Paiol disse:
Pois realmente as contas são muito faceis de fazer
na pratica nao é assim tão simples...
Primeiro porque o carro continua a ter um consumo de gasolina, que será maior ou menor dependendo de fazes viagens curtas ou longas, pois de cada vez que o colocas a trabalhar ele pega a gasolina, mudando depois automaticamente para gas (não se sente nada nem é preciso fazer nada é tudo automatico) esse consumo pode ir desde 0,3 litros por cada 100 km até 1 litro no extremo. No meu caso está em cerca de 0.5 litros.
Depois para o carro ter a mesma performance que tem a gasolina o consumo aumenta em relaçao á gasolina uns 20% ou até um pouco mais, no meu caso 22% (pois nao queria ter nem menos meio cavalo do que a gasolina se possivel até mais :twisted: )
Isto só é possivel com os novos sistemas de injecção sequencial os antigos nao aconselho a ninguem
O custo de uma instalaçao destas varia entre os 1600 euros para um carro de 4 cilindros até aos 150cv passando pelos 1800 para um 5 cilindros com mais de 200CV, e cerca dos 2000 para um 6 cilindros na ordem dos 300cv.
Depois nem todos os carros a gasolina estão aptos para tal transformaçao, marcas japonesas não fazem os seus motores a pensar no GPL o resultado podem ser as valvulas para a sucata se nao se tiverem cuidados adicionais como um lubrificante especial para as valvulas.
No entanto já muitos fabricantes fazem motores a pensar no GPL que nao sofrem deste problema, há uma lista dos motores compativeis e dos que precisam de levar o dito lubrificante.
Por isso para fazermos as contas bem feitas, para um carro que gaste 10 litros de gasolina e que o seu proprietario faça 2 viagens por dia de 30 km por exemplo e que o carro durma na garagem, vamos ter um consumo de gasolina cerca de 0.3 litros. para um carro a gastar 10 litros de gasolina com os tais 20% de aumento fica 12 litros a GPL.
E como nem toda a gente mora em braga é melhor colocar o preço do GPL mais caro, para assim nao se ter surpresas negativas, pelo que isto é no pior dos cenarios.
0,3 X 1.40 = 0.42 euros de gasolina por cada 100 Km
+
12 X 0.63 = 7.56 euros de gas por cada 100 km
total= 7.98 euros por cada 100 km
Se o carro só andasse a gasolina a gastar os tais 10 litros gastaria:
10 X 1.40 = 14 euros Isto se o carro pudese usar gasolina 95 octanas, porque muitos carros como os volvo T4 ou até o meu S8 só podem levar 98 octanas o que ainda dá uma diferença maior visto o preço por litro desta gasolina estar já acima do 1,5 euros
Estas são as contas como se devem fazer, só dão é mais trabalho