Papás & Pestinhas - O TÓPICO

gostaste nmb??? o pai da mi.mi tb me respondeu, qnd lhe contei, "NAO FAZ MAL NAO SENHOR!" em tom de gozo. e depois baixou o tom de voz, mudou a expressão e perguntou-me: "o que é que lhe respondeste...?"

Foi o meu 1º pensamento: "e que lhe respondeste?" :)

Mas até tenho medo de perguntar... da última vez que o fiz a um amigo fiquei tão boquiaberta e desiludida com a resposta que... :o :| :o mas à que aceitar!

ora tomem lá o testamento do meu parto, que registei no outro forum pouco depois de ter tido a mi.mi, para ti binária, que tás quase :D (desculpa lá a crueza da coisa... mas foi mesmo assim)
e a quem conseguir ler até ao fim: divirtam-se! :green:

Como tudo começou...

Acordei às 7h da manhã do dia 09/07/2007, grávida da teimosa Camila já com 41semanas e 2 dias, 81kg (pesava 58kg...), para ir á consulta de rotina na MAC, que estava marcada para as 8h30.
À chegada à MAC fiz o CTG, por volta das 9h, que não acusou contracções... para não variar...
Depois fui à consulta. O médico fez o toque e diz à estagiária: "não tem dilatação, não tem apagamento, tem permeabilidade a um dedo, não tem sinais de parto..."
Eu perguntei: "tenho gravidez para dois anos, não...?" O médico na brincadeira responde que sim e de seguida diz que vou ficar internada. Manda reservar a única vaga que tinham no momento.

As 12h30 entrei na sala para indução do parto - quarto 212, cama 4...
Almocei bife com arroz e legumes, sopa juliana, 1 pão, salada com tomate, alface e cenoura e arroz doce.
Depois deram-me 2 clisteres e verificaram a depilação (sim, faz parte do processo)

Às 17h novo CTG que registou apenas uma contracção sem dor.
Às 19h20 jantei carne de porco à alentejana.
Às 20h15 introduziram-me pela vagina um maldito comprido do "Demo" para provocar as contracções (nem foi um comprimido... foi um quarto de comprimido... mas aquilo é como o novo Skip: "pequeno e poderoso"... e fizeram novo CTG.
Depois do comprimido posto não me pude levantar durante 2h, para ele não sair.

Às 00h17 comecei com dores tipo cólicas.
À 01h19 novamente com dores. Falei com o enfermeiro que me fez o toque e disse que estava permeável a dois dedos, que estava a avançar, mas que ainda não tinha dilatação...
Às 2h45 começam a sério as contracções filhas da ****!!! O pior das contracções é tê-las com a bexiga cheia porque a dor é tanta que não nos conseguimos levantar e nem a contracção pára... Depois de fazer xixi o mundo volta a ser mais cor de rosa... É que quando começam as contracções começamos também a ter vontade de fazer xixi...
5h30: mais um CTG...
6h50: mais outro CTG... se no início tinha piada agora já só me apetece mandar a máquina contra uma parede...
Às 7h30 é feito mais um toque para romper as membranas de suporte ao útero e aqui já estou com quase 3cm de dilatação... durante o toque o enfeiro dizia "Cláudia não suba pela cama!! Venha cá para baixo porque assim não consigo!!!
Às 10h30 chega o Dr. Bruno que faz mais um toque horrível!!! Quase chorei porque ele metia os dedos e parecia que puxava o útero para fora! DASSS!!! E diz: "se ate ao fim da manhã não evoluir põe ocitocina para acelerar o parto e soro".
Eu só perguntava: "E a epidural?? Quando é que me dão a epidural??"
O Dr. respondia: "quando tiver mais de 3cm de dilatação vai lá para baixo para as urgências e é lá que lhe dão..."

Às 12h00 mais um filho da mãe de um CTG e depois almoço (costeletas de porco a salsicheiro, sopa de espinafres e melão - praticamente não comi porque a carne era só gordura e o melão era verde... - se tiverem oportunidade peçam a familiares para levarem comidinha...)

Às 15h começam as contracções de 5 em 5m e FINALMENTE tenho os malditos 3cm de dilatação.
Fui para a sala de partos, que fica anexa às urgências da maternidade.

A abençoada epidural é-me dada as 16h50 - não doeu nada até porque o anestesista está sempre a falar connosco e a explicar o que vai fazendo.

20m depois o Ricardo entra.
O apoio do Ricardo foi óptimo porque ele ia olhando para o CTG digital e ia-me dizendo: “vem aí uma contracção… respira...” e enquanto eu desesperava com o subir de intensidade da contracção ele controlava no monitor e dizia: "já está a baixar, tem calma, está quase a passar..."

Quando as dores passam quase que sentimos prazer...

O anestesista passou à porta para perguntar se eu já estava melhor. Respondi-lhe: "Dr... se eu não fosse uma mulher casada dava-lhe um beijo na boca!"

Pedi a uma enfermeira uma arrastadeira porque estava com vontade de fazer xixi (pensava eu...). Colocaram-me a arrastadeira e eu começo a sentir o "xix" a escorrer...
"Mas que raio... - pensei eu - tanto xixi..."
A enfermeira passou e perguntou: "Já está?"
"Olhe, já está já... só não sei se foi xixi ou se foram as aguas..."
"Deixe lá ver... foram as águas. Mas ainda não rebentaram como deve ser"
E pediu a outro enfermeiro para ir buscar a ferramenta de rebentar as aguas... não se assustem com a ferramenta... aquilo mete medo, mas de facto não dói. Parece uma foice fininha... bem... depois vêem

No entretanto dá-se um corrupio de médicos a quererem fazer toques e que entram pela sala a dentro (a sala de partos é individual) a discutirem a qualidade das pousadas da juventude no norte do país... (isto é real) enquanto eu estou ali a gemer de dores...

Apesar de ter contracções sem dor, as contracções não evoluem... são sempre de 5m em 5m.
Colocam então a ocitocina e reforçam a dose da epidural.
Cada dose de epidural dura cerca de 2h (+/-) mas varia de mulher para mulher... acontece que comigo a 2ª dose da epidural perdeu efeito aos 9cm de dilatação...
Digamos que nessa fase, na fase de "você-vai-ter-vontade-de-fazer-força-mas-tem-que-aguentar-e-não-pode-fazer-força..." parece que o MUNDO INTEIRO NOS VAI SAIR PELA ********!!! É H-O-R-R-I-V-E-L!!!

O enfermeiro dizia: "não faça força" mas eu já estava a desesperar, já quase saía da
cama... pedi-lhe: "deixe-me fazer força aos 9 que eu já não aguento mais isto... deixe-me fazer força..."
E ele: "pronto, está bem... faça lá força!"

Devo dizer que fazer força também não é fácil como pode parecer... não é tão simples como "faça força como se quisesse fazer um grande cócó" como elas dizem lá... nem como nos ensinam nas aulas de preparação para o parto... na verdade nós não fazemos "cócó" deitadas, por isso é difícil direccionar esse tipo de força... por isso ouvi um: "não faça força para as pernas, faça força cá para baixo!!"

Lá me desenrasquei... mas não sem antes levar o corte da episiotomia... também não dói, mas sentimos que estamos a ser cortadas...

A Camila nasce limpinha (sem sangue nenhum) às 21h de 10/07/2007 com 3730kg e 52.5cm!

Depois de pesada, o pai pediu para ir à sala das urgências mostra-la à família que estava à espera do grande momento desde as 10h da manhã!!!

Fiquei mais uns bons minutos a ser cozida... não sei quantos pontos levei...

Depois entrou uma enfermeira muito despachada que pergunta: "já fez xixi?? tem vontade??"
"Bem... se calhar até fazia xixi... mas nem sei bem..."
Põem-me a arrastadeira, vira costas por 5 segudos e pergunta: "já está??"
"Não, espere só um bocado que eu estou a concentrar-me..." - convém não é... acabei de parir!!!
"Se ainda não fez é porque não tem vontade mas temos que esvaziar a bexiga!" e vai de cateter à bruta! É que nem dá tempo para pensarmos... - o tubo é talvez da largura das palhinhas dos pacotes de leite... ou um nadinha mais largo, e assim que o colocam o xixi começa logo a sair... 2m depois tiram.

As instalações das urgências são boas. Têm o essencial, a equipa é um espectáculo (pelo menos os médicos e enfermeiros que apanhei foram todos muito porreiros). Só as auxiliares é que deixam a desejar... e nota-se que não se dão muito bem com os médicos e com os enfermeiros...

A experiência foi traumática. Foram 21h de sofrimento. Mas já acabou.

E agora tenho que ir que a Camila já acordou!!!!

Foi o meu 1º pensamento: "e que lhe respondeste?" :)

Mas até tenho medo de perguntar... da última vez que o fiz a um amigo fiquei tão boquiaberta e desiludida com a resposta que... :o :| :o mas à que aceitar!

eu esclareço: respondi que cada um faz a sua escolha, mas que o mais "normal" é as meninas gostarem de meninos. e que a mãe gosta do pai e o pai é um menino.
e depois perguntei: mas porque é que perguntaste? gostas de alguma menina?
e ela respondeu tranquilamente: não. eu gosto do gaspar. :D :D :D

gostaste nmb??? o pai da mi.mi tb me respondeu, qnd lhe contei, "NAO FAZ MAL NAO SENHOR!" em tom de gozo. e depois baixou o tom de voz, mudou a expressão e perguntou-me: "o que é que lhe respondeste...?"

são das situações mais caricatas dos miúdos. saem-se com cada uma. mas se respondermos com naturalidade, seja qual for a resposta, eles "aceitam" a verdade deles. mas gostei da resposta dela. "gaspar" lol

da tua crónica do parto já me pus a rir e relembro algumas partes do nascimento dos meus dois. a minha saiu-se com uma boa. a certa altura disse-me que queria evacuar. lá vou eu ao corredor a gritar pela enfermeira e ela vira-se "já está a querer sair?". eu "não. é evacuar". claro que era o puto a querer sair... :)

são das situações mais caricatas dos miúdos. saem-se com cada uma. mas se respondermos com naturalidade, seja qual for a resposta, eles "aceitam" a verdade deles. mas gostei da resposta dela. "gaspar" lol

da tua crónica do parto já me pus a rir e relembro algumas partes do nascimento dos meus dois. a minha saiu-se com uma boa. a certa altura disse-me que queria evacuar. lá vou eu ao corredor a gritar pela enfermeira e ela vira-se "já está a querer sair?". eu "não. é evacuar". claro que era o puto a querer sair... :)

exacto. é que é muito parecido. MAS PIOR!! :green:

epidural também já levei. só não gostei do recobro. estão a ver a cena do formigueiro por vezes que sentimos? multipliquem por 10 :)

Obrigada pelo testemunho! :) costumo perguntar sempre como foi e não me incomodam os relatos mais "agressivos", pois são reais e isso é que interessa!

Não espero facilidades, mas gostava de ter uma horinha mais pequenina :green: ...se puder ser, agradeço!!!

Adorava que NÃO FOSSE CESERIANA, até ver não existem motivos para ser e espero que assim continue...

A parte em que te dizem para não puxar (apesar da tua enorme vontade) deve ser horrivel :( a única coisa que já aprendi, e espero lá lembrar-me, é para fazer respiraçao_locomotiva! Antes dos 10 eles tentam evitar os puxos...

Agora que sei, achas que posso já levar ocitonina inalável às escondidas e vou snifando para agilizar o processo? :green: :green: ...fiquei a pensar nisso!

Espero que corra tudo bem para todos, mãe, pai e bebé! :)

Tentarei concentrar-me no bem estar do bebé, pois também ele estará em trabalho de parto, e seja o que deus quiser :) em alternativa, começo em altos e loucos berros para ver se me dão logo um valente estaladão, caio para o lado e quando acordo ja passou tudo!!! :green:

Ai meu deus...

Back