Ó BOOOOOSSSSSSST

Paiol disse:
Pois realmente as contas são muito faceis de fazer :o

na pratica nao é assim tão simples...

Primeiro porque o carro continua a ter um consumo de gasolina, que será maior ou menor dependendo de fazes viagens curtas ou longas, pois de cada vez que o colocas a trabalhar ele pega a gasolina, mudando depois automaticamente para gas (não se sente nada nem é preciso fazer nada é tudo automatico) esse consumo pode ir desde 0,3 litros por cada 100 km até 1 litro no extremo. No meu caso está em cerca de 0.5 litros.
Depois para o carro ter a mesma performance que tem a gasolina o consumo aumenta em relaçao á gasolina uns 20% ou até um pouco mais, no meu caso 22% (pois nao queria ter nem menos meio cavalo do que a gasolina se possivel até mais :twisted: )
Isto só é possivel com os novos sistemas de injecção sequencial os antigos nao aconselho a ninguem

O custo de uma instalaçao destas varia entre os 1600 euros para um carro de 4 cilindros até aos 150cv passando pelos 1800 para um 5 cilindros com mais de 200CV, e cerca dos 2000 para um 6 cilindros na ordem dos 300cv.
Depois nem todos os carros a gasolina estão aptos para tal transformaçao, marcas japonesas não fazem os seus motores a pensar no GPL o resultado podem ser as valvulas para a sucata se nao se tiverem cuidados adicionais como um lubrificante especial para as valvulas.
No entanto já muitos fabricantes fazem motores a pensar no GPL que nao sofrem deste problema, há uma lista dos motores compativeis e dos que precisam de levar o dito lubrificante.




Por isso para fazermos as contas bem feitas, para um carro que gaste 10 litros de gasolina e que o seu proprietario faça 2 viagens por dia de 30 km por exemplo e que o carro durma na garagem, vamos ter um consumo de gasolina cerca de 0.3 litros. para um carro a gastar 10 litros de gasolina com os tais 20% de aumento fica 12 litros a GPL.
E como nem toda a gente mora em braga é melhor colocar o preço do GPL mais caro, para assim nao se ter surpresas negativas, pelo que isto é no pior dos cenarios.


0,3 X 1.40 = 0.42 euros de gasolina por cada 100 Km
+
12 X 0.63 = 7.56 euros de gas por cada 100 km

total= 7.98 euros por cada 100 km



Se o carro só andasse a gasolina a gastar os tais 10 litros gastaria:


10 X 1.40 = 14 euros Isto se o carro pudese usar gasolina 95 octanas, porque muitos carros como os volvo T4 ou até o meu S8 só podem levar 98 octanas o que ainda dá uma diferença maior visto o preço por litro desta gasolina estar já acima do 1,5 euros :x




Estas são as contas como se devem fazer, só dão é mais trabalho ;)
 
épá................ja tinha visto em qualquer sitio que se instalava
gpl(ou derivado) nos carros a disel.
isso funcionara bem..?
e que o gpl está a 0.60€ o litro
 
luizsantana disse:
épá................ja tinha visto em qualquer sitio que se instalava
gpl(ou derivado) nos carros a disel.
isso funcionara bem..?
e que o gpl está a 0.60€ o litro

funciona mas nao é permitido no nosso pais (mas não substitui todo o gasoleo por GPL, apenas uns 40 a 50%, ou seja ia gastar GPL e gasolio), assim como tambem nao é permitido injecção liquida nos carros a gasolina (injecção liquida é que era, é a loucura, consumo menor que a gasolina, potencia 10% superior), kits mais baratos pois tem menos peças, consumo de gasolina zero, pois começam a trabalhar já a GPL.
Já são permitidos há mais de 10 anos em frança e aqui ainda nada :!:, somos mesmo o atraso dos atrasados :x
 
mustang disse:
funciona mas nao é permitido no nosso pais, assim como tambem nao é permitido injecção liquida nos carros a gasolina (injecção liquida é que era, é a loucura, consumo menor que a gasolina, potencia 10% superior), kits mais baratos pois tem menos peças, consumo de gasolina zero, pois começam a trabalhar já a GPL.
Já são permitidos há mais de 10 anos em frança e aqui ainda nada :!:, somos mesmo o atraso dos atrasados :x

viva portugal........VIVA......VIVA....... :roll:
 
artur disse:

Este link fui que o coloquei e até me inscrevi para poder dar a minha opinião,opinião essa que a dei e foi a seguinte: Eu não sou contra o GPL até porque estou a ponderar seriamente trocar a minha carrinha por uma a gasolina e po-la a GPL.A questão aqui é, como já foi referido, existem alguns modelos de carros que pela sua essência não deviam ser alterados para GPL (neste caso em particular a RS2,porque como referi é um modelo emblemático da marca).Por exemplo,eu não me importava nada de trocar a minha velhinha 80 por uma a4 1.8t e po-la a GPL.Mas se em vez da 1.8t tivesse uma RS4 já não fazia essa alteração pois já não estava de acordo com a essência da carrinha..

Basicamente foi isto que eu disse no outro forum.Mas cada qual é livre de fazer o que bem entender afinal de contas estamos numa democracia... :green:
 
concordo de alguma maneira contigo, apenas porque uma RS2 é um classico, pode nao ser agora, mas é uma questao de tempo. Um classico para que tenha o maior valor possivel deve ser mantido na sua forma mais original.
È claro que se for para manter na sua forma original dificilmente dá para ser um carro para uso diario e se alguem a quiser comprar para poder usufruir da carrinha no dia a dia e a transformar para GPL tambem é algo que nao deixa de ser interessante.

Porque no primeiro caso comprava a RS2 guardava-a na garagem e saia de vez em quando com ela, de resto no dia a dia continuava a andar num carro qualquer convencional.

No segundo caso passava a andar todos os dias de RS2, a tirar todo o prazer de tal belo carro, mesmo sabendo que no futuro o seu valor seria menor.

Eu no meu caso, estou á procura de um RS2 ou M5 ou qualquer outro carro que apareça do genero a bom preço. Neste caso para manter o mais original possivel, porque já tenho o S8 para andar no dia a dia. Mas senao tivesse... provavelmente faria como ele.



ricky143 disse:
Este link fui que o coloquei e até me inscrevi para poder dar a minha opinião,opinião essa que a dei e foi a seguinte: Eu não sou contra o GPL até porque estou a ponderar seriamente trocar a minha carrinha por uma a gasolina e po-la a GPL.A questão aqui é, como já foi referido, existem alguns modelos de carros que pela sua essência não deviam ser alterados para GPL (neste caso em particular a RS2,porque como referi é um modelo emblemático da marca).Por exemplo,eu não me importava nada de trocar a minha velhinha 80 por uma a4 1.8t e po-la a GPL.Mas se em vez da 1.8t tivesse uma RS4 já não fazia essa alteração pois já não estava de acordo com a essência da carrinha..

Basicamente foi isto que eu disse no outro forum.Mas cada qual é livre de fazer o que bem entender afinal de contas estamos numa democracia... :green:


Mas se tu fizesses muitos km por dia e não podendo suportar os custos de nenhum destes modelos de que falas a gasolina.
Aparecia pelo mesmo preço á venda uma A4 1,8T a GPL e uma RS4 a GPL
Tu ias comprar a 1,8T podendo ter a RS4 ???? :o
 
ricky143 disse:
É óbvio que escolhia a RS4 MAS pela simples razão de já estar a GPL...

não seja por isso, pedes ao mecanico para ser ele a fazer a instalaçao, e nem olhas para lá, só pagas no final :D

Tens de pensar que se tu nao a comprares para por a GPL pode comprar outro maluco para GPL ou ainda pior...


Isso é quase como tu conheceres um gaja tão linda, tão linda que nem lhe consegues saltar, porque ela parece um autentico anjo e queres que ela se mantenha virgem. Como tal dizes-lhe que nao.
No dia seguinte passas por ela na praia com um azeiteiro badalhoco a come-la toda.

Conclusão compras tu a 1,8T e no dia seguinte vez passar a RS4 por ti na AE com o autocolante de GPL e o gajo que vai la dentro a dizer ao amigo do lado, apanhei esta carrinha por uma pechicha, imagina que um gajo que a foi ver antes preferiu uma 1,8T, que sorte assim ficou para mim.

Tu é que imaginas que senao fores tu a comprar ela vai ficar para sempre guardada numa garagem, assim como imaginavas que a gaja nao ia com mais nenhum

[EDIT] Desculpem é do sono, já nao digo nada direito xau[/edit]
 
mustang disse:
    • Sim tens razão somos o unico pais onde nao se pode estacionar em parques abaixo do nivel do solo e temos de andar com o autocolante (quem nao anda sujeita-se a uma multa de 30 euros)
      Em londres por exemplo os carros a GPL nao pagam para entrar no centro de londres e até tem desconto nos parques subterraneos.


    _________________________________________________




    • papy:

      Ora pensa comigo, estou eu para comprar um carro, e tenho 2 opçoes (tendo em conta os km que faço o preço que posso pagar por dia e o conforto que quero)

      Ou comprava um A8 2.5 TDI com 180CV com o preço do diesel nos 1.20 euros e com tendencia para ficar cada vez mais proximo do preço da gasolina.

      Ou então podia comprar um A8 4,2 com 300 CV que posto cá ficava pelo mesmo preço que o TDI (pois na importação os carros a GPL tem uma redução de 40% no IA) ( a opção do S8 com 340Cv apareceu depois)



      Então dão-me a escolher entre andar todos os dias numa destas 2 coisas abaixo discriminadas:

      Ora 180Cv fumarentos com um red line nas 5 mil rpm
      ou 340CV de um S8 quattro, 5,5 segundos dos 0-100, suspensao desportiva, travoes xpto etc etc ( um dos carros dos meus sonhos)

      só se eu fosse muitooo burrroooo!!! é que escolhia o primeiro


      _________________________________________________


      • Um R8 é feito para ser rapido, potente, e dar muito prazer de condução, nao para ter uma mala grande ou ser economico ou ter uma suspensao muito confortavel. Eu ainda sou mais radical e ainda acho que nem AC devia ter.
        Logo nao tem qualquer interesse estar a colocar um motor diesel, já agora que tal uma suspensao pneumatica com muito curso, para ficar muito confortavel e uma versao carrinha pois a mala que ele tem é minuscula e não dá para ir as compras.



      _________________________________________________



      Atenção eu nao instalo ou vendo GPL, nem tão pouco me interessa que alguem ande a GPL, muito pelo contrario quanto menos andarem a GPL melhor, mais baratos ficam os carros a gasolina, e menos probabilidades há de o estado se lembrar de aumentar o imposto sobre o GPL.



    • Acho que estes sao os pontos principais a reter neste tópico.

      rmatos disse:
      estou a ficar tentado em trocar a minha por uma S4 :roll: :roll: :roll:

      Eu próprio já pensei em fazer algo do género, alias ainda nao está posto de parte... tudo isto porque um conhecido comprou um 9-3 2.8T a uns meses atrás e colocou-o a gpl. Só entao deixei de ser ignorante e vi a luz, até entao nunca fui muito receptivo com o GPL mas isto tem a ver com a nossa (tuga) mentalidade, o que é meu ou igual é bom qualquer coisa diferente é mau e devia ser exterminado... adiante, após algumas pesquisas re-descobri um "novo mundo" e como o Pedrinho já salientou os motores a GPL sao geralmente mais limpos.

      Por exemplo um eng lá na empresa comprou na altura em que eu comprei a A4, um V8 3.6 e no outro dia estivemos a fazer as contas e ele já pagou o sistema que colocou.
 
Então matinhos.... :green:

Mustang concordo contigo mas continuo a dizer que eu não punha uma RS2/4/6/8/10....a gpl (até porque se eu compro um carro destes nem estou a pensar nos consumos), mas tudo depende da situação. Gajas?Venham elas...eu trato de as manter um anjinho... :green:
 
ricky143 disse:
Então matinhos.... :green:

Mustang concordo contigo mas continuo a dizer que eu não punha uma RS2/4/6/8/10....a gpl (até porque se eu compro um carro destes nem estou a pensar nos consumos), mas tudo depende da situação. Gajas?Venham elas...eu trato de as manter um anjinho... :green:

Ya... hj és rico compras uma rs4... daki a 15dias as acçoes voa tdas cu crl e ficas pobre... como nao tens dinheiro pra gota, como és orgulhoso e o toculante a dizer gpl te mete impressão, vendes a rs e compras um Ax....

Ainda gostava de ver isso...LOLOLOLOL vcs são tds malukos...nao sabem ver as situações... eu cá antes kero uma RS4 a gpl do k um Corsa A 1.0cc....
 
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