TDi enche-o rápido e assim ele permite obter umas baixas decentes. Apartir das 1600rpm já sinto o turbo a entrar e apartir das 2200rpm está a bater na pressão máxima.

Também podes por o K24. Mas vai demorar muito a encher e só faz sentido para projectos com potencia acima de 180 ou 200 cv.

Eu cá gosto muito do K14 !
 
O que posso dizer é que houveram os motores 2.5 TDi :

1T : 120cv (audi 100 C4) - Será que o teu C3 não tem o motor 1T ? Em 90/91 era este o motor. Foi o primeiro motor 2.5 TDi de 5 cilindros.
AAT : 115cv (audi A6) Bicos 0.205mm (caixa de 5 ou 6)
AEL : 140cv (Audi A6 e A6 quattro) bicos 0.216mm (caixa de 6 normal e caixa de 6 curta para o quattro).
As versões de caixa automatica tinham embolos da bomba maiores. Salvo erro 11mm vs 10mm nas versoes normais.

Desconhecia que o Audi C3 tivesse tido um 2.5TDi. O 2.0TD conhecia.

A diferença do AAT para o AEL está nos bicos, na reprogramação (O AEL é mais potente, mas eletronicamente é menos puxado que o AAT porque os bicos 0.216 têm mais débito). O mapa da bomba injectora é mais soft.
Salvo erro o AEL tem radiador de óleo e o AAT não tem. Os pistons têm injector de oleo no AEL e no AAT não. Os pistons são forjados no AEL e no AAT não.
O turbo é o mesmo, a bomba injectora é a mesma também.
A diferença não é muita. Até no mapa do turbo, não há assim uma grande diferença. Apesar de não serem muitas diferenças, no final um tem 115 e o outro 140. Mas o AEL é mais fumarento, porque me quer parecer que tem aumento de potencia essencialmente à custa do aumento do débito proporcionado pelos bicos maiores.

Facilmente se transform os 115 em 140 ou muito mais.

Se tens bicos 0.216 e pressão de origem, deverás andar nos 130/140cv. A questão é que não sabendo o que está dentro da centralina, não é fácil determina-lo. Há que saber os valores dos mapas.
Porque, por exemplo, meter os bicos do AEL num motor AAT sem mexer na centralina proporciona um grande aumento de potencia, porque os mapas eletronicos da bomba são mais puxados no AAT, mas ao mesmo tempo fica desiquilibrado. Trocar de bicos deve implicar vários ajustes eletronicos.

Estou-me a lembrar quando meti os bicos Bosio PP764 na minha e nem mexi na repro que tinha para bicos 0.205 de origem. Que susto. Tive que ajustar tudo de novo, pois estava muito bruto.

Se puderes, verifica o código da centralina. Ideal seria veres o que está lá dentro, embora num C3, devam ser os chips de origem.
 
O primeiro 2.5 TDI foi estriado no audi 100 C3 durante dois meses! os ultimos dois meses de produção até Novembro de 1990 se nao me falha a memoria. Em dezembro ja estava o Audi 100 c4 (pre a6) a usar.
Pelo que é bastante raro encontrar audi 100 c3 ja com este motor :p
Tens razão, o motor é o 1T !!
Entao vai ficar porreiro! mais de 150 cv ha de se conseguir bem xd
E os 265Nm já sao algo significantes mas mais melhor ;)


Já agora, aqui deixo dois artigos interessantes sobre este motor!
cumprimentos



Volkswagen Group TDI chronicle


Audi Encounter
 
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Então é isso, já aprendi algo mais.
Inclusivamente os 100 (Pre-A6) e os primeiros A6 têm um quadrante sem cromados e muitas vezes sem os manometros pequenos da direita.

Vê que centralina tens. A do 1T é menos direta para reprogramar, embora todas sejam possíveis. Idealmente, a do AAT ou AEL serão melhores para reprogramar e deverão ser compatíveis. Mas todas elas são tecnologia muito antiga de 8 bits. Eu estive meses para aprender a minha, do AAT.

Podes obter 150/160cv com os bicos 0.216 e reprogramação. Mas suspeito que o teu sensor de pressão absoluta (MAP) está limitado a 1 bar. Convinha troca-lo por o de 1,5 bar (2500mbar) que estão nos AAT e AEL. Caso contrário, quando a pressão passa 1 bar, ele corta por limitação de hardware (não tem a ver com reprogramação).
 
Boas
Muito obrigado pela informação!
Mas nesse caso, essas centralinas do AAt e AEL é plug in? nada de adaptações?
o sensor de pressão absoluta compra-se por ai?
A centralina foi enviada, pelo que nao sei qual será, mas é questao de perguntar. o que posso dizer é que já nao é a original. quem sabe tenha sido atualizada para AEL ou AAT.

Pois, eu queria por o quadrante do a6, ja com os manometros de oleo e bateria! mas parece que tenho de fazer varias adaptações de cabelagem e isso nao parece ser facil. Mas é algo a investigar melhor.

cumprimentos

Então é isso, já aprendi algo mais.
Inclusivamente os 100 (Pre-A6) e os primeiros A6 têm um quadrante sem cromados e muitas vezes sem os manometros pequenos da direita.

Vê que centralina tens. A do 1T é menos direta para reprogramar, embora todas sejam possíveis. Idealmente, a do AAT ou AEL serão melhores para reprogramar e deverão ser compatíveis. Mas todas elas são tecnologia muito antiga de 8 bits. Eu estive meses para aprender a minha, do AAT.

Podes obter 150/160cv com os bicos 0.216 e reprogramação. Mas suspeito que o teu sensor de pressão absoluta (MAP) está limitado a 1 bar. Convinha troca-lo por o de 1,5 bar (2500mbar) que estão nos AAT e AEL. Caso contrário, quando a pressão passa 1 bar, ele corta por limitação de hardware (não tem a ver com reprogramação).
 
A centralina foi enviada ? Para onde ?

Estou em crer que é plug in sem adaptações. No entanto, há a possibilidade de a tua ser MSA-6 e a do AAT ser MSA-11.

Se me deres o código dela (está na tampa), conseguirei saber.

Eu alterei vários mapas do meu AAT para ficarem iguais aos do AEL (grosso modo). No entanto, para muitos outros mapas, tive que cria-los de acordo com o que pretendia de potência e de acordo com os meus bicos. Logo, nalguns mapas ficou diferente ao AAT e diferente do AEL.

O ideal seria ter uma de AAT ou AEL como ponto de partida. Todas elas são velhas, mas salvo erro, as do AAT e AEL são mais evoluídas que a do 1T. Apartir daí, tem-se uma base mais recente e reprograma-se conforme o que se pretende.

O código dela dará mais informações.

Para o quadrante, deverás que ter cablagem e talvez sensores no motor que dêem informação aos manometros.

O sensor de pressão absoluta creio que pode ser adquirido no Ebay ou algo assim. Tem de ser o de 2500mbar.
 
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