Demora a responder...

Boas,
Ao ralenti está a cerca de 3.4/3.6, isto depois de avançar a bomba por vag até ao limite máximo que me permitiu. Pensei que daria para mais, mas deve ser por causa da bomba estar muito atrasada que não dá. Antes deste tweak estava com 3.8/4.0...

Cumprimentos

3.4 é melhor que 4.0 por isso está bom, e dentro desses valores está no valor ideal. tenta então avançar a bomba mecanicamente até ficar um pouco acima do ponto médio para ver como fica, em adição com a volta no turbo...
 
3.4 é melhor que 4.0 por isso está bom, e dentro desses valores está no valor ideal. tenta então avançar a bomba mecanicamente até ficar um pouco acima do ponto médio para ver como fica, em adição com a volta no turbo...

Bom dia,
Vou tentar arranjar um mecânico que esteja à vontade a mexer na bomba e turbo (já agora, se alguém conhecer um...).

Mais uma questão: o pico máximo especificado para o turbo deverá coincidir com o pico máximo de débito de gasóleo? É que se assim for o problema está mesmo aí... só tenho a pressão correcta quando o débito de gasóleo chega ao máximo (40 mg/str), certo? Se virem na listagem abaixo, quando a centralina está a pedir ao turbo 1948 mbar a partir das 1800 rpms, na realidade ele está a debitar 1672 mbar e só atinge o pedido da centralina às 2700 rpms... Ora é mesmo neste intervalo que sinto a tal falta de força/resposta, principalmente entre as 1800 e as 2300, que é quando o débito de gasóleo não está no máximo!

Listagem_turbo_maf.JPG


Em principio deverei resolver o problema com o avanço da bomba de modo a que fique a debitar o máximo mais cedo. Só espero que não se reflita muito nos consumos :D
Obrigadão pela ajuda! ;)

Cumprimentos
 
Last edited:
Bom dia,
Vou tentar arranjar um mecânico que esteja à vontade a mexer na bomba e turbo (já agora, se alguém conhecer um...).

Mais uma questão: o pico máximo especificado para o turbo deverá coincidir com o pico máximo de débito de gasóleo? É que se assim for o problema está mesmo aí... só tenho a pressão correcta quando o débito de gasóleo chega ao máximo (40 mg/str), certo? Se virem na listagem abaixo, quando a centralina está a pedir ao turbo 1948 mbar a partir das 1800 rpms, na realidade ele está a debitar 1672 mbar e só atinge o pedido da centralina às 2700 rpms... Ora é mesmo neste intervalo que sinto a tal falta de força/resposta, principalmente entre as 1800 e as 2300, que é quando o débito de gasóleo não está no máximo!

http://dl.dropbox.com/u/34705226/Listagem_turbo_maf.JPG

Em principio deverei resolver o problema com o avanço da bomba de modo a que fique a debitar o máximo mais cedo. Só espero que não se reflita muito nos consumos :D
Obrigadão pela ajuda! ;)

Cumprimentos

Faz o avanço da bomba e posta os resultados, sem fazeres nenhuma alteração nunca vais chegar a conclusão nenhuma...
 
Boas,
Preciso de ajuda para encontrar um mecânico que me faça o avanço da bomba de gasóleo na zona de Felgueiras ou arredores. Os meus habituais mecânicos não conhecem o método, logo não quero arriscar com eles.

Outra questão é a seguinte, estou a pensar remover o catalizador e panela central.
Já li que poderei ganhar em baixas alguma coisita, mas as minhas duvidas são se o barulho do escape vai aumentar muito e se é realmente verdade que um catalizador "entupido" pode tirar alguma resposta no acelerador... se assim for, no caso do catalizador, é uma das causas prováveis para o lag que sinto na aceleração.

Outra coisa que ando a pensar é que se realmente o catalizador estiver entupido, o turbo estará em esforço maior e poderá encurtar a sua vida util, pois aumenta a sua temperatura exponencialmente... é que eu sinto que a carrinha puxa menos quando está quente, logo estou a associar um dos problemas ao catalizador entupido.

A panela do meio está com o miolo partido... farei bem em substituir o miolo por um tubo? Ganhos? Perdas?

Desculpem o testamento e desde já agradeço a vossa ajuda.

Cumprimentos
 
No meu o que aconteceu por andar com o catalizador entupido foi que estoirou-me o flexivel com a pressão.

Quanto ao retirar o catalizador, eu retirei o meu e não notei diferença na força do carro nem em baixas nem em altas, e o ruido a diferença não é nada de especial...

O lag na aceleração pode ser várias coisas, pode ser turbo desafinado, sensor maf, IQ elevado ao ralenti, etc...
 
Boas, eu ando com o mesmo problema que tu, até abri um tópico em relação ao turbo a entrar tarde, já mexi no turbo, a carrinha está na mesma, já fiz logs à maf, turbo, sensor map e está tudo bem.
Na minha opinião, penso que o meu(e provalvelmente o teu) problema seja sa bomba do vácuo do sistema de travagem (depressor).
Uma vez que tenho um 6k com o motro afn, igual ao da minha b5, o depressor é igual, vou tirar do ibiza e colocar na b5.
Se realmente o problema for daí compro um depressor novo.
 
Boas, eu ando com o mesmo problema que tu, até abri um tópico em relação ao turbo a entrar tarde, já mexi no turbo, a carrinha está na mesma, já fiz logs à maf, turbo, sensor map e está tudo bem.
Na minha opinião, penso que o meu(e provalvelmente o teu) problema seja sa bomba do vácuo do sistema de travagem (depressor).
Uma vez que tenho um 6k com o motro afn, igual ao da minha b5, o depressor é igual, vou tirar do ibiza e colocar na b5.
Se realmente o problema for daí compro um depressor novo.

Se fizeste um log ao turbo e estava tudo bem então o depressor está bom... Se o depressor não está bom nunca iria dar um log de turbo correcto...
 
Boas, eu ando com o mesmo problema que tu, até abri um tópico em relação ao turbo a entrar tarde, já mexi no turbo, a carrinha está na mesma, já fiz logs à maf, turbo, sensor map e está tudo bem.
Na minha opinião, penso que o meu(e provalvelmente o teu) problema seja sa bomba do vácuo do sistema de travagem (depressor).
Uma vez que tenho um 6k com o motro afn, igual ao da minha b5, o depressor é igual, vou tirar do ibiza e colocar na b5.
Se realmente o problema for daí compro um depressor novo.

Quando fizeres a troca dá feedback por favor...
No meu caso, e agora que tirei o miolo do catalizador, as leituras da maf estão melhores, com máximos de 935 @2300rpm +/-, quando antes não passava das 800/830. Na pratica realmente sinto a carrinha mais solta em baixas, mas nada de especial. O problema do lag é que se mantém... parece-me menor, mas mantém-se. Próximo passo é afinar a bomba injectora, trocar todos os tubos de vácuo e limpar admissão.


Se fizeste um log ao turbo e estava tudo bem então o depressor está bom... Se o depressor não está bom nunca iria dar um log de turbo correcto...

Está bem visto...
 
Quando fizeres a troca dá feedback por favor...
No meu caso, e agora que tirei o miolo do catalizador, as leituras da maf estão melhores, com máximos de 935 @2300rpm +/-, quando antes não passava das 800/830. Na pratica realmente sinto a carrinha mais solta em baixas, mas nada de especial. O problema do lag é que se mantém... parece-me menor, mas mantém-se. Próximo passo é afinar a bomba injectora, trocar todos os tubos de vácuo e limpar admissão.




Está bem visto...

Podias era postar outro log do VAG com depois de fazeres esses trabalhos, para a malta dar uma segunda opinião...
 
Podias era postar outro log do VAG com depois de fazeres esses trabalhos, para a malta dar uma segunda opinião...

Esse trabalhos vão ser feitos lá para Agosto, quando mudar a distribuição também. Entretanto vou fazer um log novo após remoção do miolo do cat e posto aqui.

Já agora, alguma recomendação para kit de ditribuição sem ser oem? Sei que devo ir para marcas alemãs, e já ouvi falar bem do kit Contitech - Continental, de resto não sei mais nada...
 
Esse trabalhos vão ser feitos lá para Agosto, quando mudar a distribuição também. Entretanto vou fazer um log novo após remoção do miolo do cat e posto aqui.

Já agora, alguma recomendação para kit de ditribuição sem ser oem? Sei que devo ir para marcas alemãs, e já ouvi falar bem do kit Contitech - Continental, de resto não sei mais nada...

Eu meti da bosch, kit completo aqui nos açores á volta dos 130 euros + bomba de água 50 euros...
 
Back
Top