| AUDI 80 | 1.9 TDI | AMFerreira |

Ora, vendo ali umas facas e lixa, é sinal que andaste a raspar o reverso dos manómetros com a faca para os tornar brancos, e andaste a usar a lixa para por os leds baços, logo a minha sugestão vai para a conversão dos manómetros para luz branca

LOOL Não era difícil Reactive, acertaste.

Estou um bocado desiludido com o resultado final que tive oportunidade de ver ontem a noite. A luz está muito fraca, incide bem em alguns lados mas noutros fica demasiado escuro. Lixei bem as lâmpadas de maneira a que elas não emitissem um foco de luz muito intenso para a frente e pouco para os lados, ficou como desejava nesse aspecto, no entanto depois de tudo montado.. nem por isso..

Logo posto uma ou duas fotos para vocês verem. Tenho de pensar numa alternativa a isto agora.... ou lâmpadas mais fortes, ou então não sei.

Um abraço!

Por alguma razão eu desisti dos leds e pus a fita de leds .... inicialmente também comprei as lâmpadas todas em branco e andei algum tempo com aquilo até que metade do quadrante se lembrou de deixar de funcionar a iluminação, foi a minha deixa para converter tudo como tenho hoje...

Também é verdade que na altura não sabia o truque do lixar os leds para ficar baço, por isso a iluminação ser uma treta já era garantido, mas o problema dos nossos quadrantes não é a dispersão de luz nem a falta dela ... È simplesmente ter muito poucas lampadas para iluminação!!!

Sou uma vergonha, ainda não vos mostrei como ficou o quadrante após a troca das luzes por led's brancos, ainda assim, também não vale muito a pena ver, está a luz mal distribuída, nuns sítios bem iluminado, noutros meio às escuras... as fotos de certeza que não irão mostrar bem como aquilo está na verdade.

Digam-me uma coisa, pode ser uma pergunta parva mas o que é certo é que não sei mesmo... Tenho andado a ver uns quadrantes na net, no entanto são em milhas, isso não é um problema, acho eu, porque eu substituo o "mostrador" ou gauge do velocímetro (só me lembro do nome em Inglês agora...) pelo meu que é em KM e aquilo já fica correto.
No entanto fico a pensar... e depois o conta-quilómetros não vai contar por milhas? Não sei se me fiz entender, refiro-me à distancia percorrida...

Alguém sabe alguma coisa sobre isto?

epá, também não te sei responder bem isso, pois os nossos quadrantes são tipo mistura entre os antigos que trabalhavam com a bicha da transmissão, e os recentes electrónicos.... Os nossos são electro-mecânicos, por isso não faço ideia se alguma coisa se altera se mudares a parte mecânica (manómetro), ou se é a parte electrónica que controla o impulso a mandar .... Isso só vendo mesmo com os 2 quadrantes da mão para notar as diferenças ...

Sou uma vergonha, ainda não vos mostrei como ficou o quadrante após a troca das luzes por led's brancos, ainda assim, também não vale muito a pena ver, está a luz mal distribuída, nuns sítios bem iluminado, noutros meio às escuras... as fotos de certeza que não irão mostrar bem como aquilo está na verdade.

Digam-me uma coisa, pode ser uma pergunta parva mas o que é certo é que não sei mesmo... Tenho andado a ver uns quadrantes na net, no entanto são em milhas, isso não é um problema, acho eu, porque eu substituo o "mostrador" ou gauge do velocímetro (só me lembro do nome em Inglês agora...) pelo meu que é em KM e aquilo já fica correto.
No entanto fico a pensar... e depois o conta-quilómetros não vai contar por milhas? Não sei se me fiz entender, refiro-me à distancia percorrida...

Então depois mete umas fotos para ver como ficou, Tu trocaste as "lâmpadas" do quadrante por led´s??
Eu estou a pensar fazer o mesmo mas vou fazer de outra forma...
Vou tentar fazer assim....
scaled.php

scaled.php

Resultado:
scaled.php

Falta e saber se no fim fica tudo a funcionar e a luz bem espalhada....:)

Dessa forma é como o amigo Reactive tem creio eu. Ele tem fita de led's azul. E olha que ficou muito bem!

Eu troquei as minhas lâmpadas convencionais do quadrante por lâmpadas led, no entanto são lâmpadas normais, simplesmente dão luz branca, isto é, não são mesmo led's SMD, acho que esses ainda iriam espalhar menos a luz.

Dessa forma é como o amigo Reactive tem creio eu. Ele tem fita de led's azul. E olha que ficou muito bem!

Eu troquei as minhas lâmpadas convencionais do quadrante por lâmpadas led, no entanto são lâmpadas normais, simplesmente dão luz branca, isto é, não são mesmo led's SMD, acho que esses ainda iriam espalhar menos a luz.

Exacto, eu tenho fita de leds lá e apenas tenho iluminação Led em lampada no canto inferior direito do quadrante (manometro do gasoleo e pouco da velocidade), pois os meus manometros sao completamente brancos e aquilo fica demasiado forte para a maior parte das pessoas, então a minha iluminação completa é independente e só liga quando eu quero.

Mas tambem eu fiz aquela mod já á muitooo tempo, e nem conhecia ebay nem nada disso, se fosse hoje ficaria melhor, pois as fitas de leds são já bastante mais estreitas, mais compridas, e bem mais baratas.... Por enquanto não mexo mais naquilo, só mexo quando arranjar um manómetro de RPMS para TD's 1.6 ..... Eu estou comprador disso, mas ninguem arranja :'( :'(

Alguém me consegue ajudar? =|

Não sei se aquilo conta mesmo a milhas ou se conta de acordo com o sinal que o alternador fornece ou a centralina... se assim for conta os quilómetros

Do alternador, 100% de certezas que não é ... Nos vossos TDI's é bem capaz de ser a partir da centralina .... ja tentaste enviar uma pm ao "ruia4", ele é que custuma perceber muito de manómetros ... Não custa tentar

Bem, após algumas semanas de ter mexido no quadrante, parece que estabilizou mais, ou seja, agora conta bem os quilómetros (até ver).

No entanto a parte que indica o gasóleo está uma bela treta, quando tenho um bocado menos de meio depósito, indica que quase não tenho nada... É engraçado é quando encho o depósito ele marca bem... não será do sensor mesmo?

Entretanto ando a pensar numa outra alteração... luzes de cortesia para os pés do condutor e passageiro. O meu problema é não saber onde vou puxar fio. A ideia é que aquilo acenda sempre que se abre a porta, ou seja, tal e qual como o plafonier central. Alguém já fez esta mod e sabe onde poderei ir buscar fio sem ter de desmontar muita coisa?

Um abraço!

eu vou fazer exactamente essa mod da luz nos pés, mas a minha ideia e um pouco mais, é colocar também por baixo dos bancos para os passageiros de traz, ja tenho a fita, com pontas de fios, só me falta arranjar fio de uma cor diferente para não estar a passar fio vermelho e preto para não estar a confundir aquilo tudo, quanto ao local a tirar, sei que à um fio que passa lá, a cor tenho de ver se vejo isso, se não tiveres muita pressa, se não e simples, tenta ver a cor do fio que liga no interruptor que esta na porta, tiras e vez a cor, depois por cima dos pedais procuras o fio, penso que seja facil e não tens de desmontar muito, depois e só passar a massa para o lado do pendura.

Fikem Bem...JeT

Ok, estou a perceber perfeitamente a tua ideia, no entanto achas que o fio que leva a electricidade até às lâmpadas (das portas de trás e do plafonier central) será obrigatoriamente da mesma cor em todo o carro?

Mesmo que não seja.. eu acho que isso pode-se ver com mais ou menos custo com a ajuda de um busca-pólos ou assim... A ver qual é o fio debaixo do volante que está a passar electricidade quando abrimos as portas e as luzes se acendem por exemplo.

No entanto, fica resolvido para fazer uma "extensão" para o lado do condutor... e para o lado do pendura como poderemos fazer? Teríamos de tirar aquela parte central, onde está o travão de mão, para puder passar por aí o fio até aos pés do pendura não?

Back