GPL - "the topic"

  • Thread starter Thread starter AgA
  • Data de Início Data de Início
Acho que ainda há muito pessoal que tem a mentalidade de que a assistência em viagem é só para longe de casa e só quando o carro se espatifa e que se faltar a bateria a caminho do trabalho, chama-se o amigo ou o sogro ou o raio... Já vi quem chamasse a assistência por causa de um furo a 50 metros de casa. Não foi preguiça nem nabice mas se o homem ia comprar um pneu novo de qualquer forma para substituir, mandou logo o reboque levar o carro para a o sítio onde o queria fazer e despachou o assunto. É claro que se tiverem muita pressa convém saberem meter mãos à obra...
 
Ora bem, deixem cá ver se consigo explicar isto decentemente e sem gozos, para ver se me entendem….

Os kits de GPL para serem homologados necessitam de corresponder a uma bela carrada de critérios, alguns (os que sei com 100% de certeza) vou descrever, para ver se entendem a minha reacção acerca das noticias do acidente na A25…

Primeiro convém que tenham em conta e que saibam como são os depósitos dos normais combustíveis dos nossos carros.. a menos que andem de Toyota dyna ou nissan cabstar, todos temos depósitos em plástico nos nossos carros.. o que acontece num embate violentíssimo como aquele??
O chassis torce e o deposito parte, se parte começa a largar combustível, logo basta um ponto de ignição (com faísca no caso da gasolina ou de alta temperatura no caso do diesel) para se dar a ignição, logo aí começa o incêndio, sendo que difere novamente consoante o carburante, se for diesel, arde progressivamente, no caso da gasolina quase que explode, visto que arde com uma intensidade diferente…

No caso do GPL, o deposito é feito em metal, preparado para suportar pressões internas de 25bar, no caso de um embate forte o metal amassa (muito pouco no caso dos depósitos tóricos) mas não parte, logo não há fugas.. mas claro um carro a GPL tem deposito de gasolina, e no caso de se incendiar as temperaturas vão aumentar e por consequência vai aumentar a pressão dentro do deposito, por isso mesmo os depósitos de GPL têm uma MULTIVALVULA que funciona em vários parâmetros, se não houver movimento de motor, fecha a 100%, não permite sequer a passagem de GPL para as tubagens, no caso de aumento de temperatura e sobrepressão dentro do deposito, vai libertando pequenas quantidades, liberta pogressivamente até estabilizar a pressão dentro do mesmo.. evidente que se está a arder fora do deposito, vai libertar mais combustível para o fogo, mas é progressivamente (não como um derrame de um deposito de gasolina em que arde, mas arde tudo de uma só vez!), mesmo em caso de defomação do deposito o sistema é sempre o mesmo, liberta lentamente até estabilizar..

Basicamente, o incio de um incêndio num carro, nunca se deve exlusivamente ao GPL, arde tal como arderia se não fosse convertido, e no caso de arder, arde á velocidade que arderia se não fosse convertido, não vai explodir como se assume no mito urbano da ignorância de quem não sabe nem se preocupa em saber antes de falar!!


Passemos aos exemplos já postados por mim no inicio do tópico:

gasolina vs GPL (instalação decente) vs GPL (instalação clandestina)

crash test Astra convertida a GPL

crash test - Autogás

o GPL é seguro?



falta um video, se o encontrar posto ;)
 
Last edited by a moderator:
Então e ja que tas a meter lascas na fogueira, deixa-me que te diga.................. Sabes porque razão ÉS OBRIGADO a utilizar um autocolante na traseira?!
Ou tambem és daqueles que é contra esse toculante?!

É que eu para mim, deviam ser obrigados não só ao toculante na traseira como deviam ser pintados de outra cor... ;)
Mas isto sou eu... que não tenho mais nada para fazer e apetece-me implicar..............
 
SIC, DN, JN e IOL online (a.k.a. TVI)


EDIT:

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1647164&seccao=Centro
(...)Um veículo a gás terá embatido num dos pesados. O choque em cadeia libertou combustível. Ouviram--se explosões, de pneus e baterias. O fogo alastrou a carros a trabalhar, que arderam por completo num cenário de guerra. (...)

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pai...r do Vouga&Option=Interior&content_id=1646847
(...)Dez ligeiros e dois pesados chegaram a incendiar-se e, segundo o major da Brigada de Trânsito de Aveiro, duas pessoas (um adulto e uma criança) que seguiam num veículo movido a GPL morreram carbonizadas(...)


http://aeiou.expresso.pt/horror-em-dia-negro-na-a25=f600429

21.jpg


aqui nota-se visivelmente o adaptador de abastecimento de GPL, bem como a destruição massiva da forte explosão do deposito de GPL...



e finalizando...

http://www.publico.pt/Local/choques-em-cadeia-na-a25-provocam-seis-mortos_1452614
"Jorge Matias, motorista de pesados, seguia num dos camiões envolvidos no acidente e que acabaram por arder, relatando que quando deu conta "já estavam vários carros batidos". "Vinha a 60 ou 70 quilómetros por hora, mas já não deu para fazer nada. E quando bati, o camião começou a arder", declara o motorista, a propósito do sinistro que lançou o pânico e a confusão total na A25. "
Pelos vistos, o que começou a arder foi o camião... de acordo com o próprio motorista.
 
Last edited:
SIC, DN, JN e IOL online (a.k.a. TVI)

Não ouvi................
Só ouvia parte de que estavam alguns veiculos a GPL envolvidos e que muito provavelmente o fogo tinha tido inicio num veiculo a GPL........

Ah, e aquela de que algumas vitimas mortais se encontravam carbonizadas no veiculo a GPL...

Mais que isto não ouvi... por isso vou então calar-me ;)
 
Não ouvi................
Só ouvia parte de que estavam alguns veiculos a GPL envolvidos e que muito provavelmente o fogo tinha tido inicio num veiculo a GPL........

Ah, e aquela de que algumas vitimas mortais se encontravam carbonizadas no veiculo a GPL...

Mais que isto não ouvi... por isso vou então calar-me ;)

já editei o post anterior ;)
 
e eu volto a responder, na expeculação dos jornalistas..

ainda me faltava este que conhece um amigo, do primo da irmão que casou com a tia do bombeiro que chegou ao local, antes do acidente acontecer!!
e...

Colegas meus aqui dos bombeiros que foram os primeiros a chegar dizem (isto ainda não está provado atenção) que tudo indica que foi o carro GPL que provocou o incendio...
 
Back
Top