Portagens nas SCUT

Dizeram atraz que isso é portajado ao Km, mas como é que eles sabem quantos Km's fizemos! Por exemplo Uma Pessoa que entre na Povoa e outra entra em Mindelo só apanham o Portico perto de Angeiras tanto um como o outro! Pagam os 2 o MESMO ? Ou só é contabilizado se passarmos entre 2 porticos?? Ainda nao entendi isso!

O preço é por Pórtico.

eu estou na mesma situação... venho pela A3 e saio para a A41 no sentido ermesinde. Na A41 saio na primeira saída para alfena. ora, ando cerca de 1km +- na A41. Vou pagar 0,2€ de cada vez. Vou pagar o mesmo que paga quem entrar em Vermoim e sair em Alfena, pois o único pórtico existente é esse que está situado logo a seguir à junção da A3 com a A41.
 
Dizem que sim, mas pelo que entendo o chip nao e mais nada que uma via verde

so que como estamos neste cantinho a beira mar plantado, faz-se as coisas em cima do joelho e esta andar de mota
 
sabem se o DEM "ship" vai dar para passar na via verde???

se assim for a via verde nunca mais na vida vende um identificador correcto??? é que el custa 30 euros e o DEM é grátis no primeir ano e depois custa 15 euros
 
sabem se o DEM "ship" vai dar para passar na via verde???

se assim for a via verde nunca mais na vida vende um identificador correcto??? é que el custa 30 euros e o DEM é grátis no primeir ano e depois custa 15 euros

Mas uma coisa que ainda não percebi....
Se por acaso a "ti maria" da esquina que não costuma andar muito de carro algum dia precisar de andar numa auto-estrada pode sempre... porque existem os senhores lá para receberem o dinheiro e cobrarem os km's da auto-estrada...
Mas se não adquirir o "chip" vai ser multada porque não o tem... e se algum dia precisar ir para uma zona especifica das scuts não vai poder ir... tinha que ter o chip... mas se ela quase nunca passa por lá... qual o intuito de o ter?

Ela poderá andar nas auto-estradas... mas não nas scuts.... que palhaçada...

Ela vai acabar por adquirir um "chip" apenas para queimar mais dinheiro ao governo... visto que no primeiro meio ano vai ser gratis...
E este é apenas um exemplo... como este existem muitos....
 
Last edited:
Isso tudo é para um amigo meu que tem uma empresa que fabrica dessas matriculas e ja ta inscrito e aprovado pelo estado

vai ser pra ganhar carcanhole :p

Mas ele diz ser impossivel em tão pouco tempo ter tudo a postos.
 
se nao tiver chip nao pode circular nas scuts e mais tarde provavelmente em toda a rede viaria nacional.

por isso estao a dar um tempo de compra para toda a gente adquirir e por isso tambem a oposiçao a partida vai votar contra essa situaçao, pois o estado esta a obrigar toda a gente a comprar uma coisa que deveria caber a cada um decidir se compra ou nao (tal como a via verde), ora pelo que dizem os entendidos o chip trata-se de uma violaçao dos teus direitos a privacidade ou seja sera essa provavelmente a ultima batalha para adiar este processo se no parlamento chumbarem a ideia do chip

se nao estou em erro a votaçao e no dia 24/06, uma semana antes da entrada em vigor das portagens
 
Isso tudo é para um amigo meu que tem uma empresa que fabrica dessas matriculas e ja ta inscrito e aprovado pelo estado

vai ser pra ganhar carcanhole :p

Mas ele diz ser impossivel em tão pouco tempo ter tudo a postos.

Meu nao ganha porque ja tenho via verde e (mais uma vez pelo que diz o JN) nao preciso de mais nada, alias a propria via verde tras um comunicado para os seus clientes a indicar precisamente essa situaçao
 
Acho que este tópico pode ajudar tambem a encontrar melhores percursos, por exemplo, no meu caso saio de Fão e vou para o centro do Porto, Certamente vou pela n13 até á povoa e depois entro na A28 e pago apenas o portico de angeiras. Porem a minha duvida reside se sigo pela exponor ou vou pagar mais 0,50 centimos, actualmente saio para A41 viro para vri para apanhar a via norte na effacec.

Ouvi falar nos descontos para quem utiliza diariamente as scuts, será verdade!!!!!??????
 
hoje no JN:

Providência cautelar pode travar portagens por um ano
Autarcas de Vale de Sousa e da Maia já avançaram, mas podem seguir-se mais dois processos

Os seis municípios do Vale do Sousa e o da Maia já entregaram uma providência cautelar para travar as portagens nas SCUT do Grande Porto. Caso venha a ser aceite pelo tribunal, as portagens ficam suspensas cerca de um ano até à decisão do processo principal.

Uma providência cautelar é um processo urgente, "que corre com mais celeridade no tribunal, com vista a suspender os efeitos de uma decisão ", explicou ao JN o advogado em direito administrativo, Francisco Sousa.

É com este objectivo que os autarcas do Vale de Sousa e da Maia entregaram uma acção judicial, baseada nas conclusões do estudo socioeconómico da região, contrárias aos argumentos do Governo para justificar a introdução de portagens na A41 e A42.

Os documentos entregues no Supremo Tribunal Administrativo, reiteram que os rendimentos per capita e PIB não atingem os mínimos. Fazem também referência à inexistência de alternativas.

Os documentos passarão por uma primeira apreciação do tribunal, que deverá decidir no prazo de 10 dias. Nessa altura o Governo será notificado da decisão e pode deduzir oposição. Mas, alerta do advogado, "os tribunais são muito exigentes quanto às apreciações de fortes indícios que a decisão é ilegal e quanto à prova de prejuízos relevantes".

No caso de aceitar a providência cautelar a cobrança de portagens na A41 e A42 ficará suspensa até à decisão final do processo em tribunal, "que demora em média um ano, e que pode acabar por não dar razão à acção judicial inicial", frisou Francisco Sousa.

Mas, entendendo que existem todos os motivos, o PS da Póvoa de Varzim anunciou que vai avançar com uma providência cautelar contra as portagens na A28. O líder da concelhia, Renato Matos, diz que um dos argumentos é o facto dos utentes daquela via "já estarem a pagar o investimento que o Estado fez desde 1998". Lembrando a contribuição especial criada nesse ano, por 20 anos, que incidiu sobre o aumento do valor dos prédios rústicos quando transformados para construção urbana.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) diz que é inaceitável ser a única região a pagar portagens na A25 e nãoter isenções na A29 e na A17/A8. Enquanto que o autarca de Esposende, João Cepa, exigiu ao Governo, através de oficio, a retirada do pórtico de portagens da A28 instalado no concelho para não "reforçar" as "suspeitas da existência de critérios político-partidários" na sua distribuição.

Como prevenção, depois do anúncio do Governo, que as outras SCUT também serão portajadas, o autarca de Portimão anunciou que vai interpor uma providência cautelar, para travar a cobrança na A22.
 
Concessão Norte Litoral
A28
Pórtico 1 (localizado entre Angeiras – Modivas) 0,95
Pórtico 2 (localizado entre Póvoa do Varzim – Estela) 1,20
Pórtico 3 (localizado entre Esposende – Antas) 1,15
Pórtico 4 (localizado entre Neiva – Darque) 0,75

Concessão Grande Porto
A4
Pórtico 1 (localizado entre Custóias - Via Norte Nascente) 0,25
Pórtico 2 (localizado entre Via Norte Nascente - Ponte da Pedra) 0,25
A41
Pórtico 1 (localizado entre Perafita – Aeroporto) 0,20
Pórtico 2 (localizado entre Lipor - EN 13) 0,25
Pórtico 3 (localizado entre EN 13 - EN 14) 0,15
Pórtico 4 (localizado entre EN 14 - EN 107) 0,45
Pórtico 5 (localizado entre Maia (A3) – Alfena) 0,20
Pórtico 6 (localizado entre Alfena - Sto Tirso) 0,65
Pórtico 7 (localizado entre Ermida - IC24/IC25) 0,10
A42
Pórtico 1 (localizado entre IC24/IC25 – Seroa) 0,55
Pórtico 2 (localizado entre Paços Ferreira Este - EN 106 Sul) 0,50
Pórtico 3 (localizado entre EN 106 Norte - Lousada (IP9) 0,60

Concessão Costa de Prata
A17
Pórtico 1 (localizado entre Mira - Ponte de Vagos) 1,00
Pórtico 2 (localizado entre Vagos – Ílhavo) 0,50
Pórtico 3 (localizado entre Aveiro Sul - S. Bernardo) 0,65
A25
Pórtico 1 (localizado entre Esgueira - Aveiro Nascente (IC1/IP5) 0,50
Pórtico 2 (localizado entre Zona Industrial de Aveiro - Angeja Poente) 0,65
Pórtico 3 (localizado entre Angeja (IC1/IP5) - A1) 0,25
A29
Pórtico 1 (localizado entre Salreu- Estarreja) 1,00
Pórtico 2 (localizado entre Estarreja – Ovar) 0,75
Pórtico 3 (localizado entre Arada – Maceda) 0,75

Deixo aqui informação complementar.
Aqui neste site tem uns *.pdf com os mapas da ex-SCUT, a localização dos pórticos e o preço que se paga ao passar por eles.

http://www.moptc.pt/cs2.asp?idcat=1417#10925
 
Back
Top