Diário de Bordo A3 Sportback 30 TFSI

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Quase 5 mil km feitos por mim...

Os 10,8 litros de média em trajeto parcial, foi um trajeto de condução mais inspirada.

O consumo global mantém-se em 7,3 litros/100 km. Mas ao atingir 5 mil km feitos nas minhas mãos (faltam menos de 300 km) faço reset ao consumo global e penso que neste momento já estou nos 6,8-6,9 litros.

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O bom aspeto e satisfação com o carro mantém-se em alta.
 
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Fantástico, NTV! :)

Sei que andas tentado em trocar as jantes mas essas acentam que nem uma "luva". Além de que as de 16 polegadas só trazem benefícios. Eu contra mim falo, andava imensamente tentado em colocar as style 379 no F20 mas o receio pela redução de performance aliada ao maior preço dos pneus e a redução de conforto, fez com que desisti-se da troca, pelo menos para já, já que tenho os 4 pneus novos.

Os motores a gasolina estão a evoluir imenso. É pena o combustível ser tão caro. E os motores ainda serem mais poluentes do que os diesel.

Pretendes manter este até que quilometragem/idade?

P.S. Andas "desaparecido" do fórum da BMW. Abri um tópico sobre a direção do meu F20 e gostava de ouvir a tua opinião, uma vez que tiveste 1 durante 200.000 km! :)
 
Os alemães todos andam a copiar-se uns aos outros. Quando chegares perto dos 100.000kms, presta atenção a corrente de distribuição. Ē muito ao estilo dos N47
 
Os alemães todos andam a copiar-se uns aos outros. Quando chegares perto dos 100.000kms, presta atenção a corrente de distribuição. Ē muito ao estilo dos N47
Obrigado pela recomendação.
Já é o segundo N47 da casa pelo que conheço bastante bem o problema. O meu F20, além de ser 1.600, é de 2014, época em que foi instalada a última versão da corrente de distribuição pelo que problemas a esse nível não devo vir a ter. Tenho é um ruído muito estranho (uma espécie de tic tic) que o carro faz apenas a quente e até às 2.500 rpm. Suspeito que seja o bimassa uma vez que a embraiagem está, segundo o que me disseram, pesada para o carro que é. Mas como só tem 50.000km, vou deixar "andar" mais algum tempo.
 
Obrigado pela recomendação.
Já é o segundo N47 da casa pelo que conheço bastante bem o problema. O meu F20, além de ser 1.600, é de 2014, época em que foi instalada a última versão da corrente de distribuição pelo que problemas a esse nível não devo vir a ter. Tenho é um ruído muito estranho (uma espécie de tic tic) que o carro faz apenas a quente e até às 2.500 rpm. Suspeito que seja o bimassa uma vez que a embraiagem está, segundo o que me disseram, pesada para o carro que é. Mas como só tem 50.000km, vou deixar "andar" mais algum tempo.
A mensagem era para o A3 TFSI que padece do mesmo problema que os N47.
Só que por norma, avisa muito bem antes de chegar a partir, enquanto que os N47, as vezes são discretos e partem do nada.
Deixa ver se encontro um exemplo no YouTube. Já volto...
 
Até foi muito rápido, lol.


Sei que foi revisionada a questão, inclusive de algumas séries com fugas na bomba de água. Porém, já ouvi relatos de carros posteriores a 2019 com problemas na mesma.
 
Ah. Ok. Então se calhar já vem com o sistema VW de cremalheiras fixas. Nem corrente, nem correia.

Nem sei dizer.

Sei que os 1.4 TFSI tinham problemas de corrente.

Mas tal já não sucedeu com os 1.0 TFSI. E este motor do meu é a 2a geração do 1.0. Tem um código de motor distinto. Só foi lançado em 2020. Ainda é cedo para aferir a fiabilidade mas espero que seja boa.

Penso que distribuição seja corrente. Mas vou confirmar.
 
Fantástico, NTV! :)

Sei que andas tentado em trocar as jantes mas essas acentam que nem uma "luva". Além de que as de 16 polegadas só trazem benefícios. Eu contra mim falo, andava imensamente tentado em colocar as style 379 no F20 mas o receio pela redução de performance aliada ao maior preço dos pneus e a redução de conforto, fez com que desisti-se da troca, pelo menos para já, já que tenho os 4 pneus novos.

Os motores a gasolina estão a evoluir imenso. É pena o combustível ser tão caro. E os motores ainda serem mais poluentes do que os diesel.

Pretendes manter este até que quilometragem/idade?

P.S. Andas "desaparecido" do fórum da BMW. Abri um tópico sobre a direção do meu F20 e gostava de ouvir a tua opinião, uma vez que tiveste 1 durante 200.000 km! :)

É verdade. Tenho que ir ver as novidades no forum bmw.

Sobre as jantes tens razão. Tenho pensado o mesmo. Gosto do desenho destas e a medida 16” é mesmo das melhores. Comportamento sem críticas a apontar, conforto em alta, melhores consumos e preço de pneus mais em conta. Só vantagens.

Neste momento interessa-me mais os retrovisores rebatíveis eletricamente. Vamos a ver que orçamento me dão.

Sobre motores a gasolina, são muito mais agradáveis de utilizar. Acho que compensam os custos de utilização (combustível) superiores.

A resposta a baixas rpm até acho melhor do que os diesel de potência equivalente. Este tem 110 cv e em nada fica a dever ao F20 116d que tive. Nem nas prestações puras nem na resposta percebida ao volante.

A direção não é tão precisa quanto o série 1 nem tenho a “pureza” da tração traseira, mas curva muito melhor que a Skoda e é bem mais rápido que esta. Por isso estou satisfeito.
 
Até foi muito rápido, lol.


Sei que foi revisionada a questão, inclusive de algumas séries com fugas na bomba de água. Porém, já ouvi relatos de carros posteriores a 2019 com problemas na mesma.

Este motor tem um código diferente.

O 1.0 TFSI anterior tinha 116 cv e o meu tem 110 cv. Não é só um ajuste de potência. Alguns componentes são diferentes. Espero que esse problema não se coloque.
 
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10.000 kms atingidos no fim de semana passado.

Não consegui registar momento pois vinha em viagem na AE.

Carro porta-se bem, últimos dois depósitos fiz média de 6,42 litros/100 km pelo que a media global deve agora estar nos 6,9-7,0. Valores bastante bons para o uso que faço.
(Skoda Superb 1.6 tdi tinha consumo médio de 6,7 e o bmw 116d ED fez média de 6,1-6,2). Estou praticamente a equivaler com o Audi a gasolina os consumos que fazia a diesel nos mesmos trajetos.
 
boas
eu a chegar aos 20mkm
5.6 de média
é verdade , passa na Audi que ha atualizacoes a se fazer

:) eu sei. Fui lá. Foi filme.

Como quase todos os clientes no uk, após instalação fiquei sem apple car play, modos de seleção de motor ou cruise control. Foi super esquisito. Os modos de motor e o cruise control têm botões. Como pode uma atualização de software multimedia desativar funcionamento de botões físicos? Muito esquisito. Voltei lá no dia seguinte e voltaram a instalar de novo e ficou tudo ok. Até ver sem queixas.

Levo 18.000 kms feitos e vou atingir os 20.000 kms antes de carro fazer um ano. Consumos melhoraram imenso desde os 15 mil kms. Antes era difícil fazer consumo misto < 7,0 a não ser que fossem trajetos favoráveis e com pouca cidade.

Tenho feito depósitos de 6,03 litros/100 km e 6,57 a 6,71 litros/100 km. Para já consumo médio dos últimos 6.500 kms está em 7,0 mas acho que vai baixar para os 6,6-6,8. Esta melhoria notória de fazer depósitos de 6,0 e 6,5 sem cuidados, só é desde os 15 mil kms +/-.

Globalmente muito satisfeito com o carro. Pontualmente e só situações de puxar pelo carro a fundo (médias 10,5-12,5) o eixo semi-rígido atrás deixa um pouco a desejar. A frente é muito boa e certinha embora direção pudesse transmitir mais feeling da posição das rodas. Traseira “chega” sempre tarde às mudanças rápidas de direção em curva e contra-curva e faz aqueles movimentos pendulares da suspensão traseira na rotação… (aqui surgem as saudades do série 1….). Os pneus também podiam ser melhores (tenho os Turanza T005 de origem) e vão ser Pirelli Pzero Rosso na próxima troca.

Mas globalmente é muito bom e estou sem dúvida satisfeito com o carro.
 
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