Espetáculo de resposta. Obrigado. Vou tentar fazer tudo isso.
Eu é que faço a revisão e realmente uma das velas é sempre mudada antes das outras. As velas duram-me uns 60/70 mil kms, mas uma só aguenta uns 30 mil kms. Acho que ainda tenho guardadas; se as tiver mando uma foto.
Mais uma vez obrigado. Se morasses mais perto ia à tua oficina, afinal, nem a oficina onde fui, nem o do gpl e nem a Audi tiveram vontade de fazer todos esses teste que mencionaste. Às vezes parece que o pessoal não quer ganhar dinheiro com seu negócio, sei lá
.
Mas já agora és de que zona do país? Eu estou no Algarve mas era de Cascais e vou lá várias vezes no ano. Quem vai a Cascais anda mais um pouco
. Para já não posso parar o carro, só tenho este e uma Gilera Thyphoon 50cc e preciso dele para o trabalho (faço 70kms por dia, limpeza de condomínios). talvez um corolla SW 1.4 d4d de 2004 se torne o carro de serviço (lá pro final do ano) e o Audi, bem arranjadinho dá para os passeios até Cascais.
Mais uma vez obrigado.
Jaime
Essas velas que tens guardadas nao preciso de as ver.. Preciso de ver é as que tens no carro agora..
Isso das velas se deitarem apos 30mil km é normal por causa do GPL. Suponho que tenhas umas velas apropriadas para GPL.. Platina ou Iridium..
3 litros em 15 mil não é assim nada de urgente! Mas é um sinal que algo nao está bem.
O fumo que sai pela vareta ve-se olhando de frente, na vertical.. Pelo o que descreves estará normal. Se os segmentos estivessem maus, a compressão das camaras de combustao, passavam os segmentos e iam para o carter.. E essa pressao conseguirias sentir pela vareta do oleo.
Aparentemente não é o caso.
Quando puderes tira as velas e mostra.
Quanto ao fumo se nao sai fumo (branco, azulado) a quente, ao ralenti, é bom sinal mas nao quer dizer que o motor nao esteja a consumir oleo. Como te disse 3 litros em 15 mil não é aberrante.
Verifica se nao tens mesmo nenhuma fuga. Tens de tirar as blindagens debaixo do carro.
Uma pequena fuga inofensiva pode fazer-te perder 3 litros em 15 mil km.
Ja agora ve o vaso de expansao, ve como esta o liquido de refrigeração, só por descarga de consciencia. Podes ter uma passagem do radiador de oleo para o circuito de agua, acho que se fosse o caso ja terias reparado mas nunca se sabe. Ja agora tira a vareta e ve a cor e consistencia do oleo do motor.
Tudo se afigura para que sejam retentores de valvulas. Mas precisas de fazer mais testes. Sendo o caso prepara a carteira. E se viste o meu projecto, ja viste que ha sempre imprevistos, coisas que estavam estragadas e nao sabia, coisas que se estragaram quando lhes mexi. E ha coisas que só se vêm com o motor aberto.
Quanto ao que fizeram ou nao na Audi e na oficina do GPL, eh pá.. as vezes sao politicas da oficina, nao se querem tar a chatear ainda para mais quando é um carro com 20 anos e acham que o cliente nao vai querer arranjar, outras vezes é preguiça de fazer as coisas, outras vezes nao sabem fazer, outras vezes o problema parece-lhes serio e nao querem correr o risco de assumir a garantia de uma reparação desse género. Vá-se lá saber.
A minha oficina é bem longe daí, é em Gaia, e não é muito barata também. Tou a dizer que não é barata mas já trabalhei em oficinas que quase te pagavam para la meteres o carro
Depois faliu
Mas no que puder ajudar assim a distancia, tas a vontade.
Mas se calhar era melhor abrires um topico na secção de mecanica geral.. Assim até mais pessoal via e respondia as tuas questoes e duvidas e ate pode haver alguem da tua zona que te oriente uma oficina porreira.