GPL - "the topic"

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a volvo, na suécia, podes escolher qualquer motor com GPL de fabrica, e não é instalado no stand como cá se passa com o chevrolet, é mesmo fabricado assim, com um deposito de 10l de gasolina e um deposito de 100l de GPL ;)

...

Será mesmo assim? Ontem andei com o meu amigo a dar umas voltas e a ver se se encontrava algum e além de não haver carros bi-fuel em lado nenhum porque estão a vender aquilo como sei lá o quê, havia sem ser bi-fuel e ninguém falou em converter para GPL :S
 
Será mesmo assim? Ontem andei com o meu amigo a dar umas voltas e a ver se se encontrava algum e além de não haver carros bi-fuel em lado nenhum porque estão a vender aquilo como sei lá o quê, havia sem ser bi-fuel e ninguém falou em converter para GPL :S

tambem tinha ideia que já vinham de fábrica :S
 
Será mesmo assim? Ontem andei com o meu amigo a dar umas voltas e a ver se se encontrava algum e além de não haver carros bi-fuel em lado nenhum porque estão a vender aquilo como sei lá o quê, havia sem ser bi-fuel e ninguém falou em converter para GPL :S

pois não...

cá são muito poucas as marcas que instalam e nas outras, grande parte delas indicam que cortam a garantia do carro com a instalação de GPL..

em PT, que eu conheça, em termos de casos práticos:

- a Ferreira Morais e Morais em coimbra (nissan, suzuki e subaru) instala GPL em carros novos vendidos no stand..
- a renault de coimbra e leiria cortam a garantia com a instalação de GPL

fora isto, subaru tem pelo menos uma legacy e um forrester bi-fuel; a mitsubishi já teve um colt comercial a GPL;

mais , não me recordo... :(



ahhhh, quando falei dos volvos, é no mercado da suecia que se vendem a GPL!!! bem como muito do mercado que se vê online em quase todas as marcas nos sites de espanha, italia, holanda e inglaterra ;)
 
Tipo como referi anteriormente estou interessado no GPL, mas depois de o meter gostava de saber se posso mandar o motor a vida se andar a puxar por ele demasiado...tipo trocar de velocidade as 4000 algumas vezes!...
Se ficar com o tanque no lugar do pneu suplente sou "obrigado" a meter pneus Run Flat no carro para passar no IPO?
 
:green:

não te preocupes com o puxar às 4000!!! :green: eu ando diariamente com o meu .. e muuuuuuitas vezes de pé em baixo :green:

não precisas de pneus run-flat nenhuns .. basta comprares um kit anti-furo (gel)...
 
:green:

não te preocupes com o puxar às 4000!!! :green: eu ando diariamente com o meu .. e muuuuuuitas vezes de pé em baixo :green:

não precisas de pneus run-flat nenhuns .. basta comprares um kit anti-furo (gel)...
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O carro pode ser fraquinho (que é...o A4 mais fraco a gasolina!)...mas mesmo assim da gosto esticar...apartir das 4000 ganha mais cavalos mas perde binário...lol
E como estou a pensar em meter jante 17 os pneus run-flat para elas são para o caro!
 
ja me fizeste dar uma boa gargalhada!!! :green:

não precisas de te preocupar com nada disso.. é atestar o tanque e rolar com a maquina!
puxar mudanças não faz mossa alguma ;)

em termos do suplente, o meu repousa na garagem há 2 anos, não há stress nenhum no IPO, muito embora não seja legalmente obrigatorio, eu ando com uma lata de anti-furo e com um compressor de ligar á bateria apenas por segurança...

força nisso!! :twisted:
 
ja me fizeste dar uma boa gargalhada!!! :green:

não precisas de te preocupar com nada disso.. é atestar o tanque e rolar com a maquina!
puxar mudanças não faz mossa alguma ;)

em termos do suplente, o meu repousa na garagem há 2 anos, não há stress nenhum no IPO, muito embora não seja legalmente obrigatorio, eu ando com uma lata de anti-furo e com um compressor de ligar á bateria apenas por segurança...

força nisso!! :twisted:

Outra duvida...com GPL é fácil de aumentar binário ao carro e consequentemente mais CV?...lol (tipo por com 115...ele tem 101 sem beber muito mais)
 
volto a dizer...

o meu carro só come gasolia a meter a trabalhar e quando seco o deposito...

quase 90mil kms a GPL, fez de tudo, trasito, AE a dar calor, serra a dar calor, nacional nas calmas, AE a 120, cidade nas calmas, mudanças ao corte..
tudo o que se faz a gasolina, o meu motor já "sofreu" a GPL..
só ainda não fez um trackday, mas não digo que nunca o faça!! :green:

isso basicamente é tudo teorias..
no meu motor tudo está a correr bem, não quer dizer que não venha a correr mal e partir alguma coisa..
tal como pode nunca avariar... e tambem pode acontecer outro AEB igual ao meu vir a ter problemas 2mil kms depois de instalar GPL!

tudo é muito relativo..

eu não poupo o meu carro a nada, faz o que tem de fazer, e desde que haja GPL no deposito é isso que ele queima, nunca andei nem ando a passar para gasolina "porque o GPL pode fazer mal"

se eu estivesse com esse pensamento/receio nunca tinha vendido a minha locomotiva e nunca tinha comprado um carro a gasolina..


Sao teorias que me custaram 2500 euros de reparacao...

Pois a cerca de um ano ia eu na AE com a chevy e ia um gajo a pastelar a minha frente, resolvi ultrapassa-lo, ate aqui tudo bem, o urso nao gostou e comecou a acelarar para nao me deixar passar, carreguei no acelarador da monstra, e ela mandou uma velocidade a baixo e descolou ao lado dele, ja ia a voar baixinho quando ouvi um barulho que mais parecia uma explosao e seguidamente um clac clac
Foi devagarinho ate casa e desliguei, no outro dia foi para o mecanico que constatou que algumas valvulas
destemperaram e que uma acabou por dobrar, o cilindro onde a valvula dobrou o injector foi vaporisado, desapareceu pura e simplesmente, podia ter reparado tudo por 500 ou 600 euros, mas era so adiar o inadiavel, resolvi por as valvulas nas duas cabecas por complecto.
No caso da chevy que opera entre os 130 e os 210 graus o destempero e mais rapido.

Na passat tambem nao costumo ligar a gasolina nem em filas nem uma vez por semana, mas tambem nao puxo por ela a gas, quando quero esticar a corda passo para gasolina, ate agora nenhum problema.

O aviso esta dado, cada um faz o que quer, mas como disse um carro GPL se for bem cuidado faz muitos e muitos km sem chatisses, como eu disse a Passat ja vai quase com 300mil e sem problema nenhum.
Evitem grandes acelaracoes a GPL, na chevy ficou pelas valvulas porque e um motor que so faz cerca de 5000 rpm, agora aqueles carros que vao aos 6500rpm e mais, estao sujeitos a rebentar com o bloco ou a cabeca por complecto...
 
Tipo como referi anteriormente estou interessado no GPL, mas depois de o meter gostava de saber se posso mandar o motor a vida se andar a puxar por ele demasiado...tipo trocar de velocidade as 4000 algumas vezes!...
Se ficar com o tanque no lugar do pneu suplente sou "obrigado" a meter pneus Run Flat no carro para passar no IPO?

Puxar ás 4000rpm??? :) atão mas vais meter GPL numa locomotiva a diesel :green:
Eh pah, tal como o AgA, eu também estico bem o meu 1.8T e na maioria das vezes, por confiança, deixo esgotar a 2ª velocidade às 6700rpms :green: Num sei é se vou ter futuro ... :S
Na IPO não te chateiam com o pneu suplente, aliás, da última vez que lá fui, implicaram com tudo menos com a falta do pneu suplente, pois diga-se que ando já hà 2 anos sem pneu suplente :green:
 
Pneu suplente não é obrigatório por lei. E mais, se a moina vos mandar parar e disserem que têm pneu suplente e ele tiver f*dido podem levar coima. Se disserem que não têm, tá tudo na paz. Levem só um kit qualquer para as AE, de resto é assistência em viagem.
 
Eu aconselho pelo menos a ter o pneu fininho la atras, isso do kit de furos nao me convence, se o pneu rasgar todo metem o compressor aparafusado no lugar da roda :p
 
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