Mais uns TSI convertidos com kits de injecção directa líquida de GPL:
Pelo que tenho lido em fóruns estrangeiros onde esta tecnologia já está mais testada a opção gasolina deixa de ter qualquer utilidade face a estes kits.
O consumidor ganha mais performance, melhor consumo, mais fiabilidade face a usar gasolina e deixa de necessitar dela mesmo para ligar o carro.
Isto para nem sequer entrar na área da poluição, mas isso já é tema para os legisladores se preocuparem e não os condutores.
É digamos assim uma enorme evolução talvez tão grande como dos kits de injecção monoponto face aos actuais de injecção sequencial multiponto.
Finalmente começam-se a aproveitar em pleno as vantagens do GPL Auto como combustível, quanto mais elaborada é a combustão melhores são os resultados.
O que dizer então quando no futuro os construtores decidirem conceber motores com taxas de compressão mais elevadas para lidarem com as octanas extra do GPL. Até agora isso só era usado em competição e não em carros comuns porque o veículo precisava de gasolina para ligar e com tais taxas a gasolina não dava conta do recado e o carro só funcionava bem a gás. É ali um meio caminho entre a taxa de compressão dos carros a gasolina e gasóleo actuais.
Estava a anos luz em termos de desenvolvimento face aos sistemas de injecção de gasolina ou gasóleo que hoje em dia permitem excelentes consumos.
Só que sem baixo preço do combustível não existem automóveis económicos, e aí o GPL vai ter uma palavra a dizer quando os consumos forem praticamente os de um diesel mas com combustível a sensivelmente metade do preço. Com tendência para que esta diferença continue a aumentar.