Makaveli disse:
Fiquei no dilema de te perguntar que idade tens ou se tens carta. Para não ser inconveniente, não pergunto.
Artigo 84.º do Código da Estrada, e mais não digo.
Depois surgem os dados e estatísticas, com a assinatura de credibilidade de instituições não credíveis, em que a culpa é da velocidade, poupem-me.
Decreto-Lei nº 265-A/2001 de 28-09-2001
CÓDIGO DA ESTRADA
TÍTULO II - Do trânsito de veículos e animais
CAPÍTULO I - Disposições comuns
SECÇÃO XII - Regras especiais de segurança
----------
Artigo 84.º - Proibição de utilização de certos aparelhos
1 —
É proibido ao condutor utilizar*, durante a marcha do veículo, qualquer tipo de auscultadores sonoros e de aparelhos radiotelefónicos.
2 — Exceptuam-se do número anterior:
a) Os aparelhos dotados de um auricular ou de microfone com sistema alta voz, cuja utilização não implique manuseamento continuado;
b) Os aparelhos utilizados durante o ensino da condução e respectivo exame, nos termos fixados em regulamento.
3 — É proibida a instalação e utilização de quaisquer aparelhos, dispositivos ou produtos susceptíveis de revelar a presença ou perturbar o funcionamento de instrumentos destinados à detecção ou registo das infracções.
4 — Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de € 120 a € 600.
5 — Quem infringir o disposto no n.º 3 é sancionado com coima de € 240 a € 1200 e com perda dos objectos, devendo o agente de fiscalização proceder à sua imediata remoção e apreensão ou, não sendo ela possível, apreender o documento de identificação do veículo até à efectiva remoção e apreensão daqueles objectos, sendo, neste caso, aplicável o disposto no n.º 4 do artigo 168.º
mauro2746 disse:
Boas
como leram no "assunto" ontem por volta das 17 horas fui multado no Centro-sul(almada), por circular com o telemovel na mao "esquerda" quando conduzia... (e o que esta escrito no Papel da multa)
foi mesmo para embirrar porque
eu nem estava a falar nem a mandar mensagem,
apenas a segurar no telemovel... e eles viram
começaram a dizer que os dois viram e que era dois a ver... e que nao havia nada a fazer e bla bla bla...
* Verbo utilizar
Conjugacao:
do Lat. utilizare
v. tr.,
tornar útil;
empregar com utilidade, com vantagem;
tirar proveito, partido de;
servir-se de;
v. int.,
ser útil;
v. refl.,
auferir proveito;
lançar mão;
servir-se.
Verbo agarrar
Conjugacao
de garra
v. tr.,
prender com garra;
segurar, apanhar;
pegar em;
v. refl.,
segurar-se;
prender-se;
unir-se.
Como nao percebeste o meu comentario fica aqui mais uma definicao:
sarcasmo
do Lat. sarcasmu < Gr. sarkarmós
s. m.,
zombaria insultante;
escárnio;
ironia amarga, mordaz.
Conclui-se entao que agarrar e utilizar sao coisas completamente diferentes.
Tenho 34 anos e carta a 15, faco mais quilometros por semana do que certamente fazes por cada 6 meses,
Nao percebi se me estavas a tentar dar uma palmadinha ou se percebi mal, tambem nao passei muito cartucho, regras actuais em portugal desconheco mas nao devem ser muito diferentes de ca, quanto ao bom senso nao sei, mas pelo topico da para ter uma ideia...
e nao facas postar mais nada porque este post deu um trabalho do caral..
Ja agora, obrigado pela referencia ao codigo 84, poupou-me umas paletes de trabalheira...