Oleo de Motor indicado para os nossos carros

O meu está com 219 klms e meto 5 w 30 achas que devia meter 5w40?

Não... deixa-te andar com esse óleo! Se for de qualidade claro! Norma 5W40 não existe totalmente sintético, apesar de as embalagens assim o dizerem mas numa tradução um pouco duvidosa :D lol
A Audi aconselha o 5W30, os fabricantes de óleo também aconselham, no inicio deste tópico já antigo tem informação exatamente sobre isso... podes usar 5w30 ou 5w40 norma 507.00 ou norma 505.01 respectivamente!
O 507.00 é uma evolução em relação ao 505.01, tenho aí uma tabela algures a explicar a diferença entre os dois, se a encontrar coloco aqui :) o 507.00 é melhor em vários pontos.
 
507 é igual a anteriores, com a diferença que possui aditivo anticinzas e carbonos especifico para motores com FAP.
Quanto ao oleo 5w30 e 5w40, como ja referi, o espectro é diferente. Eu continuaria a utilizar o que o livro recomenda e nao os fabricantes de oleo. 100% sintetico ou nao, irrelevante desde que cumpra as mudas de oleo. Isto claro, a minha opiniao.
 
Ou seja norma 505.01 existe para 5w30 e 5w40.
Norma 507, apenas 5w30.

Sim e a norma 507.00 sendo totalmente sintética e mais leve é supostamente melhor em vários pontos conforme o gráfico. A norma 505.01 tem cada vez menos produção, sendo também o "mínimo" para o PD130, conta muito a qualidade do óleo e mais ainda as mudanças do mesmo, o ideal será sempre mudar antes dos 10 mil km, ou menos de 1 ano. Há quem diga que o óleo 5w40 norma 505.01 acentue o desgaste da CAM, os testes da VW para o 505.01 tem um limite de 250 horas e a norma 507.00 um limite de 650hrs etc, há imensa informação, mas no final acaba por ser quase um gosto pessoal e fazer KM
A nível de temperatura em esforço ou exterior as duas normas têm resultados muito idênticos.
O ideal seria usar o 507.00 se o mesmo fosse ao preço do 505.01 e fosse também tão silencioso, o 507.00 veio mesmo substituir o 505.01, tanto que já não é produzido por várias empresas e lá fora já há queixas de falta de stock.
 
Para os PD130 o mais "sintético" é o 0W30 com a norma 506.01, os outros, embora digam, não são sintéticos, nem pertencem ao Grupo IV dos PAO, mas sim do grupo III dos HC. A norma 507 é mais para quem tem FAP, embora hoje em dia já quase todos os 5w40 ou 5w30 tenham a norma C3 com baixo teor de cinzas. Mais vale um bom 5W40 de uma boa marca do que um 5W30 mau. Por ex. se ouves as touches a bater no arranque 1 ou 2s talvez não estejas a utilizar o melhor óleo...
 
a norma 506.01

Já li varias vezes que esta norma foi descontinuada para os PD por ter dado problemas! para quem tem FAP é obrigatória a norma 507.00, mas não é um óleo feito exclusivamente para carro com FAP

Neste momento estou a usar o óleo OEM, que como é obvio não é feito pela AUDI, não faço a mínima qual será o fabricante! Não ouço as touches a bater, ouvia antes quanto estavam furadas e arvore de cames totalmente rompida e levou sempre óleo 5W40 nesses KM!
 
Sim, já não é facil encontrar esta norma, na Alemanha eram todos corridos a ela antes de aparecer a 507, por causa do clima.
Eu sempre usei Castrol, mas nos ultimos anos comecei a sentir pior lubrificação e o tal bater metálico no arranque a frio, tanto no 5w40 como no 5w30. Passei para o Fuchs e voltou tudo ao normal.
 
Resumindo, orientem se pela tabela.
Um sueco nao vai usar o mesmo óleo que um português, isto um bocado pelo sentido figurado das temperaturas climaticas.
Mas aqui, mais interfere de é 0w, 5w ou 10w.

Mas nao entendo porquê de tanta duvida acerca do oleo. É seguir as normas, viscosidades recomendadas e usar boas marcas. Alterar isso é dar um tiro no pé.
 
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