Follow Me Home

Bem falando apenas do que sei para não me enganar a mim nem a ti:

migsan disse:
Boas a todos!

Tenho acompanhado o tópico pois esta será a minha solução de recurso de por o FMH na minha B6 se a via oem falhar...
Não sei se todos sabem, mas as B6 podem ter 2 tipos de instalações eléctricas:

Highline - (As que têm aviso de luzes - Têm CB de origem)
Lowline - (As que não têm aviso de luzes - Não trazem CB de origem)


Parece uma coisa insignificante, mas significa uma diferença substancial em parte da instalação eléctrica, nomeadamente no que diz respeito ás luzes, além de que o módulo Central Electrics de uma Lowline não suporta a função do FMH.... e infelizmente a minha menina nasceu lowline... :(

Já agora e a título de curiosidade, todos os que tenho B6 highline têm esta função no vosso módulo central electrics... vão ao vag, entrem no módulo 9, vão a 10-adaptation e vejam se num dos 1ºs canais não encontram lá um para definir o tempo do coming home.
Claro está que depois é preciso trocar o botão que está ao lado do comando de luzes para um que tenha essa função e fazer umas ligações... em breve talvez meta um DIY sobre isto! ;)

Volando ao meu problema, a optar por este sistema queria algo o mais idêntico possível ao oem, ou seja, como o FMH activo acender:

- FN frente
- Mínimo Frente
- Mínimos/presença trás
- Matrícula

Pelo que sei e li este esquema é possível.

E leste muito bem, salvo erro o meu carro foi dos ultimos ou até mesmo o ultimo a ficar a acender apenas os farois de nevoeiro atrás, já não me recordo bem porque, acho que na altura ainda não se tinha descoberto como ligar assim como queres.

Outra questão... tendo eu colocado um espelho anti-encadeamento que tem sensor de luminosidade, poderei usar o sensor do espelho??? Aquilo é apenas um fio....

Queria também saber como vai o feedback do pessoal dos B6's que já tem esta mod.. problemas, stress???

Tal como te disse, até agora problemas zero. ;)

Já agora e pelo que li, uma coisa que se queixavam era o facto de ao parar, desligar o carro, quando se tirava a chave da ignição o FMH actuava??? Eu na minha opinião acho que dá muito jeito, sobretudo se paramos num local escuro ou sem iluminação...

Isso eu tambem acho que dá jeito, só o que não acho muita piada e cada vez me irrita mais é quando por exemplo ligo a chave ainda com as luzes do FMH ligadas, ele acusa-me erro nos minimos de trás pensando eu que era por não estarem ligados ao FMH como os da frente, mas por mais estupido que pareça, mesmo que ligues aos minimos de trás acusa o erro na mesma, nada que umas resistencias não resolvam mas como sabes as minhas ideias são outras.... ;)
Tu como não tens avisador de lampadas fundidas nem com isso te vais preocupar. ;)


Sorry pelo testamento... fico a aguardar comentários! ;)
 
Exactamente..

Tentando responder à tua questão migsan, é possível pôr como oem.. Sendo que fica os faróis de nevoeiro à frente, mínimos à frente e atrás e luz de matrícula.. Já tenho alguns assim a funcionar e realmente existe diferenças nas ligações dos hi e dos lowline.. Mas apenas difere na quantidade de fios e como consequência dos diodos que vais utilizar para pôr tudo a funcar...

Mais logo passo o esquema praki.

Quanto a ligar o follow me quando tiras a chave tb acho que é tmb mais valia...

Quanto ao stress de enquanto se tem o carro a trabalhar, ao carregar no botão de abrir as portas(o que tem na porta do condutor), o follow me activar é fácil de contornar com uma relé de corte à ignição... Assim quando ligas a chave a relé faz o corte aos fios que fazem a activação do fmh e tá feita...

O TDI foi o primeiro que ficou a funcionar com os mínimos à frente.. Foi a cobaia e como tal na altura perdi bastante tempo à procura dos sinais de luzes...

Quanto ao sensor de luz não basta ter o sensor intercalado num fio.. Precisa de um circuito pra fazer a "leitura" do sensor...

Qualquer coisa dispõe... ;)
 
Antes de mais obrigado pelas respostas... ;)

EgasRS disse:
Quanto ao sensor de luz não basta ter o sensor intercalado num fio.. Precisa de um circuito pra fazer a "leitura" do sensor...

Pelo que percebi este módulo FMH precisa de um módulo adicional para fazer a leitura do sensor???
De qualquer forma devo poder usar o sinal que vei do sensor de luminosidade do espelho.... basicamente aquilo deve ser um fio que dá um sinal de 0 ou 1 consoante haja luz exterior ou não... Na montagem oem este fio liga a um pin no módulo Central Electrics.

Já agora mais uma questão de que me lembrei... quem tem activo o sistema de destrancar selectivo, quando tem de carregar 2x para abrir todas as portas cria algum stress?

Mais uma... é possível criar um botão ou algo semelhante ligado a este módulo FMH que permita activar ou desactivar o sistema?
 
Penso que se tiveres o tal módulo adicional consegues usar o mesmo sensor, não deve de dar conflito...

Quanto a carregar duas vezes não tens problemas ele activa ao primeiro impulso e como já está ligado não faz interferência nenhuma...

Quanto ao botão adicional é só intercalar também no tal fio que activa o follow me..

Ps, não intercales o botão nem a relé no fio de 12v(vermelho) pois cada vez que des a chave pra por o carro a trabalhar ele vai activar... ;)
 
Migsan,

Na minha A4 B6 (highline) quem fez a instalacao foi o "Egas by Prodetail"..

Acho uma mais valia ligar as luzes com o retirar da chave de ignicao. Porque antes de trancarmos o carro existe um intervalo de tempo em que precisas de iluminacao exterior.

O meu FMH ja tem sensor de luz integrado. Funciona na perfeicao. Acende as luzes de noite e mantem apagadas de dia.

Quando as condicoes de luminosidade baixam, como por exemplo em dias de nevoeiro e chuva elas ligam tambem.

O Egas colocou como lhe pedi: Frente: Min e FN / Tras: Minimos e Matricula. Completamente OEM 8)

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=CCM7Thyk754[/youtube]

Satisfacao plena.

Ate agora so pequenos stresses acontecem por vezes como por exemplo ligar a ignicao com o FMH activo, que retorna o aviso de lampadas fundidas.

Mas se tiver cuidado de nao o fazer tudo a 100% para já.

Para nao dizer que passar um tempo com o Egas é do melhor...

Abracos a todos.

;)
 
Até se me veio uma lágrima... :p

Obrigado...

Custou decifrar com fazer as coisas conforme pedido mas com calma e dedicação a coisa vai lá... :D
 
PLAT0NIC0,

Obrigado pelo teu feedback... realmente cada vez mais encaro este módulo aftermarket como a solução para ter o tão desejado FMH na minha B6... é que isto de nascer LowLine torna as coisas muito complicadas no que diz a fazer esta mod como vem de origem...

Realmente a avançar será com o esquema de luzes que tu tens... sendo que como não tenho aviso de luzes queimadas nunca terei esse tipo de stress...
 
PLAT0NIC0 disse:
O meu FMH ja tem sensor de luz integrado. Funciona na perfeicao. Acende as luzes de noite e mantem apagadas de dia.

Quando as condicoes de luminosidade baixam, como por exemplo em dias de nevoeiro e chuva elas ligam tambem.

Quando dizes que já tem sensor de luz estás a falar daqueles da Velleman que eu indiquei ao início não é? Ou já andam outros FMH aí a correr mais completos?

Eu também instalei com sensor de luz e ficou porreiro. Só não está a funcionar quando abro a porta. É que era preciso mais umas ligações e relés e acabou por ficar assim. De qualquer das formas nunca se sabe quando é que é preciso ter um "low profile" e é um bocado chato estar a tentar passar desprecebido e ao abrir a porta aquilo ligar as luzes... Imaginem que vão roubar batatas ao terreno do vizinho, é conveniente ir com as luzes apagadas :p
 
rvrosa disse:
Quando dizes que já tem sensor de luz estás a falar daqueles da Velleman que eu indiquei ao início não é? Ou já andam outros FMH aí a correr mais completos?

Eu também instalei com sensor de luz e ficou porreiro. Só não está a funcionar quando abro a porta. É que era preciso mais umas ligações e relés e acabou por ficar assim. De qualquer das formas nunca se sabe quando é que é preciso ter um "low profile" e é um bocado chato estar a tentar passar desprecebido e ao abrir a porta aquilo ligar as luzes... Imaginem que vão roubar batatas ao terreno do vizinho, é conveniente ir com as luzes apagadas :p

O meu FMH já trazia o sensor de luminosidade integrado.

Nao tive de adaptar nada.

Se é da Velleman ou nao isso ja nao te sei dizer.

Talvez o Egas tenha uma palavra a dizer acerca disso pois pode (se calhar) conhece-los.

;)
 
Boas, para uma b6 já á algum esquema ou algo do genero que indque onde se liga os fios? Para B7 é igual?
Ando farto de procurar e n encontro nada....o pior e que tenho a certeza que diz neste topico alguma coisa mas n encontro nda nda.....se poderem ajudar agradeço! :roll:
 
Acompanho este tópico há algum tempo, inclusivé já comprei ao Hucruz um módulo de FMH dos tais com sensor incluído.
O k eu precisava de saber é se alguém sabe de problemas ou cenas estranhas k possam surgir na instalação disto nas A6 4B restyling (a minha é de 2003)?
Já agora, expliquem-me lá melhor essa cena de apenas com o vag-com e sem se ter interruptor com a função Auto se conseguir ter FMH? Será k percebi bem ...?
Obrigado ppl.
 
Oh egas... e algo assim ??

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=4t6gV8EsuIE[/youtube]

Pos nossos b5 era á home!!! Investiga la a coisa :D
 
Back
Top