Eu acho que não existe "pobinho" mais preguiçoso que o Grego!
Nunca lá estive. Mas dos depoimentos e das coisas que se ouve de lá são todos uns malandros! Tantos anos a receber ajudas da UE e aquilo é uma miséria!
Não existem infra-estruturas decentes! Não existem estradas decentes, todas degradadas, os edifícios públicos são uma desgraça, universidades com 30 anos e a cair de podre, os serviços públicos são 3º mundistas (nós cá queixamo-nos de barriga cheia mas eles lá, computadores é uma coisa do outro mundo, simplesmente não existe sistemas informatizados como cá, uma burocracia terrível, só mesmo as obras de arte é que se aguentam porque também é disso (o turismo) que eles vivem.
Depois são todos funcionários públicos, desde que eu ouvi que um edifício publico tinha 47 jardineiros para uma árvore, recebiam 15 salários, recebem bem acima do que p.e. em Portugal e Espanha. Os que não são funcionários públicos estão ligados ao turismo. Aquilo não se vive de outra coisa!
É de perguntar para onde foram e vão tantos milhares de milhões de Euros!? A Grécia desde o século XIX que está endividada e sempre neste ciclo de bancarrota, exactamente há 100 anos atrás aconteceu o mesmo!
Bem muitos dos milhares de milhões vão directos para o exército Grego que é dos maiores da Europa, recentemente receberam lá 5 submarinos, tal como em Portugal que vieram 3, e existe corrupção em relação a esse negócio tendo sido julgados na Alemanha e Grécia os responsáveis, tirando o facto de que cá ninguém foi julgado!
Por mim os Gregos bem que se podiam amanhar com o dracma e sem apoios da UE, já que lá não se faz nem fez nada. Nós por cá pelo menos temos AE's com fartura, linhas da CP modernizadas, Estádios, Universidades/Institutos/Escolas novas e restauradas (tirando alguns edifícios da UPorto e UCoimbra), temos Hospitais novos e modernizados, temos Câmaras Municipais em edifícios modernos, temos lojas do cidadão com fartura,...
Temos muita coisa, ao contrário dos Gregos! Tudo bem que muita coisa foi feita a desperdiçar dinheiro, poderíamos ter tudo à mesma, sem gastar tanto dinheiro! Como na Parque escolar, onde os Arq. queriam candeeiros a valer 5000€, outros desenhados pelo Siza, ou fogões de 20.000€ em que só os grandes hotéis com grandes equipas de cozinheiros usam!
O problema dos Gregos saírem do Euro, ou da UE, é depois os mercados se virarem para nós! E os juros começarem novamente a subir!