Audi 80 avant 1.9tdi - 93 - Novo dono - Helmaster

bem... hoje tive de dar uma volta maior com ela e a diferença é notória... parece outro carro :green:

o motor é quase como se estivesse muito mais robusto no funcionamento...
(embora não seja uma boa descrição... antes parecia muito mais solto)...
os solavancos que dava quando andava com ela num regime mais alto de rpm's desapareceram completamente...
fiz 80 km's quase seguidos e sempre em velocidade acima dos 140 e o seu comportamento estava completamente soberbo :D

estou super surpreso e muito agradado com a intervenção que lhe foi feita... tenho mesmo mesmo de ir saber mais pormenores do que lhe foi feito...

Ainda bem que está melhor. Também queremos saber o que lhe fizeram para estar perfeita.

bem... resumindo...
em primeiro o sensor que comprei na audi vinha com avaria... levou um novo.
segundo ... o motor estava completamente fora de ponto...
terceiro ... a correia de distribuição estava com folga e a bomba estava 4 dentes fora do sitio.
quarto ... o relé do sistema de pre-aquecimento (não é o das velas) estava nas urtigas, levou novo.
as molas referidas da bomba de pressão, percebi incorrectamente e ele referia-se a umas molas de apoio/fixação. levou novas

foi tudo reajustado a nivel da correia e o resultado salta à vista... nunca tinha sentido aquele motor com aquele trabalhar e tão firme no seu comportamento. tudo afinadinho e nos trinques.

moral da história:
tive uma sorte do caraças da correia não se passar mais e o motor não se embrulhar todo...

Também tenho que ver o que se passa com o meu, agora com este frio e umidade, custa muito a pegar de manha cedo e á noite, se for com um dia mais quente, pega bem á 1ª.
Mas estou desconfiado que devo ter velas queimadas ou falha a corrente que chega a elas, por exemplo pode estar 5º graus, ás vezes acende a luz da resistência outras vezes não.

Pois eu estou desconfiado que a dificuldade que a minha tem em pegar, que seja a poli da cambota a querer passar-se, já levou valvula e velas novas e mesmo assim primeiro que pegue, ai ai :x

por causa de não pegar estou farto de gastar T€mpo com a Aurora, agora dizem-me que deve ser do gasoleo que atestei, por este ser do mais barato [linha branca] BRANCO estou eu a ficar :x:x

- - - - - - - - - -

Mas uma coisa é certa desde que atestei o deposito ela só fez o caminha para casa e no outro dia de manha comecou a ter dificuldades em pegar, só a 2ªou a 3ª é que pegava e foi piorando e agora já nem pega, por este andar ainda vai é parar ao fundo do quintal para fazer de galinheiro :x ela não sabe com quem se está a meter, ai não sabe, não .......

Isso dos gasoleos é treta de quem ja não sabe mais o que dizer ... Motores antigos até a oléo puro trabalham, não sao nada picuinhas com o gasóleo.

Anda mais se fores ver o estudo que agora saiu, vais ver que o que apuraram é que aquilo é tudo igual, só varia nos aditivos, bla bla ... Acredita, pode ser de muita coisa, mas não é disso

Concordo plenamente quando não dão com o problema dizem que é do gasoleo barato, a mim qd vem com isso digo logo que só meto gasoleo premium eheh e eles ficam sem resposta

Last edited:
Lá isso é verdade, os antigos comem mesmo tudo, tenho um carro de guerra, que é o carro dos emprestimos, do desenrasca sei lá mais o que aquele desgraçado tem passado, em 2007 ate 2010 este desgraçado fez kilometros ate dizer chega, todos fins de semana, vinha de Castelo Branco para Peniche passar os Fins de semana e quando ia para cima levava sempre o deposito cheio + 2 jerricans de 20L. com Oleo de fritar batatas cá de casa, E o pobre do Fiat Uno TD nunca se negou, ainda hoje anda a fazer km com a minha filha mais nova, agora os mecanicos quando não conseguem resolver os problemas, enventão mil e umas desculpas, lá isso é verdade

O meu pai teve alguns 5 unos TD, e de motor aquilo nunca se negou, era só meter gasóleo, aquilo até podia estar todo podre de chapa, mas de motor trabalhava sempre :green:

bem... ontem foi dia de lhe dar mais um goodie...

o radio tinha morrido no fim de semana passado... ontem passei pela worten e comprei um cantante novo... à noite foi altura de lho montar...
ao fim destes anos todos o radio que tanto tempo andou no e30 e depois no peugeot e por ultimo na audi... cansou-se...
aproveitei as promoções de natal da worten e lá trouxe um novo.
embora seja mais para uso da esposa pois ela é que anda com a carrinha no dia a dia :mrgreen:

Back