Acho que sim. Até porque és de uma zona quente. Mais vale o espectro de 40, que o de 30 nas temperaturas altas.O meu está com 219 klms e meto 5 w 30 achas que devia meter 5w40?
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Acho que sim. Até porque és de uma zona quente. Mais vale o espectro de 40, que o de 30 nas temperaturas altas.O meu está com 219 klms e meto 5 w 30 achas que devia meter 5w40?
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O meu está com 219 klms e meto 5 w 30 achas que devia meter 5w40?
Ou seja norma 505.01 existe para 5w30 e 5w40.
Norma 507, apenas 5w30.
a norma 506.01
...Há quem diga que o óleo 5w40 norma 505.01 acentue o desgaste da CAM, ...
Mais fino porque?Eu vi esta sugestão mas para o 5W30, e faz algum sentido que sendo um oleo mais "fino" tenha maior dificuldade em manter a pelicula lubrificante.
Mais fino porque?
5 = a "espessura" a frio.
40, a capacidade de tolerar altas temperaturas e por seguinte, indice da viscosidade a quente.
A mesma a frio. A quente, tem menos em temperaturas mais altas, mas dentro de faixas de funcionamento de temperaturas medianas, é tudo o mesmo.Resumindo o 5w30 tem menos viscosidade que o 5W40.
Esta melhor esplicado no link
https://itstillruns.com/sae-oil-6900460.html
A mesma a frio. A quente, tem menos em temperaturas mais altas, mas dentro de faixas de funcionamento de temperaturas medianas, é tudo o mesmo.