Boas
Eu acho que tanto nacionais como importados são bom negócio! Porquê? Porque depende muito daquilo que estamos à procura! Tudo depende das condições do negócio! Aqui na familia foi importado um veículo, 1 ano, 35 mil km, historial todo na marca. Comparando a um igual cá, foi uma poupança na ordem dos +/-20%.
Tudo bem que foi há uns anos atrás.
Já o Audi, apesar de ter também 1 ano, comprei cá! O negócio justificava-se, o valor não era muito diferente do que iria gastar num importado com aquilo que tinha estabelecido.
Conclusão: São dois carros para objetivos, pedidos e usos diferentes, ambos com 1 ano, praticamente os mesmos kms, um importado outro nacional. Por isso, generalizar é complicado! Há que primeiro, estabelecer muito bem o que se quer! Não é, "ah e tal, apetece-me trocar de carro" e decidir importar um! Definir o objetivo, o uso, ver o que realmente se pretende do veículo. Depois vem a pesquisa, a procura de informação sobre a viatura e só depois se pode analisar se compensa ou não fazer a importação de um veículo!
Mas isto é o meu ponto de vista, não é nem nunca será o da razão absoluta! Apenas, como disse, um ponto de vista!
Abraço