não há nada que levar a mal..
é uma duvida como muitas outras...
realmente é um combustivel mais seco em relação á gasolina... mas 99% dos motores apenas com a tipica lubrificação do cárter consegue manter os niveis ideais de lubrificação..
a unica coisa comprovada é a falta de lubrifcação nas sedes de valvulas em que alguns motores se ressentem, supostamente os motores japoneses, em que a liga metálica das valvulas não resiste tão bem á combustão do GPL.. mesmo isso é circundado com a adição de um kit de lubrificação..
primeiro inventaram um kit chamado
flashlub, que funciona atrávez da aspiração do lubrificante pelo vacuo gerado pelo motor..
utiliza um lubrificante á base de potassio e que é controlado por um conta-gotas e numa relação de: gotas / min -para- litrosde GPL / 100km
depois um amigo português, da Maia, inventou um kit mais eficiente e que funciona em motores turbo (devido á pressão gerada pelo turbo, o lubrificante era empurrado para dentro do reservatorio novamente), grande parte dos instaladores não acha necessário a instalação de lubrificante em motores turbo, visto que o proprio tubo liberta uma dose extra de oleo para o circuito de admissão..
seja como for, eu e muitos outros acabamos por instalar o kit chamado LT Lubricator
este funciona com 2 tubos, um ligado ao tubo do IC e outro ligado ao colector de admissão.. o do tubo do IC envia ar com pressão do turbo para dentro do reservatorio e o do colector "descarrega" lubrificante...
agora saiu um novo kit, idealizado pela Prins, um sistema electronico..
basicamente igual ao LT mas com uma electrovalvula e com uma boia de nivel no reservatorio..
para mim, acho-o menos bom que o LT, é que neste novo kit, se não houver lubrificante não dá para passar para GPL.. isto é, se não houver lubrifcante no deposito não se pode andar a gás.. :S
resumindo e confundindo..
há muitos motores com e sem lubrificação extra, há hondas que embrulharam as valvulas, mas há deles em que não aocnteceu nada!
conheci á tempos um rapaz que tem um civic VTi com + de 200mil kms a GPL sem problemas..
em relação a marcas com GPL de raís..
vai aos sites em Espanha, Itália ou Holanda.. desde VW, a skodas, volvos, fiat, renaul, citroen, peugeot, todas as marcas disponibilizam GPL de origem nos motores deles
cá em portugal, desde 1997 podes comprar um volvo ou um subaru a GPL de origem.. a propria subaru tem uma gama "bi-fuel"
agora apareceram os chevro-daewoo com publicidade em todo o lado e pronto.. é a primeira marca com GPL de origem
a volvo, na suécia, podes escolher qualquer motor com GPL de fabrica, e não é instalado no stand como cá se passa com o chevrolet, é mesmo fabricado assim, com um deposito de 10l de gasolina e um deposito de 100l de GPL
GPL nos paises nordicos, na holanda e em italia é um mercado que existe há quase 20 anos...
um país que está agora com um boom brutal de GPL é inglaterra, inclusive há já um focus a GPL a correr no BTCC.. (postei-o umas paginas atrás..)
portugal é que é aquela verdadeira atrasadice...