Re: | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - Lets Start
Bom, á coisa de semana e meia, vi-me deparado com uma situação que é normal no grupo Vag, mas que apesar da idade e das muitas brincadeiras que fiz no 80, nunca me tinha acontecido.
O típico problema de trabalhar continuo da bomba de vácuo do fecho central. Ora pus-me a pesquisar, e neste modelo, a bomba controla tudo deste vidros, plafoniers, fecho central, por isso o simplesmente desligar a bomba para ela não queimar não é uma opção viável.
Eu ainda estou na fase inicial com este carro, por isso ainda tenho um certo receio em desmontar coisas que não compreendo completamente, especialmente coisas com electrónica mais avançada, mas quem não arrisca não petisca, e se no 80 muitas das coisas eu é que reparava, neste tentarei fazer o mesmo dentro das minhas habilidades.
Neste caso, a bomba tinha "overrun" apenas ao fechar, ou seja, ao fazer mesmo o vácuo. Como não estava para ficar a olhar para aquilo até queimar, e como a bomba ao não conseguir atingir a pressão necessária não mandava sinal á bagageira, e esta não trancava (isto acontece só nos restyling devido a bagageira ter fecho electrico), por isso mãos á obra.
Fica uma espécie de DIY, ou passo a passo.
- Primeiro fiz o teste de fugas. Apertei cada um dos tubos ligados á bomba para tentar identificar em qual deles teria a fuga (um deles vai á porta do condutor, outro vai ao restante sistema).
- Após o teste em cada um dos tubos, a bomba continuava a trabalhar continuamente, o que mostra não haver fugas no sistema, mas sim algo na bomba.
Toca as desmontar.
Todas as ligações á bomba ja desconectadas
Começar a abrir a bomba
Vê-se assim a placa de circuitos. Com muito cuidado levanta-se a placa de circuitos, tendo em atenção as cabçagens que a suportam, e expõe-se o que queremos, o interior
- Ora, no meu caso, como tinha dificuldades em fechar, era falta de vácuo, o que podia ser ou da membrana rota, ou então algo de mal com os grafites, que possam estar gastos e não criar suficiente vácuo, ou deixarem escapar demasiado para a bomba conseguir atingir a pressão desejada.
Sendo assim, remove-se os parafusos que se vê acima, e desmontamos isto:
No meu caso tive sorte, eram dos grafites e fiz um "truque". Rodei os grafites 180º, de modo a que a parte nova que se encontrava resguardada, ficasse agora como a face exposta que gira contra o rebordo fazendo assim a pressão necessária á bomba, consoante esta roda para um lado, ou para o outro (abrir e fechar).
Na foto creio ser visível que os grafites (as pequenas peças finas e alongadas nas ranhuras), estão arredondados na zona mais próxima do centro, e quadradas na parte mais exterior. A foto foi tirada depois de já os ter rodado.
E pronto, foi montar e testar, e até agora tem funcionado como deve ser, e esperemos que assim continue.
Cumprimentos, espero que ajude alguem