SANTINHOS
quanto a preciosismos tu entendeste bem,acho que podemos abreviar que todos entendemos
agora falta de palavras é que pode induzir em erro,tanto tuas como de outros
quanto ás valvulas trabalharem a seco ve o porquê de os carros a gas terem um deposito de oleo para "pingar" na admissao
se perceberes um pouco de mecanica certamente que entendes
se nao perceberes nao te condeno...
ve tambem o pk de os carros antigos que nao vinham preparados de fabrica para usarem gasolina sem chumbo,terem que usar um aditivo para compensar o chumbo
a nova gasolina(sem chumbo)é mais "seca" e as valvulas e as sedes das valvulas dos carros antigos resentiam-se com (pouca lubrificacao) da nova gasolina
nestes novos mesmo com materiais mais resistentes para trabalharem com gasolina mais "seca" gastam-se na mesma pois nao usam metais de outro planeta que seja vitalicio(continuam com desgaste)
contudo aguentam muito mais que os antigos com a nova gasolina que é menos lubrificante
atencao que isto é em carros onde o combustivel é injectado nos colectores de admissao
o oleo que vai do respiro do oleo da tampa das valvulas entra na admissao como sabes e ajuda a haver uma camada lubrificante entre a valvula e a sede
portanto entra gasolina,ar e oleo nas valvulas
bem, se o carro for turbo e ja estiver com passagem de oleo ja la tens oleo ,mas se o turbo estiver novo ou em bom estado, vai passar ar ,gasolina e oleo do respiro num sitio onde está a bater metal com metal
caso desvies o oleo que era para entrar na admissao so fica ar e gasolina
sabes bem que a gasolina nao é mt boa lubrificante
deixa alguma gordura mas mt pouca mesmo
esse oleo do respiro ajuda a lubrificar as valvulas e reduzir o seu desgaste
isto portanto em injeccoes indirectas
nas injeccoes directas nao passa gasolina nas valvulas pois o injector nao está antes das valvulas(nao está no colector) e por isso so tens ar e oleo a passar nas valvulas
se desviares o oleo,so entra ar num sitio onde está a bater metal com metal(valvula contra a sede)e tem um desgaste mais acentuado e esse oleo do respiro ajuda a evitar o contacto metal/metal pois entra ar e oleo
metal com metal a seco tas a ver o desgaste nao?
nao sei se entendeste o que escrevi pois sao 7 da manha e nao tou a 100% lol
nos diesel é tudo mt parecido,nao passa gasoleo nas valvulas para as lubrificarem e precisam desse tal oleo do respiro para nao trabalharem a seco
sabes bem que reprogramar exige mais esforco dos componentes a nao ser que nao se acelere,mas kem ker um carro reprogramado deve ser para dar calor e ai o material dura menos
penso que uma reprogramacao esforça mais os componentes do que um simples filtro
por exemplo na mitsubishi os evos fazem revisoes aos 5000kms e mudam sempre o oleo aos 5000kms
alias em 2 carros totalmente iguais mesmo estando de origem quem acelerar mais provoca mais desgaste
se pensarmos assim nem tiramos os carros da garagem pk estao a gastar-se
tudo ajuda a gastar o motor,so nao quero é que alguma pessoa leiga nesta materia ,leia estes comentarios e pense que se meter um filtro vai ao algarve e vem e tem o motor todo gasto como certos comentarios aki pareciam dizer
ART
lá está,tu tens uma ideia e outras pessoas podem ter outra mesmo andando mais tempo do que tu nisto
nao estou a dizer que sou mais novo que tu ou mais velho
so te digo que sou do tempo em que portugal tinha a motorarte,tecnauto,autofernandes e pouco mais
tudo depende plas estradas por onde andamos e podes ter alguma razao no que dizes
nao vou discutir essa ideia ctg mas concerteza plo que falaste nao tens a ideia que se vai ao algarve e vem e temos as valvulas todas"picadas" pois nao?
é que certos comentarios aqui pareciam querer dizer isso,e é nisso que me estou a contrapor