Audi 80 Avant

De quantos precisas? Tenho cá alguns de 5mm, se tudo correr bem só vou precisar de mais dois, se servirem posso dar-te alguns!

Carlos, em princípio de momento só vou usar 4 leds e 2 lampadas que são os que estão completamente sem funcionar os das outras portas vão funcionando de vez em quando :). Vou comprar de 3mm que é o tamanho aconselhado para os botões de qualquer modo obrigado pela oferta.
 
Amigo diria que aí por Braga na Aquário ou na Alfaelektor devem ter isso. No entanto eu recomendaria estes do anexo, maior durabilidade e melhor difusão de luz.

Da outra vez comprei na Aquario, até lá fui ontem mas bati com o nariz na porta, mudaram de localização.
Por incrível que pareça os únicos que substitui foram os do comando do lado do condutor, os leds dos 4 botões dos vidros e as 2 lampadas do comando dos retrovisores tudo comprado na Aquario mas duraram pra aí um ano.
A iluminação dos botões dos restantes vidros ora funciona ora não funcionam e por vezes ficam a piscar os que substitui duraram pra aí um ano.
Das 2 uma ou os leds que comprei na Aquario não eram grande coisa ou as resistências foram à vida e a iluminação dos botões acabou por queimar.
Sei que há ou havia uns leds já de 12v com resistencia incorporada e nesse caso eram soldados directos e retirava-se a resistência pois não era necessária.
Vou tentar encontrar esses que indicaste, obrigado pela dica ;).
 
Da outra vez comprei na Aquario, até lá fui ontem mas bati com o nariz na porta, mudaram de localização.
Por incrível que pareça os únicos que substitui foram os do comando do lado do condutor, os leds dos 4 botões dos vidros e as 2 lampadas do comando dos retrovisores tudo comprado na Aquario mas duraram pra aí um ano.
A iluminação dos botões dos restantes vidros ora funciona ora não funcionam e por vezes ficam a piscar os que substitui duraram pra aí um ano.
Das 2 uma ou os leds que comprei na Aquario não eram grande coisa ou as resistências foram à vida e a iluminação dos botões acabou por queimar.
Sei que há ou havia uns leds já de 12v com resistencia incorporada e nesse caso eram soldados directos e retirava-se a resistência pois não era necessária.
Vou tentar encontrar esses que indicaste, obrigado pela dica ;).
Se as resistências estão mal dimensionadas então os led vão durar sempre menos, acabam por se danificar ou mesmo queimar. Também pode ser a solda de fraca qualidade ou mal feita...
Sim existem led de ligação direta 12v mas são de 5mm. Desconheço que haja de 3mm (no momento). Vêm montados nos casquilhos T5 para substituição das lâmpadas de quadrantes e tablier. Pode-se retirar o casquilho e fica um led para soldar (verificar polaridade).
Nota: estes não cabem em todos interruptores, diametro 5mm x altura 6mm sem casquilho. Foto em anexo.
A Aquário agora é na avenida perto do hotel João 21.
 

Anexos

  • T5 green hb 12v led.jpg
    T5 green hb 12v led.jpg
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  • 12v green hb led.jpg
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    234,6 KB · Visualizações: 8
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Se as resistências estão mal dimensionadas então os led vão durar sempre menos, acabam por se danificar ou mesmo queimar. Também pode ser a solda de fraca qualidade ou mal feita...
Sim existem led de ligação direta 12v mas são de 5mm. Desconheço que haja de 3mm (no momento). Vêm montados nos casquilhos T5 para substituição das lâmpadas de quadrantes e tablier. Pode-se retirar o casquilho e fica um led para soldar (verificar polaridade).
Nota: estes não cabem em todos interruptores, diametro 5mm x altura 6mm sem casquilho. Foto em anexo.
A Aquário agora é na avenida perto do hotel João 21.

Zefern as resistências são as originais dos botões e poderiam já não estar grande coisa, a ver vamos desta vez.
As soldas fora feitas por um amigo e irá ser ele novamente a fazê-lo desta vez, é o trabalho quase diário dele portanto não me acredito que a solda fosse de fraca qualidade ou o trabalho mal feito, provavelmente os leds é que não deviam ser grande coisa ou então as resistências.

Quanto á Aquario já vi onde é agora de qualquer modo já fiz compra online dos leds(3mm vermelhos de alto brilho transparentes) e das lampadas para os comandos dos retrovisores. Depois vamos ver o resultado final :).
 
Olhando ao que diz então excluímos a solda e a soldadura...
As resistências se eram as originais, estão calculadas em sintonia com os led também originais. Ao colocar led novos e não iguais aos OEM, sendo o consumo destes diferente (e até talvez a voltagem), as ditas resistências já não vão estar "enquadradas". É necessário saber a voltagem de trabalho do led e o consumo (amperagem) para se saber o valor da resistência. É ela que vai ser responsável pela queda de tensão e dissipar sob a forma de calor essa diferença.
 
Boas pessoal, espero que esteja tudo bem.

Tenho 2 questões, vamos lá ver se me podem ajudar:

- Primeira questão: Como remover o cinzeiro frontal da minha 80 Avant? É preciso desmontar alguma coisa antes de se conseguir desmontar o cinzeiro ou ele sai directo despertando apenas os parafusos visíveis? Isto porquê, porque desde que veio do electricista por causa do radiador de sofagem veio sem luz, o isqueiro não funciona, aliás é quase preciso comer um bife para o retirar e a gaveta do cinzeiro vem pouco para trás, abre menos e tenho quase a certeza que abria mais.

- Segunda questão: Comprei a um amigo um radio Seat Scala vou para instalar o rádio e népia nem liga. Levei-o para arranjar e ver o que se passava, nada, não se passa nada está a funcionar a 100%. Volto a ligar cablagens e nada na mesma, será que as ligações destes rádios não são universais e diferentes de alguma maneira? Para além do rádio de origem, já tive no carro um Grundig, dois Blaupunkt, um Pioneer e agora um Alana e sempre foi ligar e siga. Não consigo perceber o que se passa. Alguém me consegue ilucidar? Obrigado

Rádio em questão:
 
Boas. Em relação à primeira questão, já não me lembro ao certo mas tenho a ideia que era retirar esses dois parafusos e puxar.
Quanto à segunda dúvida, deve faltar aí corrente 12v no pino Safe (pin 5 do conetor A).
Não consigo carregar foto, tenho a net em baixo, vê aqui:
https://www.tehnomagazin.com/Auto-radio-car-connector/SEAT-Car-Radio-Wiring-Connector.htm
Resumindo, tem de ter 3 pinos com positivo (2 Bat e 1 Chave). Sem isso não liga.
 
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Quanto à segunda dúvida, deve faltar aí corrente 12v no pino Safe (pin 5 do conetor A).
Não consigo carregar foto, tenho a net em baixo, vê aqui:
https://www.tehnomagazin.com/Auto-radio-car-connector/SEAT-Car-Radio-Wiring-Connector.htm
Resumindo, tem de ter 3 pinos com positivo (2 Bat e 1 Chave). Sem isso não liga.

Zefern, obrigado pela dica.

Efectivamente tens razão, falei com o Sr. Inácio do Centro Técnico da Pedrinha e disse-me que estes rádios têm que ter corrente permanente.
De qualquer modo vou ter que lá ir para ele me ligar aquilo porque para mim é como "um boi a olhar para um palácio", não pesco nada disto :).

Entretanto vou tentar descortinar como remover as letras SEAT da porta das cassetes. Se alguém souber de alguma "mistela" capaz de remover as letras sem danificar ou descolorar o plástico agradecia.
 
Há uma cena que sempre me incomodou e não sei se acontece o mesmo com os vossos 80.
Desde que comprei a carrinha a parte inferior da consola que liga ao tablier por baixo do cinzeiro sempre fez pequenos barulhos ou chiadeiras quer quando se deixa morrer mais um bocado o carro e o mesmo vibra mais ou em estradas em mau estado ou em paralelo.

Pelo que percebo a mesma tem 2 encaixes à frente e aperta atrás com um parafuso na consola central do travão de mão.

Os barulhos são essencialmente pelo que me apercebo por baixo do cinzeiro mas mais nas partes laterais, por vezes basta pressionar ou puxar ligeiramente a mesma nas partes laterais para os barulhos desaparecerem, mas mal se larga os barulhos voltam.
Sei que os anos não perdoam mas um carro como estes e com esta qualidade de construção não pode fazer barulhos :).

Acontece o mesmo com os vossos 80? Há alguma maneira de resolver isto? Já pensei em retirar a consola e nos encaixes e zonas de fricção isolar aquilo com fita de tecido.

Alguma dica? Obrigado
 
Acontece o mesmo com os vossos 80? Há alguma maneira de resolver isto? Já pensei em retirar a consola e nos encaixes e zonas de fricção isolar aquilo com fita de tecido.
Fita de tecido penso não aprovar. Se há fricção vai acabar por romper a própria fita e lá volta o ruído. Em tempos usei uma fita auto-adesiva e auto-expansível da Wurth para esses fins, era radical. Mas acho que numa casa de materiais de isolamento de piscinas (coberturas) e talvez nas Brico ou Leroy etc também devem ter rolos mais pequenos e material parecido com o que disse. É esponjoso, preto ou cinza-escuro, preenche espaço e não desfaz (à toa!). Se viesses para os meus lados até desenrascava um pouco disso...
 

Anexos

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    20201218_113112.jpg
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Fita de tecido penso não aprovar. Se há fricção vai acabar por romper a própria fita e lá volta o ruído. Em tempos usei uma fita auto-adesiva e auto-expansível da Wurth para esses fins, era radical. Mas acho que numa casa de materiais de isolamento de piscinas (coberturas) e talvez nas Brico ou Leroy etc também devem ter rolos mais pequenos e material parecido com o que disse. É esponjoso, preto ou cinza-escuro, preenche espaço e não desfaz (à toa!). Se viesses para os meus lados até desenrascava um pouco disso...

Zefern, nem me tinha lembrado dessa fita, por acaso tenho aqui em casa mas é grossa tem quase 1cm de espessura. Vou tentar arranjar isso na Leroy nem que seja daquelas de esponja para isolamento de janelas, só acho é que estas para isolamento são estreitas mas se calhar devem servir. Obrigado pela dica ;).

Já agora um bom ano para todos pessoal. Abraço
 
De vez em quando dou um tratamento ao meu volante e à 2 semanas atrás voltei a limpa-lo bem limpo e a dar-lhe um novo tratamento com LEDERPLEFGE e apesar deste durar bastante tempo, o volante já apresenta desgaste o que é normal ao fim de quase 30 anos e em algumas partes está rugoso.

Decidi armar-me em habilidoso e ontem encomendei tinta preta para pele e uma esponja para aplicação da tinta.

Recebendo o material vou lixar o volante com uma lixa fina para tentar remover aquelas rugosidades da pele e depois pintá-lo, vamos ver como vai correr esta habilidade :).
 
Off topic: Irei colocar o ALANA Mp3 da marca Grundig à venda.
Está completamente como novo sem qualquer tipo de risco, tem de uso menos de um ano e está 100% funcional.
Não necessita código nem tem a marca SEAT no frontal.
Se interessar a alguém aqui do grupo é enviar MP.
Há fotos do mesmo aqui no meu projecto.
 
Finalmente chegou o material para as bricolas na moca/manete das velocidades e no volante.
Este fim de semana vou tratar da manete/moca, vamos ver como corre e o resultado final.

 
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