E o engraçado da questão é que, estive a perguntar a todos os usados que estão no standvirtual com a motorização que tenho em vista, qual o valor de iuc (pois é uma forma de saber qual o valor que terá sido pago na legalização), e todos eles, com a excepcao de 1, pagam 230€ (o da excepcao paga 270€).
Tive o cuidado de perguntar apenas aos que tinham a mesma tracao, mesma potencia, mesmo diametro roda, com as gramas de 121g/km, que pelo que me apercebo, na COC esses 121 sao de NEDC (em WLTP o valor é superior a 150g/km > isto é, leva a ser taxado pelo valor mais alto).
Ora isto leva-me a uma conclusão. No momento da legalização, para este caso, vai depender bastante de quem está no outro lado da AT.
A AT tem uma tabela "padrão" para os carros mais corriqueiros. Se o carro estiver nessa tabela (e por acaso o que tenho em vista até está, com um valor abaixo do que vem no COC - deve ter sido copiado o valor do motor ultra, ou então com jante mais pequena), e se quem está a preencher o formulário, colocar o valor mais baixo, que corresponda com essa tabela, pode ter a sorte de ser taxado pelo valor mais baixo.
Dá a entender desta forma. Para um stand é naquela, mais milena menos milena é o cliente final que paga a fava. Agora para quem, a titulo pessoal está interessado em saber com o que pode contar, vai um bocado à sorte.
Ora vamos lá actualizar isto.
Afinal a AT usa o CO2 combinado. Quando estão os dois NEDC e WLTP disponíveis, a AT usa o valor do WLTP.
E para a importação, o valor do COC é o que está no item 48:
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Neste examplo, será 116g/km. Por acaso até bate certo com a pagina
https://www.ultimatespecs.com/car-specs . website com uma base de dados bastante actualizada.
Dito isto, parece-me que estão reunidas as condições para se importar sem surpresas.