Portagens nas SCUT

Era bom tirar bem isso a limpo..

Saber se os dos CTT funcionam na Via Verde.. Ficava muito mais em conta, mas pela lógica, quem iria perder seria a Via Verde e não vejo eles a fazerem isso..

Portanto eu penso que os dos CTT são para as SCUTS só.. e os da Via Verde dão para os 2..

Saber se os dos CTT funcionam na Via Verde.. Ficava muito mais em conta, mas pela lógica, quem iria perder seria a Via Verde e não vejo eles a fazerem isso..

Portanto eu penso que os dos CTT são para as SCUTS só.. e os da Via Verde dão para os 2..

Ora, boa pergunta.

Claro está, como no nosso bom Portugal as coisas são assim que funcionam, este "CHIP" só funciona nestas malfadadas SCUT's. Se quiseres andar nas AE da Brisa e afins, se ter que parar, tens que comprar a Via Verde. Assim é que se faz um bom negócio para os tipos da Via Verde!

Outra coisa. Eu já estou farto desta conversa das Portagens nas SCUT's, porque alguns troços nem se pode considerar AE, porque nem largura nem condições de piso nem o próprio desenho destas SCUT's se pode considerar AE. É limites de 100Km/h, é troços mais estreitos, é entradas/saídas, é camiões e comerciais a atulhar estas AE's e acidentes, curvas e contra-curvas que até chega a ser pior que alguns IC's, fazendo lembrar uma montanha Russa experimentem fazer o troço da A29 entre Estarreja-Gaia!

E a história do utilizador pagador é do mais ridículo que já ouvi até agora! Para não falar na localização dos pórticos de portagem, que torna injusto a utilização para alguns utilizadores, O PIOR É QUE OS CARROS DE MATRICULA ESTRANGEIRA NÃO PAGAM PORTAGEM! E então quem é que vai pagar o uso por parte destes utilizadores!?

Para algumas empresas/pessoas mais vale irem para a Galiza, que se fala uma língua (Galego) parecida com o Português montarem lá o negócio e comprarem lá os carros, que não pagam tantos impostos, os carros são mais baratos, o nível de vida é igual ao do norte de Portugal e NÃO PAGAM PORTAGENS NAS SCUT's!

Isto é uma vergonha. Se calhar até inconstitucional!

Enfim é o país que temos. E o que me custa mais é ver pessoas que nunca vieram ao norte do país alegar que somos egoístas por não querer-mos portagens nas SCUT's porque eles também pagam as suas AE's (de 3 ou 4 faixas) e pontes. E não acham JUSTO os impostos deles irem para estas AE's, que sinceramente não têm manutenção nenhuma.
Mas eu pergunto a essas pessoas, já alguma vez entraram nas nacionais do norte do país, só para fazer Porto-Aveiro ou Porto-Viana do Castelo, não sabem nem imaginam a confusão que é que será, se isto for para a frente. Eu também não acho JUSTO os meus impostos irem pagar o Aeroporto de "Alcochete" e o TGV até Lisboa que eu certamente nunca irei utilizar e algumas dessas pessoas também!

Last edited:
Para a via verde é um espectaculo, alem de ter que vender os seus aparelhos as pessoas a serem obrigadas a meter isso nos carros tb ja nao vao precisar parar nas portagens normais, logo podem mandar aquela gente toda para o desemprego, para a via verde é só win-win !
é mais outro daqueles esquemas em que empresas saiem a lucrar e vai-se tirar mais € ao zé povinho! È dar mais aos ricos e tirar o pouco que resta ao pobres e trabalhadores! enfim...

Para a via verde é um espectaculo, alem de ter que vender os seus aparelhos as pessoas a serem obrigadas a meter isso nos carros tb ja nao vao precisar parar nas portagens normais, logo podem mandar aquela gente toda para o desemprego, para a via verde é só win-win !
é mais outro daqueles esquemas em que empresas saiem a lucrar e vai-se tirar mais € ao zé povinho! È dar mais aos ricos e tirar o pouco que resta ao pobres e trabalhadores! enfim...

É isso mesmo!!!!!

Ou já esqueceram as ultimas noticias sobre a Brisa despedir todos os portageiros para substituir por portagens automáticas, ninguem se lembra disso! E descer as portagens que era bom é que não, é só facturar!

Viva os Euros pra quem nos anda a comer!

Relembro ainda, das famosas portagens à entrada das cidades que à uns anos tanto se falou! Isto do CHIP electrónico é meio caminho andado para introduzir portagens à entrada das cidades!

Podem ter a certeza que se isto do CHIP for para a frente não vão faltar câmaras como a de Lisboa a querer introduzir uma medida destas! É fácil, barato e dá milhões!

Ora aqui está:

O novo equipamento também vai servir para passar nos corredores da “via verde” das outras AE, parques de estacionamento, etc.?

O DEM é um dispositivo independente da Via Verde. Ou seja, a Via Verde permitirá pagar nas ex-SCUTS mas o DEM não permitirá pagar na vias e serviços Via Verde.

independentemente de se andar em scuts ou nao, todos os veiculos vao ter que ter o "chip"?

para o dem, tem que se pagar 25 que depois sao convertidos em credito. e, para ter via verde, quanto se paga?

Num futuro próximo, se os CHIP's forem aprovados, vão ser de certeza, de momento ainda não. Apenas para quem utilizar as -CUT's.

O CHIP da Via Verde acho que custa actualmente 30 oiros, mas eu comprei por 15€ à 4/5 anos atrás. Vejam lá a inflação!

O mais engraçado é que se estas cacas avariarem nós é que temos que reportar o problema à Via Verde e substituir a treta do CHIP, se não é comer uma boa multa.

Ora, boa pergunta.

Claro está, como no nosso bom Portugal as coisas são assim que funcionam, este "CHIP" só funciona nestas malfadadas SCUT's. Se quiseres andar nas AE da Brisa e afins, se ter que parar, tens que comprar a Via Verde. Assim é que se faz um bom negócio para os tipos da Via Verde!
![/B]

Liguei para a Via Verde e disseram-me que o DEM é exactamente igual à Via Verde ou seja vamos poder passar nas Scuts e na via verde, bem como nos parques de estacionamento e nos postos de abastecimento

vejam também este manual dos CTT sobre o DEM, na página 9 está lá isso ;)

http://www2.ctt.pt/fewcm/export/sites/default/ctt/faqs/dem/Perguntas_Frequentes_DEM_19062010_02.pdf

Mais uma confirmação

O DEM dá para passar nas vias verdes normais, portanto quem não tem Via Verde, faça como eu...............façam a pré reserva

A informação não está totalmente correcta. Embora o DEM não possibilite quando emitido a utilização dos serviçoes via verde, é possível a um possuidor de DEM aderir a estes serviços. Por exemplo quem comprar um veículo novo em Agosto não vai precisar de comprar identificador Via Verde. Tem apenas que contratualizar com a Via Verde o pagamento de portagens em vez de contratualizar com os CTT por pré-pagamento.
Por outras palavras vai haver uma interface, e dois layers, ou camadas. Um é o equipamento físico que identifica a viatura, outro é o contrato de pagamento de portagens com várias entidades distintas, muitas vezes referenciado como “associação ao DEM”. É o que a Lei prevê para a venda de um veículo já com DEM. O proprietário antigo dirige-se à Via Verde, ou Ascendi, ou CTT, com quem contratualizou e solicita o fim do contrato. Quem adquire a viatura dirige-se a uma dessas entidades e requere associação (contrato) ao DEM

[FONT=MetaCorreiosPortugal,Bold]
O DEM pode ter outra utilização que não o pagamento de portagens, como por
exemplo, o pagamento de parques de estacionamento, como já acontecia com a
Via Verde?​
[/FONT]
Sim. O proprietário do veículo no qual está instalado o DEM pode aderir,​
voluntariamente, ao pagamento de outros serviços por recurso ao DEM.

Mais uma confirmação

O DEM dá para passar nas vias verdes normais, portanto quem não tem Via Verde, faça como eu...............façam a pré reserva

penso que da para passar, se fizeres o tal "contrato" com a via verde. mas, esse contrato é de borla ou tens que pagar alguma coisa?

Back