[A4 B6] E depois do adeus...

Qual o óleo que devo usar para este "novo" motor?

  • Shell

    Votes: 0 0,0%
  • Mobil

    Votes: 1 5,9%
  • Castrol

    Votes: 10 58,8%
  • LiquiMoly

    Votes: 2 11,8%
  • Fuchs

    Votes: 4 23,5%

  • Total voters
    17
  • Poll closed .
Bem, despertei a vossa curiosidade, se calhar acham que inventei a roda.. Nada disso..
E por falar em roda......
Se bem se recordam eu tenho no Audi umas jantes 17, originais Audi, com pneu 235/45R17... As jantes são lindas mas.. são muito pesadas, os pneus muito largos.. Puxar roda 17 com pneu 235 é demasiado para um 1.6 com pouco mais de 100 cv..
Então andei a ver umas jantes, jante 15 estava fora de questão então andei a ver as jantes 16...
Originais de preferência.
A oferta da Audi não é muita, ou seja há alguma variedade mas as jantes 16 da Audi não têm muita graça, então lembrei-me que no meu B5 tinhas umas 16 até interessantes.. Então fui buscar isto:

P_20221207_130710.jpg

Arranjei 4 jantes 16 originais Audi, o modelo não sei, talvez Avus ou Parabol (existem Avus e Parabol de vários tamanhos) mas sei que são iguais às que eu tinha no meu B5 1.8Turbo.
São muito mais leves que as 17 que tenho e o pneu que vai levar (não os pneus da foto) vai ser Bridgestone com a medida 205/55R16.
Espero que com esta mudança, consiga ter menor atrito ao asfalto, logo melhor aceleração, menos esforço pró motor e melhores consumos.
 
Bem, despertei a vossa curiosidade, se calhar acham que inventei a roda.. Nada disso..
E por falar em roda......
Se bem se recordam eu tenho no Audi umas jantes 17, originais Audi, com pneu 235/45R17... As jantes são lindas mas.. são muito pesadas, os pneus muito largos.. Puxar roda 17 com pneu 235 é demasiado para um 1.6 com pouco mais de 100 cv..
Então andei a ver umas jantes, jante 15 estava fora de questão então andei a ver as jantes 16...
Originais de preferência.
A oferta da Audi não é muita, ou seja há alguma variedade mas as jantes 16 da Audi não têm muita graça, então lembrei-me que no meu B5 tinhas umas 16 até interessantes.. Então fui buscar isto:

View attachment 71695

Arranjei 4 jantes 16 originais Audi, o modelo não sei, talvez Avus ou Parabol (existem Avus e Parabol de vários tamanhos) mas sei que são iguais às que eu tinha no meu B5 1.8Turbo.
São muito mais leves que as 17 que tenho e o pneu que vai levar (não os pneus da foto) vai ser Bridgestone com a medida 205/55R16.
Espero que com esta mudança, consiga ter menor atrito ao asfalto, logo melhor aceleração, menos esforço pró motor e melhores consumos.
Viva!
Aconselho a pesá-las com os pneus montados e com o ar na pressão respetiva.
A minha B5 vinha com essas jantes de origem. São bonitas e boas, robustas. Daí o peso. Troquei para umas 17" aftermarket (na altura não se arranjava nada de jeito OEM em 17, as B6 ainda não tinham saído...). As dos A8 (Parabol) eram ainda mais pesadas. O conjunto jante/pneu e ar ficou mais leve cerca de 400g por roda.
Tenho em vista pequenas modificações para esta arrastadeira andar um bocadinho mais e consumir um bocadinho menos...
Novidades em breve...
O que vi na Alemanha mas feito por uma empresa que a isso se dedica (muscular atmosféricos), foi a aplicação de compressores G40 ou G60, alteram também a injeção e não sei que mais. Mas o consumo não era o primeiro requisito...:p
 
É uma diferença muita significativa para sentires uma boa diferença

A minha ideia é que no arranque o carro não seja tão lento, e que com um pneu menos largo, o atrito seja menor e assim o motor não tenha tanto esforço e consuma menos.
O meu motor tem um binário muito curto, 16 ou 180 Nm ou lá o que é, pra puxar pneu 235 é curto. Num motor com mais binário é natural que não se sinta tanto a diferença.
No meu corolla com jante 195/55R16, gastava mais 1 litro aos 100 do que com a medida original 175/65R14.
No caso do Audi acho que vou sentir diferenças, mas em todo o caso irei colocar aqui o meu feedback :cool:
 
Ora, vim almoçar mas esta manhã estive a preparar as jantes 16...
Limpei-as por dentro, estavam todas sujas de ferodo.
Apliquei uns pneus Bridgestone Turanza 205/55R16, 91V.
São usados mas têm muito piso, são de 2019 e não tem remendos nem nenhuma ovalização. E foram de borla, o que é ainda melhor.

P_20221208_112922.jpg

As jantes essas comprei a um particular, por 80 paus.
Já foram equilibradas, levou pouco peso, o que é óptimo sinal.
Da parte da tarde irei levar o argolas pra meter as jantes ao sítio.
Os centros irei colocar os centros originais das minhas jantes 15.
Já agora se alguém quiser as minhas jantes 15, eu quase que as ofereço, já com pneus.:p
 
Back
Top