GPL - "the topic"

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...

Mas é deixar assim ... somos menos .. pq o raio do gpl continua a subir!!! as instalações não param de aumentar!!!

E o estado vai começar a abrir o olho e vai cair em cima ...

Esta sempre foi a minha opinião... Quantos menos souberem, melhor... Não quero parecer egoísta, mas não me admirava nada que daqui a uns tempos o GPL deixe de ser competitivo e lá tenha que voltar ao gasoil...
 
oh pah..

eu prefiro suportar o aumento do custo por km do que estar a dar um balurdio por uma locomotiva a gayzol...
só o que teria de pagar de diferença para trocar de carro dá para muito km a GPL :green:
 
Tenho um amigo que está a pensar seriamente em comprar um dos novos Chevrolet Aveo Bi-Fuel, o pessoal que anda nos fóruns de GPL e afins, tem algum feedback sobre isto??

E já agora, quando estávamos a falar sobre o assunto houve outro artista que se virou e disse que os carros a GPL não o convenciam e que quando lhe mostrassem um com GPL há mais de 5 anos e a funcionar direito que se convertia e até comprava um carro a GPL, por isso estou à espera de exemplos :p
 
Tenho um amigo que está a pensar seriamente em comprar um dos novos Chevrolet Aveo Bi-Fuel, o pessoal que anda nos fóruns de GPL e afins, tem algum feedback sobre isto??

E já agora, quando estávamos a falar sobre o assunto houve outro artista que se virou e disse que os carros a GPL não o convenciam e que quando lhe mostrassem um com GPL há mais de 5 anos e a funcionar direito que se convertia e até comprava um carro a GPL, por isso estou à espera de exemplos :p


do Aveo não sei..
no forum autogás acho que há um user com um.. mas esse aveo a GPL acho que é 1.2, n é? :p


em relação a carros a GPL com mais de 5 anos..
diz lá ao senhor que não existem, normalmente carros a GPL n passam do 1º ano... :lol: :green:
 
vá mto a sério..
o Sr antonio da USSEGPL teve um M5 uns valentes anos, e sempre convertido!


há aí tanto volvo convertido há anos e anos e boas centenas de milhares de kms..
clios, eu sei lá..

carradas de carros..

o meu tb são 2 anos e 4 meses, quase 90mil kms...
 
Na mnh opiniao, que nao vale nada, a unica coisa que nao me agrada no GPL, é mesmo o facto que acho que o motor sofre um bocado com isso, a combustao de GPL nos cilindros é seca, sem lubrificação nenhuma, toda a gente sabe que se meter gaz num copo ou assim e depois dar-lhe lume a chama é instantanea e seca arde logo tudo, enquanto a gasolina ou gasoleo nao, começa numa ponta e vai-se propagando até queimar todo, alem que o combustivel entra liquido nos cilindros, o que ajuda a lubrificar piston's valvulas etc! Mas claro nao tou dentro do assunto, nem da tecnologia se calhar isso é ultrupassado com outro tipo de Liquido! Mas basicamente é só isso que me deixa de pé atraz no GPL! Acredito que o GPL em carros já preparados de fabrica com material para sofrer esse tipo de desgaste é uma coisa, agora motores que foram feitos para andar a gasolina acho que a longo prazo vao ter mais gastos a nivel de manutençoes! Por alguma razao, o GPL já existe aos anos e nunca nenhuma marca o incorporou em carros, a nao ser agora a Chevrolet que provavelmente como disse atraz, os motores ja devem estar preparados mesmo para o efeito e tambem a economia dá uma ajuda (preço da gasolina) !
È a minha opiniao, e nao levem agora a mal ou isto ou aquilo! Nao tenho nada contra a quem anda a GPL cada um sabe de si!
1abraço
 
não há nada que levar a mal..
é uma duvida como muitas outras...

realmente é um combustivel mais seco em relação á gasolina... mas 99% dos motores apenas com a tipica lubrificação do cárter consegue manter os niveis ideais de lubrificação..
a unica coisa comprovada é a falta de lubrifcação nas sedes de valvulas em que alguns motores se ressentem, supostamente os motores japoneses, em que a liga metálica das valvulas não resiste tão bem á combustão do GPL.. mesmo isso é circundado com a adição de um kit de lubrificação..

primeiro inventaram um kit chamado flashlub, que funciona atrávez da aspiração do lubrificante pelo vacuo gerado pelo motor..
utiliza um lubrificante á base de potassio e que é controlado por um conta-gotas e numa relação de: gotas / min -para- litrosde GPL / 100km
flash-lube.jpg


depois um amigo português, da Maia, inventou um kit mais eficiente e que funciona em motores turbo (devido á pressão gerada pelo turbo, o lubrificante era empurrado para dentro do reservatorio novamente), grande parte dos instaladores não acha necessário a instalação de lubrificante em motores turbo, visto que o proprio tubo liberta uma dose extra de oleo para o circuito de admissão..
seja como for, eu e muitos outros acabamos por instalar o kit chamado LT Lubricator
saf001ut5.jpg

este funciona com 2 tubos, um ligado ao tubo do IC e outro ligado ao colector de admissão.. o do tubo do IC envia ar com pressão do turbo para dentro do reservatorio e o do colector "descarrega" lubrificante...

agora saiu um novo kit, idealizado pela Prins, um sistema electronico..
basicamente igual ao LT mas com uma electrovalvula e com uma boia de nivel no reservatorio..
para mim, acho-o menos bom que o LT, é que neste novo kit, se não houver lubrificante não dá para passar para GPL.. isto é, se não houver lubrifcante no deposito não se pode andar a gás.. :S



resumindo e confundindo..
há muitos motores com e sem lubrificação extra, há hondas que embrulharam as valvulas, mas há deles em que não aocnteceu nada!
conheci á tempos um rapaz que tem um civic VTi com + de 200mil kms a GPL sem problemas..

em relação a marcas com GPL de raís..
vai aos sites em Espanha, Itália ou Holanda.. desde VW, a skodas, volvos, fiat, renaul, citroen, peugeot, todas as marcas disponibilizam GPL de origem nos motores deles ;)

cá em portugal, desde 1997 podes comprar um volvo ou um subaru a GPL de origem.. a propria subaru tem uma gama "bi-fuel"
agora apareceram os chevro-daewoo com publicidade em todo o lado e pronto.. é a primeira marca com GPL de origem :green:

a volvo, na suécia, podes escolher qualquer motor com GPL de fabrica, e não é instalado no stand como cá se passa com o chevrolet, é mesmo fabricado assim, com um deposito de 10l de gasolina e um deposito de 100l de GPL ;)

GPL nos paises nordicos, na holanda e em italia é um mercado que existe há quase 20 anos...
um país que está agora com um boom brutal de GPL é inglaterra, inclusive há já um focus a GPL a correr no BTCC.. (postei-o umas paginas atrás..)

portugal é que é aquela verdadeira atrasadice...
 
A minha Passat 1.8 e de 1998, ja tem o sistema GPL G3 (LPI) a mais de 5 ou 6 anos, cerca de 295000 km e continua um relogiozinho, trabalha certinho, nao consome oleo, nao aquece, nao faz fumos esquesitos e nao faz vibracoes estranhas, e continua para as curvas, o unico problema que teve foi o distribuidor de gas ter entupido e por vezes ia abaixo quando parava nos sinais, foi ao medico, abriu o distribuidor e soprou com spray de limpeza de travoes, soprou com o compressor,
e ao fim de cerca de 4 minutos entre o abrir limpar e fechar continua a trabalhar pianinho, e esta operacao custou 0 euros
:green: e ja la vai mais de um ano que foi limpo...
 
Bem aga por acaso nao sabia desse tal liquido (sistema) de lubrificaçao, fazia ideia que poderia existir por isso falei lá atraz nisso! Mas como disse nao estou dentro do assunto a GPL, e por isso o meu receio nesse campo a meter carros a GPL era mesmo esse do combustivel ser seco e poder vir a trazer manutençoes mais caras a longo prazo! Mas sendo assim já fico com outra ideia sobre GPL !
;)
 
Bem aga por acaso nao sabia desse tal liquido (sistema) de lubrificaçao, fazia ideia que poderia existir por isso falei lá atraz nisso! Mas como disse nao estou dentro do assunto a GPL, e por isso o meu receio nesse campo a meter carros a GPL era mesmo esse do combustivel ser seco e poder vir a trazer manutençoes mais caras a longo prazo! Mas sendo assim já fico com outra ideia sobre GPL !
;)

O unico problema do gpl e operar a temperaturas mais altas do que a gasolina, por isso o que sofre sao as valvulas e as juntas da cabeca...
 
O unico problema do gpl e operar a temperaturas mais altas do que a gasolina, por isso o que sofre sao as valvulas e as juntas da cabeca...

Exacto, isso é o que eu imaginei por o combustivel ser a gaz dentro da camara de combustao, e nao liquido e parece que nao vai arrefecendo a temperatura, já a gaz é só a queimar e a temperatura concerteza sera mais elevada! Entao em principio se o motor for de "guerra" nao havera problemas, agora um motor mais fraco ou até já com algum defeito isso pode vir a piorar né! È como tudo é preciso ter um pouco de sorte!
 
Nao te fies nisso, a minha chevy que tem um monstro V8 com 5.7 CM3 despachou a coisa de um ano umas quantas valvulas, resultado levou um kit de valvulas
especiais para GPL (mais rijas).
Na realidade so e preciso tomar algumas precaucoes quando o motor estiver a operar a gpl :

Nao acelarar demasiado
Evitar acelaracoes bruscas
Em caso de filas longas desligar o gpl de vez em quando
Se usar o carro toda a semana, andar 3 ou 4 dias a gpl e 1 ou 2 a gasolina
Em viagens longas de vez em quando por uns minutos a gasolina.

Picancos a GPL pode ser a morte do artista...
 
Bem ó Vítor entao as teorias que tinha acerca disso sempre tem razao de ser !! Mas Claro é como tu dizes, é preciso ter precauçoes acrescidas no uso do GPL, principalmente em filas de transito passar para Gasolina faz todo o sentido, porque quando os carros tao parados é quando aquecem mais, e a GPL pode ser a morte do artista! Concerteza há muita gente que nao faz ideia disso, e usam o GPL como fosse a Gasolina e depois tem só problemas!
 
Last edited:
volto a dizer...

o meu carro só come gasolia a meter a trabalhar e quando seco o deposito...

quase 90mil kms a GPL, fez de tudo, trasito, AE a dar calor, serra a dar calor, nacional nas calmas, AE a 120, cidade nas calmas, mudanças ao corte..
tudo o que se faz a gasolina, o meu motor já "sofreu" a GPL..
só ainda não fez um trackday, mas não digo que nunca o faça!! :green:

isso basicamente é tudo teorias..
no meu motor tudo está a correr bem, não quer dizer que não venha a correr mal e partir alguma coisa..
tal como pode nunca avariar... e tambem pode acontecer outro AEB igual ao meu vir a ter problemas 2mil kms depois de instalar GPL!

tudo é muito relativo..

eu não poupo o meu carro a nada, faz o que tem de fazer, e desde que haja GPL no deposito é isso que ele queima, nunca andei nem ando a passar para gasolina "porque o GPL pode fazer mal"

se eu estivesse com esse pensamento/receio nunca tinha vendido a minha locomotiva e nunca tinha comprado um carro a gasolina..
 
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