Re: B5 Avant m81a - É HOJE...!!!
Ora bem, finalmente!
E cá vai o testamento...
À cerca de três anos e meio que a tenho comigo e que ambiciono fazer estas modificações!
O sinistro de tudo isto é que finalmente as faço, para de seguida a encostar à box sem previsão de quando lhe volto a pegar pois vou sair do pais em trabalho por um período mínimo de 6 meses... :S
Ironias à parte, lá encavalitei o material todo na bagageira e rumei à zona centro, perto de Pombal, para me meter numa maratona de trabalho com o Amigo Fernaut, conhecedor e experiente das andanças em que me queria meter.
Em relação ao que já disse em post's anteriores sobre o Fernaut, pouco posso acrescentar, para além de que foi um prazer voltar lá e desta vez ter participado activamente (apesar de ele ter feito o trabalho mais pesado/duro) formando uma dupla de trabalho.
E assim sendo, com o objectivo ambicioso de fazer tudo numa tarde, lá começamos a labuta que envolveu as seguintes mod's:
Sistema de travagem da RS4, com direito a:
- Servo-freio duplo da RS4
- Bombas de travão RS4 em vermelho
- Discos 360mm Ventilados
- Mangas de eixo da A4 B6
- Cardãs da A6 (para solucionar as diferenças de esterias)
- Ponteiras de direcção meyle B6
Desta maneira consegue-se com que fique tudo como OEM, sem recorrer a adaptadores para as bombas de travagem.
Por fim, a cereja em cima do bolo, para este soberbo sistema de travagem, um merecedor óleo Dot 5.1.
Amortecedores Bilstein B8 + molas Eibach Pro-Kit (trabalho chato como o raio o de ter de desfazer a carripana por dentro para conseguir chegar aos amortecedores de trás)
Frisos inferiores das portas S4 que vieram substituir as borrachas que vêm de origem para as embaladeiras de origem e que em nada combinavam com as embaladeiras S4 que já lá tinha montadas.
Só tinha duas soluções possíveis, arrancar as borrachas originais e cortar os pinos que lá ficam, que era uma ideia que nada me agradava, ou colocar os frisos S4 que não são mais do que umas simples barras de plástico mas que fazem TODA a diferença no final!
Grelhas dos faróis de nevoeiro e respectivos faróis S4 re-styling - esta, pode ter sido uma grande panasquice minha, pois como estavam antes com os outros faróis olho de boi, estavam fixes, mas para mim, assim é outra música e sempre a quis ver assim.
Entre mais alguns pormenores, por fim uma revisão pois os Km no quadrante já acusavam a hora dela.
- Filtro óleo
- Filtro Gasóleo
- Filtro do habitáculo
- 4L de Visco 7000 Sport 5w40
- O filtro de ar é um K&N lavável...
E está pronta para a guerra, apesar de agora ter de ficar muito tempo parada à minha espera.
Resultados
Eu sou suspeito, mas está espectacular, rebaixada no ponto (não imagino como seria com as Eibach Sport Line pois com as Pro-Kit ficou mesmo em ponto de rebuçado e ainda foi necessário andar a "limar arestas"), com uns discos que enchem muito bem as jantes da frente, o acabamento dos frisos deu-lhe junto do rebaixamento um ar muito mais homogéneo e coerente e a frente com as novas grelhas e faróis também ajuda, isto não falando nos interiores S4 cremes a combinar com o azul metalizado exterior...
Lá está, eu não sou de fiar mas, dá para nos captar a atenção e ficar a olhar para ela a mirar e a avaliar tudo com mais pormenor...
O desempenho, depois de resolvidos os problemas de roça-roça, pareceu-me muito bom ao nível de conforto.
Não deu ainda para explorar muito bem pois só vim de Pombal para Lisboa debaixo de um temporal medonho, mas até vim bastante descontraído e a curtir Q.B.
A travagem também a experimentei em diferentes situações, desde baixas velocidades em que o carro estaca logo, como também em A.E. a velocidades superiores, com o piso muito molhado e debaixo de muita chuva, que foi o caso de hoje, em que mais próximo do carro da frente, quando necessário travar de forma repentina e mais bruscamente, obtive sempre uma resposta MUITO eficaz.
Aqui vão umas fotos para matar a curiosidade.
Não estão espectaculares pois não somos, nem eu nem a máquina, nenhuns prós na matéria e as condições também não ajudavam nada, para além disso, como estávamos mais compenetrados na nossa maratona, termo-nos lembrado destas fotos que aqui vêem já foi uma sorte.
Para a próxima tenho de cravar alguém para ficar incumbido dessa responsabilidade.
Aqui à chegada ao, em fase de acabamento, "Espaço Fernauto"!!
Esqueci-me de referir, que finalmente retirei o letering e que a placa a fazer pub. à expo car na matricula também já saltou fora entretanto e com isso a traseira ganhou um ar mais consistente com o resto.
Tal como lá chegou ainda com todas as mods por fazer...
O início das obras e as "pequenas disquetes" que lá estavam..
Em obras..
Algum material que sai...
Para dar lugar a um excelente material que entra...
Ainda mais em obras...
:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
O engenheiro desfocado
já se nota aqui qualquer coisa maior
E por fim um pequeno teste que a meu ver não fica nada mal, muito bom mesmo!
Jantes OEM, não sei se S6 ou S8 em 18 calçadas numas enormes sapatas 255 :twisted:
Para já não tenho mais fotos do aspecto geral de como ficou depois desta operação, a ver se tiro em breve.
O meu projecto está só agora a germinar, apesar de eu ir embora por uns tempos e ele ficar em stand-by, para mim a primeira fase está quase pronta, interior/conforto OK, chassis e estética apenas lhe falta na minha opinião e entre pequenos pormenores, uma barra estabilizadora Eibach e o choques traseiro S4.
O passo seguinte, estando a estética tratada, o conforto e o chassis, será trabalhar-lhe a alma...
O meu projecto tem sido lento, mas cada coisa a seu tempo e assim tem crescido.
Vamos ver o que o futuro lhe trás e quando será esse futuro.