@goblin vais-me obrigar a discordar contigo pelo menos duas vezes :lol: e olha que não gosto de te fazer isto hehehehe porque tu em imensas coisas das-me um bailinho de bola na boa
No que toca a acerto de horas, a antena é especifica para isso, ou seja, não difunde mais nada a não ser essa informação, na Europa tens apenas 3 sítios com essas antenas, ALEMANHA (DCF-77), UK (MSF), FINLÂNDIA é idêntica à DCF-77. A emissão é através de relógios atômicos...
A nivel de emissoras de rádios, tens a BBC radio 4 (UK) que também transmite a hora, não me parece que cá em Portugal exista a emissão de hora por onda rádio.
Provavelmente os placares informativos das AE estão ligados por GPS, ou porque são informativos e a mensagem é operada à distancia, está ligado a PC+INTERNET o que implica que esteja à mesma hora que o teu quadrante.
Os relógios que falas e mesmas as estações de rádio portáteis (caseiras ou de barcos etc) sabem à partida que cá em PT tem que atrasar uma hora, não há nada a fazer
é mesmo assim!
Relativo ao quadrante ele realmente não faz nada, o receptor e a onda de rádio que ele capta é que importa e como apenas pode captar a da Alemanha, é essa que ele ele vai usar, não existe outra, a onda emite apenas, hora, minutos, dia mês e ano, apenas os segundos não são transmitidos. Por esse motivo é que sem antena de horas ele vai para o dia e ano de fabrico, não tem pilha para memorizar parâmetros quando perde a fonte de energia principal.
Relativo ao windows é através do CMOS da Bios que tem a memória do tempo real, se a pilha estragar :lol: nem o windows te acerta aquilo, sempre que reinicias o PC vai ter a hora de fabrico da BIOS (isto se não existir ligação à NET).
ps: existe um emissor do sinal DCF-77 no Sul de Espanha, é esse que apanhas...