Bom, vou perder 5 minutos e tentar explicar, na minha maneira de ver, este fenómeno benfiquista de "agarranço à desculpa : Apito Dourado".
...no meu ver é muito simples.
...nestes últimos 35-40 anos, o FCP, o SLB e o SCP, foram campeões, quando tiveram que ser e quando tiveram equipa com capacidade para o ser ( faço aqui 2 ressalvas, 1 campeonato que o SLB "roubou" ao SCP, com o famoso golo em falta do Luisão, e o 2º campeonato ganho pelo Vitor Pereira, o do famoso minuto 92).
...eu não quero muito acreditar, que a maioria dos adeptos do SLB, em "estado inteligente e racional", queiram tirar mérito às vitórias e conquistas dos ultimos 40 anos de treinadores do FCP, como :
77/78 FC PORTO JOSÉ MARIA PEDROTO
78/79 FC PORTO JOSÉ MARIA PEDROTO
84/85 FC PORTO ARTUR JORGE
85/86 FC PORTO ARTUR JORGE
87/88 FC PORTO Tomislav Ivic (Jugoslávia)
89/90 FC PORTO ARTUR JORGE
91/92 FC PORTO Carlos Alberto Silva (Brasil)
92/93 FC PORTO Carlos Alberto Silva (Brasil)
94/95 FC PORTO Bobby Robson (Inglaterra)
95/96 FC PORTO (x) Bobby Robson (Inglaterra)
96/97 FC PORTO ANTÓNIO OLIVEIRA
97/98 FC PORTO ANTÓNIO OLIVEIRA
98/99 FC PORTO FERNANDO SANTOS
02/03 FC PORTO JOSÉ MOURINHO
03/04 FC PORTO JOSÉ MOURINHO
05/06 FC PORTO Co Adriaanse (Holanda)
06/07 FC PORTO JESUALDO FERREIRA
07/08 FC PORTO JESUALDO FERREIRA
08/09 FC PORTO JESUALDO FERREIRA
10/11 FC PORTO André Villas-Boas
11/12 FC PORTO Vitor Pereira
12/13 FC PORTO Vitor Pereira
...de jogadores como:
Pedroto
Barrigana
Hernâni
Miguel Arcanjo
Carlos Duarte
Custódio Pinto
Abel
Cubillas
Pavão
Lemos
Seninho
Duda
Rodolfo
Oliveira
Frasco
Costa
Gomes
João Pinto
Mlynarczyk
Inácio
Celso
André
Jaime Pacheco
Jaime Magalhães
Madjer
Futre
Juary
Branco
Geraldão
Paulinho Santos
Rui Filipe
Rui Barros
Emerson
Timofte
Domingos
Kostadinov
Drulovic
Aloísio
Fernando Couto
Sérgio Conceição
Jardel
Zahovic
Jorge Costa
Deco
Paredes
Vitor Baía
Paulo Ferreira
Alenitchev
Ricardo Carvalho
Costinha
Maniche
Derlei
McCarthy
Nuno Valente
Bosingwa
Pedro Emanuel
Quaresma
Pepe
Anderson
Lisandro Lopez
Lucho Gonzalez
Bruno Alves
Raul Meireles
etc...
...que eram jogadores dos mais disputados por essa Europa fora pelas melhores equipas e mts deles foram mesmo para equipas de top mundial, quando mais nenhuma equipa portuguesa, conseguir "exportar" jogadores, tirando casos pontuais.
...não quero mesmo acreditar, que olhando para o passando, ver o futebol que estes praticavam, tudo o que conseguiram, em Portugal e na Europa foi porque eram ajudados por árbitros comprados...
...portanto, para mim, o Apito Dourado (é assunto que assumo é que tem contornos que em nada me orgulham como Portista), é e será sempre, a desculpa perfeita, especialmente para os benfiquistas, para justificarem o fracasso desportivo, que passaram durante tanto tempo.
...o Apito Dourado existiu, mas basta ler um pouco, analisar e torna-se mais que evidente, durante essa época, existiram 2 galos no poleiro, uma azul e um vermelho... e azul, foi o que se deixou apanhar com mais frequência.
..portanto, pergunto novamente, será que estes Homens, conquistaram tudo, porque iam para jogos com árbitros comprados?...será?