Papás & Pestinhas - O TÓPICO

então explica-nos a todos como é o processo, porque há muita gente que pensa que é um processo muito evasivo e doloroso.
conta-nos a tua experiência.

para se ser dador basta fazer a recolha de 2/3 tubos de sangue para análise (no meu caso retirei á cerca de 3 anos para uma situação identica de um menino aqui do meu concelho e o processo foi todo desenvolvido pelo centro saúde). Não quero estar a dizer algo errado, mas acho que a base de dados dos dadores de medula óssea é mundial e portanto, se houver compatibilidade podemos doar (basta querer salvar uma vida por ex.). Tenho aqui uma conhecida minha que doou a uma senhora alemã e então teve de se deslocar a um dos centros para que se fizesse essa recolha (no Porto acho eu), mas nunca chegou a saber/conhecer a pessoa em causa.
 
Neljoe, tal como referiste, tb me sensibilizou e não foi por ser figura publica, mas por ser mais divulgado.
em conversa com o Alex_Arganil, estávamos a pensar organizar uma doação. Não com o objectivo concreto de salvar esta criança (mas também), mas sim todas e quaisquer crianças que possam precisar...
já que se organizam doaçoes de sangue no IPO, porque nao aderir a esta campanha?
...

Já tinha pensado nisso em tempos... e cheguei a fazer umas chamadas e trocas de emails... mas A NÃO SER NAS BRIGADAS DE RECOLHA, o Centro de Histocompatibilidade tem um horário "complicado" para se ir em grupo:

Aberto das 9 às 17 de 2ª a 6ª feira.
@ CHN ::: Centro de Histocompatibilidade do Norte


Assim sendo, cabe a cada um de nós interessar-se e inscrever-se:

Contactos:

Centro de Histocompatibilidade do Norte
Rua Dr. Roberto Frias - Pav. "Maria Fernanda"
4200-465 PORTO
Telefone: 225573470
Fax: 225501101
E-mail: administ@chn.pt

Centro de Histocompatibilidade do Centro
Praceta Prof. Mota Pinto, Edif. S. Jerónimo, 4.º piso
Apartado 9041
3001-301 COIMBRA
Telefone: 239480700
Fax: 239480790
E-mail: geral@histocentro.min-saude.pt
URL: Histocentro

Centro de Histocompatibilidade do Sul
Alameda das Linhas de Torres, n.º 117
1769-001 LISBOA
Telefone: 217504100
Fax: 217504101
E-mail: lusotransplante@chsul.pt
URL: CHSUL: Home

Para quem for do Porto, o Centro fica "dentro" do H.S.João no Pavilhão Maria_Fernanda:

R. Dr. Roberto Frias, Pav. Maria Fernanda, 4200-467 Porto - Google Maps

Ou como alternativa, um "brigada":

Assim em 2011 realizar-se-ão brigadas em:
19-11-2011; Sábado 14h-19h - J. F. Rebordosa, Paredes (nº máximo de inscrições: 600)
21-11-2011; 2ª-feira 14h-19h - Estádio AXA, Braga (nº máximo de inscrições: 600)
22-11-2011; 3ª-feira 14h-19h - CENFIM-Escola Professional, Trofa (nº máximo de inscrições: 400)
24-11-2011; 5ª-feira 14h-19h - B.V. Bragança (nº máximo de inscrições: 300)
26-11-2011; Sábado 10h-17h - Centro de Histocompatibilidade do Norte
27-11-2011; Domingo 14h-19h - B.V. Arcos Valdevez, Braga (nº máximo de inscrições: 300)
 
...

Confirma-se... com 5/6 amigdalites (e antibióticos) por ano, em que até apneia faz durante breves segundos, a 1 de Dezembro lá vai o nosso "super-heroi"... hoje foi (re)visto pelo Otorrino Drº Vales, que por acaso será o Cirurgião, e o procedimento será:

amigdalas : out :
adenoides : out :
tubinhos_de_ventilação@ouvidos : in :

Eu tambem retirei isso tudo quando tinha 5 anos e desde então NUNCA mais houve stresses a esse nível, mas...

:|

E é já amanhã...

:'(
 
UP:

- correu tudo bem... o pós-operatório tem sido doloroso mas ele está a conseguir ultrapassar isto tudo... tem melhorado aos poucos... estou convicto que mais 24/48horas e a coisa acalma no que toca ás dores.
ainda bem que assim é ;)
boa sorte para a recuperação dele amigo!
 
segundo consta na reportagem, as opiniões dividem-se sobre o que é melhor...
a mi.mi dorme na cama dela. se bem que às vezes questiona, com a sua razão "porque é que tu podes dormir com o pai e eu tenho que dormir sozinha???" :D
em situações extremas, como quando está doente gosto de ficar com ela (mas é doença do tipo, p.ex. tosse daquela que parece q vai acabar o mundo), porque as vezes é preciso ficar eu a dormir sentada na cama, com ela aninhada no meu colo, para ela ficar mais direita e acalmar a tosse); e também quando o pai trabalha de noite e não dorme em casa (que não acontece assim tantas vezes... (2 ou 3x por mês).
mas no principio, confesso que ia sempre deitar-me com ela e depois o pai é que a ia deitar na cama dela :p
há um ano e meio que já dorme na cama dela.
 
6-feet-underneath-the-sheets-of-a-bed-beautiful-pixmac-picture-44070449.jpg



:D
 
Back
Top