Follow Me Home

EgasRS disse:
isso é mesmo do sistema

pois o sensor so funciona quando recebe impulsso

o que acontece é que ele recebe sinal e so depois faz e leitura e havendo luz dá um pequeno sinal ao que estiver ligado ao FMH ;)

mas não dá probs nenhuns ;)

Na minha fiz ao contrário... o sensor é que vai determinar se existe ou não impulso para o FMH. Ou seja, se existe luz o sistema está cortado e por isso não há luzes para ninguém, se está escuro ele permite a ligação do FMH e toca a ligar as luzes.

O único senão é que se ouve ligeiramente e para quem estiver à escuta uns clics do relé a activar e desactivar.
 
rvrosa disse:
Na minha fiz ao contrário... o sensor é que vai determinar se existe ou não impulso para o FMH. Ou seja, se existe luz o sistema está cortado e por isso não há luzes para ninguém, se está escuro ele permite a ligação do FMH e toca a ligar as luzes.

O único senão é que se ouve ligeiramente e para quem estiver à escuta uns clics do relé a activar e desactivar.

mas explica lá isso melhor ... esses clics do relé, kuantas vezes faz e kual é o intervalo de tempo? mas só faz durante o tempo k está definido no FMH, certo?! aí uns 15 a 40 seg?
 
Os reles só se ouvem ao desligar o fmh e só quando se entra no carro antes do mesmo desligar.. Senão não se ouve nada... ;)
 
EgasRS disse:
Os reles só se ouvem ao desligar o fmh e só quando se entra no carro antes do mesmo desligar.. Senão não se ouve nada... ;)


XOR Egas tenho reparado que o meu de vez em quando durante o dia quando abre as portas liga as luzes, mesmo sendo um espaço de 2 ou 3 segundos não é normal. Alguma ideia?
 
Boas pessoal.
Deixo aqui um scan do esquema de ligaçoes que vinha no meu FMH que por sinal ainda nao está a funcionar como quero mas apos ler e reler este tópico espero deixa-lo da seguinte forma:

1º: O FMH só vai trabalhar com o carro desligado e sem a chave na ignição
2º: Á frente vai ligar os minimos e os FN
3º: Atras vai ligar minimos e matricula
4º: Vai acender tambem toda a iluminação do tablier
5º: Ainda em estudo acender tambem todas as luzes do interior /Plafonier e laterais de tras)

E agora preciso de Diodos!!! Quem é que me arranja meia duzia deles?


CCI20022009_00000.jpg
 
Tinha aqui ainda uns scan de mais umas folhas que vinham dentro da caixa do FMH que estão em ingles mas percebe-se bem...

Espero estar a contribuir para vos confundir ainda mais as vossas cabeças :twisted: :twisted: :twisted:

CCI20022009_00002.jpg


CCI20022009_00004.jpg


CCI20022009_00003.jpg


Isto mais uma vez vem provar que as ligaçoes nas cores dos fios pode variar de uns fabricantes de FMH para outros.

Agora com este esquema é que o pessoal fica baralhado :twisted: :twisted:
Tal como eu :x :x
 
Eu em relação à cor dos fios já não sei. O que fiz foi meter o sensor de luz a cortar a corrente no FMH.
Portanto, o sensor está sempre ligado: se há pouca luz "clic" o relé abre corrente para o FMH; se há muita luz o relé corta a corrente para o FMH.
Por isso, a quantidade de "clics" depende se passo por muitas ou poucas zonas escuras ou iluminadas.
Mas atenção que esses clics só eu é que os noto porque sei que existem, para todos os outros que possam ir no carro nem se apercebem.

Com esta solução o FMH só recebe corrente se for de noite, caso contrário não tem os 12V que precisa.

Espero ter ajudado.
 
Bem o meu FMH já está a funcar no sitio com tudo montadinho e está impecável ;)

A4Oliveira disse:
Não há solução?

EgasRS disse:
eu não tenho ainda

rvrosa disse:
O que fiz foi meter o sensor de luz a cortar a corrente no FMH.
Portanto, o sensor está sempre ligado: se há pouca luz "clic" o relé abre corrente para o FMH; se há muita luz o relé corta a corrente para o FMH.
Por isso, a quantidade de "clics" depende se passo por muitas ou poucas zonas escuras ou iluminadas.
Mas atenção que esses clics só eu é que os noto porque sei que existem, para todos os outros que possam ir no carro nem se apercebem.

Mesmo assim após algum tempo de estudo tambem já tenho a solução para não ires dentro do carro e o sensor a trabalhar tambem ;)

Que tal se o sensor tambem só trabalhasse quando o carro estiver parado e já sem a chave na ignição?
Resolvia logo o problema de ele ir sempre a activar e a desactivar :D
Pois segundo as ideias OEM os FMH só ligam quando se fecha ou abre o carro... Em andamento numca ligam? Certo?

Com um relé de polaridades invertidas isso resolve-se na boa :D

Foi isso que fiz no meu apesar de não ter sensor de luz mas qualquer das maneiras com este relé ileminei qualquer possibilidade de o FMh activar com o carro a trabalhar e em andamento ;)

Tanto que assim quando abro o carro o FMH activa mas assim que eu ligo a ignição apaga logo mesmo que ainda não tenha acabo o tempo que o FMH pertence a estar ligado ;)

Espero ter ajudado nalguma coisa e prometo para breve 1 esquema da minha montagem :D
 
Também já me lembrei de meter o sensor de luz a activar só quando a chave não está na ignição, mas para isso tenho de ter tempo e paciência para voltar a desmontar e montar tudo. Até já pensei em fazer tudo numa placa de circuitos impressos com relés mais pequenos, mas como disse, é preciso tempo e paciência.

Outra coisa que quero fazer no futuro é ligar as luzes automáticamente desde que se active com um botão.

Tudo a seu tempo 8)
 
Back
Top