Broas pessoal,
Assim começa o DB desta máquina, a qual considero um dos melhores motores alguma vez feito quer a nível de eficiência como de fiabilidade (para a potência que tem), no entanto não só de motor se baseia um veículo e ai entra também a qualidade de construção alemã.
Se quiserem passar a parte do "encher chouriço" desçam até ao -> AQUI
Voltando atrás no tempo:
- Fevereiro 2010: comprei o meu primeiro carro, Citroën Saxo 1.5D com 98 kkms de 2000. Versão base com o único extra que tanto me deu jeito, ar Condicionado (WIN!!!)
Na altura estava a estudar e queria investir numa "máquina" que me desse o mínimo de chatices mecânicas e o mais poupado possível. Acho que não poderia ter acertado melhor (para o orçamento que tinha).
Neste momento está com 220 kkms dos quais cerca de 50 kkms foram feitos durante 2014.
Confiava neste carro para dar uma volta pela Europa o problema é que as minhas costas deveriam partir antes de acabar a trip :lol:
Como era esperado poucas chatices me deu além de um ou outro problema crónico.
À coisa de 1 ano comecei a procurar um substituto para conseguir fazer as minhas viagens semanais a subir de descer a A25 entre Aveiro e Viseu que me conseguisse manter a velocidade cruzeiro acima dos 90 km/h :lol::lol::lol:
Tomando em consideração a pouca veia de mecânico que tenho, fui fazendo uma lista de veículos do segmento D, com nascença menor ou igual a Junho de 2007, que cumprisse o objectivo e do qual me deixasse uma sorriso de orelha a orelha cada vez que olhasse para ele
A lista foi encurtando e as minhas opções recaíram em primeiro lugar em 2 motores bastante distintos e no final surgiram 3 veículos possíveis:
1 - Honda Accord 2.2 i-CTDi Executive (também é TDI!!!
) Sedan construído no Japão entre 2006 e 2007 com poucos kms e muitos extras!
2 - Audi A4 B6 Sedan com motor 1.9TDI 130cv (ou seja construído entre 2000 e 2004, quanto mais recente melhor)
3 - Skoda Superb com motor 1.9TDI 130cv, com o máximo de extras construído até 2006 ou 2007
Razões:
1 - Sim, coloquei o Honda em número 1 pois seria a minha escolha 50/50, racional/emocional. Muito raros de encontrar pois os donos ficam com eles muito tempo e existem poucos. Ainda hoje agora viro a cabeça quando vejo um...
2 - Audi, escolha 75/25, racional/emocinal. Mais fácil de encontrar dadas as existências deste modelo por estas bandas. O principal problema é encontrar um em condições com poucos kms.
3 - 100% racional. Pouca existência e normalmente estão cheios de kms (taxis e afins). A maior vantagem é que estes carros vinham carregados de extras!!!
Um ano à procura sem me decidir qual das 3 opções iria aparecer primeiro e quando apareceu eu lancei-me.
AQUI
Audi A4 B6 1.9TDI 130cv (AVF) versão Sport Nacional na cor que mais gosto (cinza escuro - Dolphin Grey) com 142kkms. Apaixonei-me (eu e a minha mulher) no dia em que o vi! (fotos do dia em que se fechou o negócio)
O meu objectivo em direccionar-me para o segmento D era o conforto em viagens. Saiu-me o "tiro ao lado" já que vem com suspensão rebaixada, mas este facto é de certa forma mitigado pela maior parede dos pneus da jante 16, assim, não tenciono trocar de jantes num futuro próximo.
Ainda equacionei foi mudar a medida do pneu de 215/55 (origem) para 205/55 por razões de t€mpo, quer no preço dos pneus, quer na diminuição do consumo, mas descobri que esta medida 205/55 tem um perímetro um bocadinho menor que a 215/55 o que irá afectar a relação rotação pneu/motor e isso não me agrada. Assim sendo vai ficar assim por agora.
Só tinha um senão que me deixou um pouco de pé atrás... a manutenção... só tinha historial na marca até aos 45 kkms e depois nada......... apenas a última muda de óleo em 2012
...com óleo ROADY 
......10w40!!! 



Pela "lenga lenga" do vendedor, o carro esteve parado numa garagem quase 2 anos por problemas nas finanças do antigo dono (já verifiquei e está tudo em ordem) e desde 2012 apenas fez 10 kkms. Informou-me também que a correia de distribuição foi trocada aos 90 kkms... fiz umas contas e isso deve ter acontecido em 2010... mais uma despesa.
Bem, apesar de tudo decidi avançar e fazer eu logo que possível uma revisão geral, que neste momento já está feita, apenas quis fazer cerca de 1000kms com ele para fazer fluir o óleo com 2 anos de estagnação e encontrar mais algum pormenor que devesse ser verificado.
E encontrei: barulho na coluna de direcção como se o braço estivesse seco ao virar para a esquerda, isto é mais perceptível se estiver numa rotunda e sequencialmente virar o volante de um lado para o outro enquanto dou a volta à rotunda...
Resumo:
Marca/Modelo: Audi A4 B6 2004
Motor e Transmissão: 1.9TDI 130cv (AVF) versão Sport, caixa 6v
Chassis: Suspensão Sport
Travões:
- Frente: OEM
- Trás: Brembo e pastilhas Textar
Jantes/Pneus:
- Originais Pack Sport: 16" Artis / Pneus 215/55
- Frente: Bridgestone Potenza RE050A
- Trás: Nankang NS-II
Exterior:
- Cor: Dolphin Grey
- Sensores de parqueamento traseiros (parecem OEM?)
Interior:
- Pack Sport
- Pack extra completo pele/couro (bancos completos, forra portas, manete velocidades, volante 3 spokes, apoio de braços,...)
- Computador de bordo (monocromático) com indicação de luzes fundidas (pois sei que os há sem esta função, dunno why)
- Radio Concert 2
O mais importante já está tratado ou está em fase de resolução: Manutenção
Material trocado todo escolhido pelo mecânico menos o óleo de motor, já que ele queria colocar Motul e fontes conhecedoras de óleo indicaram-me o Mobil 1 ESP como melhor opção (o mecânico deve ganhar á comissão pelos óleos motul já que só fala bem da marca e não usa outra...):
- Kit Correia de distribuição (INA) + Bomba de água + Líquido refrigerante (Motul Inugel G12, 50%)
- 4 Filtros novos (FRAM): óleo, diesel, ar e habitáculo com carvão activo
- Válvula filtro gasóleo (anti-retorno), parece que não tinha e foi colocada
- Óleo Mobil 1 ESP 5W30 com especificação 504 e 507 englobando a 505.01
- Discos travão traseiros (Brembo) e pastilhas (Textar)
- Óleo direcção (Motul Dexron III), não sei se foi o mais indicado...
Resultado da revisão feita:
- Tenho outro motor! Significativamente mais silencioso! ao ralenti e em carga.
- Infelizmente o barulho na coluna de direcção ainda persiste (embora inferior) mas tem de ser resolvido assim que possível.
- O mecânico ligou-o à máquina e confirmou que os kms na centralina estavam correctos! Agora queria confirmar isto por outra fonte assim que possível. Seja como for nunca estou safo de já terem sido martelados por quem sabe...
Fotos tenho poucas pois ainda não lhe fiz uma photoshoot no entanto ficam aqui as fotos do dia em que fui fechar negócio:
Upgrades no futuro:
- luzes cortesia nas portas DONE
- radio 2 din, RNS-E ou outro... ainda não tenho nada concreto em mente. Queria deixá-lo com o look OEM, mas as limitações do RNS-E deixam-me de pé atrás (falo de: bluetooth para chamadas, música e OBD reader, mapas em DVD, USB, WiFi,...)
- Eliminar EGR DONE (mais ou menos)
- Pintar as partes baixas à cor da carroçaria
- Patilha de abertura do apoio de braço (está partida) DONE
- Espelho do switch faróis DONE
- Shades para os vidros traseiros DONE
- Melhoramento amplificador antena DONE
Por agora é tudo! Assim que tiver mais fotos vou colocando.
Espero que gostem!
Assim começa o DB desta máquina, a qual considero um dos melhores motores alguma vez feito quer a nível de eficiência como de fiabilidade (para a potência que tem), no entanto não só de motor se baseia um veículo e ai entra também a qualidade de construção alemã.
Se quiserem passar a parte do "encher chouriço" desçam até ao -> AQUI
Voltando atrás no tempo:
- Fevereiro 2010: comprei o meu primeiro carro, Citroën Saxo 1.5D com 98 kkms de 2000. Versão base com o único extra que tanto me deu jeito, ar Condicionado (WIN!!!)

Na altura estava a estudar e queria investir numa "máquina" que me desse o mínimo de chatices mecânicas e o mais poupado possível. Acho que não poderia ter acertado melhor (para o orçamento que tinha).
Neste momento está com 220 kkms dos quais cerca de 50 kkms foram feitos durante 2014.
Confiava neste carro para dar uma volta pela Europa o problema é que as minhas costas deveriam partir antes de acabar a trip :lol:
Como era esperado poucas chatices me deu além de um ou outro problema crónico.
À coisa de 1 ano comecei a procurar um substituto para conseguir fazer as minhas viagens semanais a subir de descer a A25 entre Aveiro e Viseu que me conseguisse manter a velocidade cruzeiro acima dos 90 km/h :lol::lol::lol:
Tomando em consideração a pouca veia de mecânico que tenho, fui fazendo uma lista de veículos do segmento D, com nascença menor ou igual a Junho de 2007, que cumprisse o objectivo e do qual me deixasse uma sorriso de orelha a orelha cada vez que olhasse para ele

A lista foi encurtando e as minhas opções recaíram em primeiro lugar em 2 motores bastante distintos e no final surgiram 3 veículos possíveis:
1 - Honda Accord 2.2 i-CTDi Executive (também é TDI!!!

2 - Audi A4 B6 Sedan com motor 1.9TDI 130cv (ou seja construído entre 2000 e 2004, quanto mais recente melhor)
3 - Skoda Superb com motor 1.9TDI 130cv, com o máximo de extras construído até 2006 ou 2007
Razões:
1 - Sim, coloquei o Honda em número 1 pois seria a minha escolha 50/50, racional/emocional. Muito raros de encontrar pois os donos ficam com eles muito tempo e existem poucos. Ainda hoje agora viro a cabeça quando vejo um...

2 - Audi, escolha 75/25, racional/emocinal. Mais fácil de encontrar dadas as existências deste modelo por estas bandas. O principal problema é encontrar um em condições com poucos kms.
3 - 100% racional. Pouca existência e normalmente estão cheios de kms (taxis e afins). A maior vantagem é que estes carros vinham carregados de extras!!!
Um ano à procura sem me decidir qual das 3 opções iria aparecer primeiro e quando apareceu eu lancei-me.
AQUI
Audi A4 B6 1.9TDI 130cv (AVF) versão Sport Nacional na cor que mais gosto (cinza escuro - Dolphin Grey) com 142kkms. Apaixonei-me (eu e a minha mulher) no dia em que o vi! (fotos do dia em que se fechou o negócio)
O meu objectivo em direccionar-me para o segmento D era o conforto em viagens. Saiu-me o "tiro ao lado" já que vem com suspensão rebaixada, mas este facto é de certa forma mitigado pela maior parede dos pneus da jante 16, assim, não tenciono trocar de jantes num futuro próximo.
Ainda equacionei foi mudar a medida do pneu de 215/55 (origem) para 205/55 por razões de t€mpo, quer no preço dos pneus, quer na diminuição do consumo, mas descobri que esta medida 205/55 tem um perímetro um bocadinho menor que a 215/55 o que irá afectar a relação rotação pneu/motor e isso não me agrada. Assim sendo vai ficar assim por agora.
Só tinha um senão que me deixou um pouco de pé atrás... a manutenção... só tinha historial na marca até aos 45 kkms e depois nada......... apenas a última muda de óleo em 2012







Pela "lenga lenga" do vendedor, o carro esteve parado numa garagem quase 2 anos por problemas nas finanças do antigo dono (já verifiquei e está tudo em ordem) e desde 2012 apenas fez 10 kkms. Informou-me também que a correia de distribuição foi trocada aos 90 kkms... fiz umas contas e isso deve ter acontecido em 2010... mais uma despesa.
Bem, apesar de tudo decidi avançar e fazer eu logo que possível uma revisão geral, que neste momento já está feita, apenas quis fazer cerca de 1000kms com ele para fazer fluir o óleo com 2 anos de estagnação e encontrar mais algum pormenor que devesse ser verificado.
E encontrei: barulho na coluna de direcção como se o braço estivesse seco ao virar para a esquerda, isto é mais perceptível se estiver numa rotunda e sequencialmente virar o volante de um lado para o outro enquanto dou a volta à rotunda...
Resumo:
Marca/Modelo: Audi A4 B6 2004
Motor e Transmissão: 1.9TDI 130cv (AVF) versão Sport, caixa 6v
Chassis: Suspensão Sport
Travões:
- Frente: OEM
- Trás: Brembo e pastilhas Textar
Jantes/Pneus:
- Originais Pack Sport: 16" Artis / Pneus 215/55
- Frente: Bridgestone Potenza RE050A
- Trás: Nankang NS-II
Exterior:
- Cor: Dolphin Grey
- Sensores de parqueamento traseiros (parecem OEM?)
Interior:
- Pack Sport
- Pack extra completo pele/couro (bancos completos, forra portas, manete velocidades, volante 3 spokes, apoio de braços,...)
- Computador de bordo (monocromático) com indicação de luzes fundidas (pois sei que os há sem esta função, dunno why)
- Radio Concert 2
O mais importante já está tratado ou está em fase de resolução: Manutenção
Material trocado todo escolhido pelo mecânico menos o óleo de motor, já que ele queria colocar Motul e fontes conhecedoras de óleo indicaram-me o Mobil 1 ESP como melhor opção (o mecânico deve ganhar á comissão pelos óleos motul já que só fala bem da marca e não usa outra...):
- Kit Correia de distribuição (INA) + Bomba de água + Líquido refrigerante (Motul Inugel G12, 50%)
- 4 Filtros novos (FRAM): óleo, diesel, ar e habitáculo com carvão activo
- Válvula filtro gasóleo (anti-retorno), parece que não tinha e foi colocada
- Óleo Mobil 1 ESP 5W30 com especificação 504 e 507 englobando a 505.01
- Discos travão traseiros (Brembo) e pastilhas (Textar)
- Óleo direcção (Motul Dexron III), não sei se foi o mais indicado...
Resultado da revisão feita:
- Tenho outro motor! Significativamente mais silencioso! ao ralenti e em carga.
- Infelizmente o barulho na coluna de direcção ainda persiste (embora inferior) mas tem de ser resolvido assim que possível.
- O mecânico ligou-o à máquina e confirmou que os kms na centralina estavam correctos! Agora queria confirmar isto por outra fonte assim que possível. Seja como for nunca estou safo de já terem sido martelados por quem sabe...
Fotos tenho poucas pois ainda não lhe fiz uma photoshoot no entanto ficam aqui as fotos do dia em que fui fechar negócio:



Upgrades no futuro:
- luzes cortesia nas portas DONE
- radio 2 din, RNS-E ou outro... ainda não tenho nada concreto em mente. Queria deixá-lo com o look OEM, mas as limitações do RNS-E deixam-me de pé atrás (falo de: bluetooth para chamadas, música e OBD reader, mapas em DVD, USB, WiFi,...)
- Eliminar EGR DONE (mais ou menos)
- Pintar as partes baixas à cor da carroçaria
- Patilha de abertura do apoio de braço (está partida) DONE
- Espelho do switch faróis DONE
- Shades para os vidros traseiros DONE
- Melhoramento amplificador antena DONE
Por agora é tudo! Assim que tiver mais fotos vou colocando.
Espero que gostem!
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