GPL - "the topic"

  • Thread starter Thread starter AgA
  • Data de Início Data de Início
ou eu sou burro ou estou mesmo com vontade de implicar....

E então?!?!

O homem disse k começou no veiculo GPL... não ouvid dizer que começou devido ao sistema GPL nem por causa de ser a GPL........


PÁRA COM A MANIA DA PERSEGUIÇÃO CARAI****


Ja toda a gente aqui no forum te entendeu..
GPL é a melhor coisa do mundo e carros a gasolina são um bem para a sociedade....

Nós já percebemos isto!!! Ninguem te (vos) está a contrariar... agora tens é que parar com a mania da perseguição...

Se o jornalista tivesse dito "AH, o fogo começou num audi.... o audi bateu.... o audi ardeu..." Então iamos desatar aki a dizer que estavam a dizer que os audis eram perigosos e que ardem e o carai****!?!?!

Fonix... o fogo começou algures... possivelmente num carro que la tava.. e que por acaso até era a GPL... NINGUEM DISSE QUE O FOGO COMEÇOU POR CAUSA DO SISTEMA GPL DE UM CARRO..........

Já todos percebemos que isso é segurissimo... até mais seguro que a gasolina e o carai****
E então se VOCES cumprirem as regras a que SÃO OBRIGADOS, mais seguros ainda se tornam.....................
 
Boca para o barulho.

Antigamente todos os carros tinham depósitos em chapa, hoje em dia têm depósitos em plástico, porquê ?

É mais seguro ou não ?
 
ou eu sou burro ou estou mesmo com vontade de implicar....

E então?!?!

O homem disse k começou no veiculo GPL... não ouvid dizer que começou devido ao sistema GPL nem por causa de ser a GPL........


PÁRA COM A MANIA DA PERSEGUIÇÃO CARAI****


Ja toda a gente aqui no forum te entendeu..
GPL é a melhor coisa do mundo e carros a gasolina são um bem para a sociedade....

Nós já percebemos isto!!! Ninguem te (vos) está a contrariar... agora tens é que parar com a mania da perseguição...

Se o jornalista tivesse dito "AH, o fogo começou num audi.... o audi bateu.... o audi ardeu..." Então iamos desatar aki a dizer que estavam a dizer que os audis eram perigosos e que ardem e o carai****!?!?!

Fonix... o fogo começou algures... possivelmente num carro que la tava.. e que por acaso até era a GPL... NINGUEM DISSE QUE O FOGO COMEÇOU POR CAUSA DO SISTEMA GPL DE UM CARRO..........

Já todos percebemos que isso é segurissimo... até mais seguro que a gasolina e o carai****
E então se VOCES cumprirem as regras a que SÃO OBRIGADOS, mais seguros ainda se tornam.....................

fala baixo que ninguem te está a insultar..
e sim, hoje estás com vontade de implicar..
tal como eu :p

Boca para o barulho.

Antigamente todos os carros tinham depósitos em chapa, hoje em dia têm depósitos em plástico, porquê ?

É mais seguro ou não ?

é mais barato, simplesmente... :p
 
Há muito jornalista e editor a gostar de sensacionalismos, já se sabe. São uns "bullies"... Isso e são ingénuos. Andam com o GPL para cá e para lá mas morderam na boa que o motorista do pesado vinha a "60 ou 70"...
 
A ANIC - Associação Nacional de Instaladores e Consumidores GPL lançou o seguinte comunicado:

Segurança de viaturas a GPL (Esclarecimento sobre viatura a GPL envolvida no acidente da A25)

Dada a tragédia ocorrida no dia 23Ago'10 na A25 em que colidiram várias viaturas num sinistro do qual não há memória em Portugal pela enormidade dos números envolvidos (de viaturas, de vítimas mortais, de feridos graves e de meios de socorro na operação) é com alguma estranheza que a ANIC-GPL vê o destaque que foi dado pelos media* à única viatura a GPL no meio de tal cenário de destruição.

Em jeito de esclarecimento público, e antecipando o crescendo de desinformação que a especulação sobre o desconhecido possa provocar, a ANIC-GPL informa que toda a instalação de GPL executada de acordo com as normas e legislação vigentes, resulta numa viatura com um nível de segurança tão elevado ou superior ao apresentado pela mesma viatura antes da sua conversão.

Não temos dúvidas que o resultado do inquérito e provas de perícia ao sinistro constatem que essa segurança adicional é real. Segundo as imagens** da tragédia nos media, percebe-se a inexistência da explosão do reservatório de GPL, tendo sido este um dos elementos que a par da estrutura metálica, restaram da viatura em causa que ardeu completamente.

A ANIC-GPL partilha a sua consternação às vítimas e famílias afectadas, bem como reconhece o mérito a todas as equipas de socorro e entidades médicas e de coordenação envolvidas na operação de auxílio.

Em anic-gpl

A foto abaixo vê-se o depósito do GPL da viatura inteiro:
2emzazd.jpg
 
Boca para o barulho.

Antigamente todos os carros tinham depósitos em chapa, hoje em dia têm depósitos em plástico, porquê ?

É mais seguro ou não ?
Quanto a essa questão é muito simples,um depósito de plástico é mais seguro para transportar gasolina ou gásoleo,em caso de acidente em que a carroçaria sofra torções na zona do depósito um depósito de plástico tem maior capacidade de deformar sem verter do que um de chapa que normalmente é composto por duas metades soldadas e que mais facilmente rompe.

Quanto ao acidente da A25 a polémica que está á volta do fogo no veiculo a GPL é culpa do jornalismo que procura causar impacto pois dizer "o incendio teve inicio num veiculo a GPL" dá mais impacto na cabeça de muita gente do que "o incendio teve inicio num veiculo a gasolina" ou "gásoleo" há sempre aquele estigma do gás.

O que muitos não sabem é que o carro a gás também precisa de ter alguma gasolina para pegar e mesmo depois do motor estar trabalhar a gás a gasolina continua dentro das tubagens e dentro da rampa de injectores no caso das injeções multiponto que existe na grande maioria dos carros a gasolina actuais agora num acidente daquelas dimensões seria practicamente impossivel não haver uma ruptura de um qualquer componente do sistema de alimentação causando inevitaveis fugas e mesmo não havendo fugas o incendio nestes casos geralmente tem inicio na parte eletrica do carro seja na bateria que fica esmagada e em curtocircuito seja na cablagem que é cortada e que entra em curtocircuito tambem depois com a quantidade de plásticos que os carros tem hoje em dia a revestir tudo até no compartimento do motor não é dificil imaginar o que acontece,depois é só uma questão de tempo até o pequeno foco de incendio atingir uma linha de combustivel,seja ele gás,gasolina ou gásoleo para o incendio se exacerbar e alastrar rapidamente.

Eu não tenho e nunca tive carros a GPL e durante muito tempo fui contra a instalação do GPL por uma questão simples,as primeiras instalações eram obsoletas e problematicas,o deposito de gás era uma botija cilindrica amarrada com cintas de chapa dentro da bagageira e em muitos casos como a bagageira era pequena ficava praticamente cheia,o fornecimento de gás ao motor era feito por um anel á entrada da admissão,parecia quase um "bico de fogão",havia sempre problemas com rateres que muitas vezes eram fortes o suficiente para partir até as caixas dos filtros de ar,a passagem de gasolina para gás era feita manualmente pelo condutor através de um interruptor de 3 posições e caso a pessoa não soubesse trabalhar bem com o sistema acabava muitas vezes por afogar o motor e a longo prazo os motores podiam sofrer desgaste adicional nas guias das válvulas.

Hoje em dia as instalações de GPL já estão desenvolvidas e os problemas do passado já são isso mesmo,passado,os depósitos estão mais compactos ocupando menos espaço,o fornecimento de gás ao motor já é por um sistema de injectores multiponto controlado eletrónicamente,a passagem de gasolina para gás já é feita de forma automática pela UCE do sistema de gás e quanto á lubrificação das válvulas nas instalações actuais já se coloca um deposito de lubrificante que tem um doseador automático para evitar esse possivel desgaste.

Sinceramente se tivesse de trocar de carro actualmente pensaria 2 vezes
 
Last edited:
Os jornalistas tem interesse em criticar o GPL porque o Governo é contra o GPL...pois quem mete GPL em vez de Gasolina contribui com menos impostos...pois gasta-se menos € para encher um depósito...ou seja menos contribuições
É por isso que qualquer coisinha que se possa utilizar para dizer mal do GPL tem que ser aproveitada...pois muitos jornais tem apoios do estado para sobreviverem!
essa é a minha opinião...mas posso estar errado

o meu carro não é a GPL mas futuramente será!
 
Back
Top