E isso não faz a curto prazo descolar o tecido da esponja que tem por baixo? Nas alcatifas do fundo sei que não há problema. Mas bancos e tetos e forras laterais.... Aqui em P.L. há uma casa de detalhe automóvel de um conhecido meu. Eles só fazem essas limpezas a seco, dizem que para evitar precisamente que descole.
Exatamente. Se for em tecidos que não tenha esponja / cola, não há problema, mangueirada em cima para limpar o lixo.
Tudo o que tem colas / esponjas, há que ter muito cuidado.
Tectos raramente toco, mesmo a "seco" porque há casos que não parece e a esponja já está pode. Basta às vezes passar um pano seco e passado uns dias descola.
Nas portas e pilares, passar um pano húmido em pequenas zonas e secar logo de seguida com bons panos de microfibras.
Nos bancos, podemos lavar a fundo utilizando mais produto e passagens e depois limpando regularmente com o mínimo de produto possível, se possível borrifando apenas o pano e não os tecidos. Quanto mais "água" as esponjas levarem, menos durabilidade terão.
Para quem puder, pode-se utilizar um produto impermeabilizante usado nas capotas dos carros. Este produto não faz tanto sentido nos estofos em relação à água mas ajuda à sujidade não agarrar tanto nos tecidos
É um trabalho que exige muito tempo e paciência. Só para terem noção, num Clio de 2005 de 2 lugares, demorei cerca de 2h por cada banco, sem usar aspirador nem qualquer máquina. Cerca de 20 panos de microfibras por banco, uma escova como as usadas no calçado / roupa e um produto semelhante ao que indiquei anteriormente.