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Prensar molas
:evil:
Nem digas um crime desses... Prensar molas e cortar molas e a maior barbaridade k se pode fazer num carro... Se o rebaixamento e a procura de melhoramentos na estabilidade e segurança do carro (para alguns para outros apenas uma questão de estetica) cortar ou prensar molas e exactamente o oposto...
Tendo conhecimento como eu de alguns amigos k resolveram mandar fazer esse trabalho no carro deles e o resultado foi bastante negativo, em alguns casos k tenho conhecimento e em ambas as opções (cortadas e prensadas) o resultado foi semelhante, uma das molas partiu-se e em alguns casos deu-se o azar de despiste e para alem de uma mola partida foi o carro tambem...
Cortar Molas:
Cortar molas é errado por uma simples razao ao faze-lo se pensarem bem, a mola esta estudada para k a parte do meio seja mais elastica e faça o amortecimento sendo os extremos mais rigidos para servirem de apoio no prato do amortecedor e topo do mesmo, sendo a parte do meio k faz o dito amortecimento, ao cortar a mola a parte rigida do meio passa para o topo de baixo ou de cima conforme se cortarmos em baixo ou em cima o/os elos a mais, ficando no meio a parte k seria mais rigida e nao esta preparada nem tem elasticidade para fazer o efeito de mola e amortecimento, o k acontece a mesma coisa k se xegarem a um clip de prender o papel e o dobrarem e extenderem varias vezes, ele vai partir pois nao tem elasticidade para fazer o efeito de extender e encolher....
Prensar molas:
Prensar molas pode parecer nao ser mas tambem tem um reverso da medalha, ao prensarem uma mola ela vai obrigatoria mente mudar as suas caracteristicas tambem, muitas vezes para prensar uma mola o k e feito para k ele fique com o tamanho desejado e nao volte ao normal depois de estar na prensa e dar-lhe calor, o k acontece muito simples a mola destempera o metal k constitui a mola fica alterado mudadndo a sua rigidez e elasticidade, podem fazer o mesmo teste com um clip de prender papel, agarrem nele e coloquem-no num bico do fogão deixem-no aquecer bem e depois de aquecer dobrem-no e extendam-no e vejam quantas vezes o fizeram ate ele partir, depois agarrem num qur nao foi aquecido e façam o mesmo, vão ver k o clip k nao foi akecido tem de dobra-lo e extende-lo mais vezes ate ele partir...
Depois disto acho k disse tudo...
Não vou colocar molas por uma simples razão, as molas de rebaixamento fazem o seu efeio mas tem um senao, e aplica-las nos amortecedores de origem, os mesmos estão preparados para um determinado curso de mola, ao reduzir o curso da mola vamos reduzir o curso do amortecedor, o k acontece e k o espigão do amortecedor de origem mantem-se do mesmo tamanho, tendo uma mola com um curso inferior vai originar a k o espigão bata muitas vezes no final esgotando o curso facilmente ate k os amortecedores de origem vao de vez a vida, como so meus amortecedores de origem ja nao estao na melhor forma, ao colocar molas ja teria de pensar em mudar o mais depressa possivel de amortecedores pq seria inevitavel k os mesmos em muito pouco tempo fossem a vida...
A melhor opcao de rebaixamento para mim sera sempre ou colocar umas molas de rebaixamento nos amortecedores de origem e ir comecando logo a juntar €€ para uns de espigão curto, ja preparados para molas de curso reduzido, ou entao optar logo por um setup de mola/amortecedor...
Para quem tiver a possibilidade passa mesmo pela colocação de um sistema de amortecedores CoilOvers, para mim sem duvida a melhor opcao, mais dispendiosa e certo, mas com uma durabilidade superior, o conforto e sem duvida bastante melhor, e em termos de estabilidade e segurança a diferença e mesmo notoria...
Atenção k falo por experiencia, ja tive noutro carro um sistema de amortecedor de origem e mola de rebaixamento de 4cm, posso dizer k de inicio fiquei muito satisfeito, mas nao tardou muito ate k o carro ficasse saltitao sem amortecimento quase nenhum, os amortecedores de origem foram a vida em pouco tempo e a unica coisa k o carro tinha a funcionar era as molas dai ficar saltitao o k em vez de melhorar a estabilidade dele piorou-a e muito...
Depois tive um sistema de amortecedor de espigao curto e mola de rebaixamento de 5cm, gostei bastante mas o carro fica um pouco mais rijo, mas em segurança ficou bastante melhor...
Mais tarde tive a oportunidade de mudar para CoilOvers e desde esse dia a minha opiniao mudou em muito relativamente a sistemas de amortecedores, sem duvida a elhor coisa k ja experimentei ate hoje, melhorei o conforto, acreditem ou não ficou mais confortavel k com molas de 4cm e amortecedores de origem, posso dizer k tinha o carro rebaixado ate nao caber um dedo entre a cava e o pneu estava mesmo a face, o conforto para mim ficou taoo bom ou melhor k de origem sente-se mesmo os Coilovers a amortecedrem os subressaltos da estrada (nao estou a falar das crateras k temos nas nossas estradas k ai nem um jipe passa as vezes sem empenar uma jante...
) em curva por e simplesmente espetacular...
Infelizmente em relação aos coilovers e preciso saber escolher, experiemnetei uns e so me deram problemas e o carro de conforto nao tinha nada, a minha ideia de coilovers ai mudou para pior como e obvio, mas depois de falar com algumas pessoas decidi mudar de coilovers e qual o meu espanto realmente a melhor opcao, para quem puder nao pensem duas vezes vale mesmo a pena...
Resumindo vou colocar coilovers no A3 tambem, prefiro colocar a segurança do carro acima de qualquer coisa, por muito que gostasse de colocar o carro esteticamente como quero, tenho certas prioridades que para mim falam mais alto...
:twisted:
PS :arrow: desculpem o testamento, so agora e k reparei na barbaridade de linhas k escrevi...
PS2 :arrow: MiGaLhAs não e nada contra ti atenção, so tentei dar aqui a minha opiniao e expor as experiencias k ja tive em termos de sistemas de suspensao...