1- acho que o video que coloquei acima responde por completo a esta questão. Pergunto também, quantas puxadas foram feitas com o carro no dyno? foram dar alguma volta no carro a fim de logar noutras dinâmica que não num puxão? foi feito alguma teste de AFR fora de estrada ou pelo menos no dyno para ter a certeza que tudo estava OK?
2- eis a especificação de fábrica
A3 1.4 TFSI
1,395 cc (85 cu in) I4
122 PS (90 kW; 120 hp) @ 5,000–6,000
200 N·m (148 lb·ft) @ 1,400–4,000
9.3 s 203 km/h (126 mph)
6speed manual
7speed S Tronic (optional)
O fabrcante é sempre conservador mas sejamos mais ainda e digamos que o binário stock ou remap chega só às 2 mil e dura até às 4mil. o teu gráfico stock mostra isso mesmo. sobre o outro como já referi, não sei as condições de teste e não me vou pronunciar. até porque na resposta dada eles desprezam o que acontece antes do cruzamento das linhas.
3- também me remeto ao que respondi no ponto 1
4- não sabendo as condições do teste e para confirmar com certezas só tendo acesso ao que foi feito, portanto não me posso pronunciar e jamais o faria num post num fórum. vou assumir que foi tudo feito como manda a sapatilha e com todo o brio. Alias, pelos pontos 1 e 3 por eles respondido, nem se deve considerar nada do chart antes das 3000. já o ser gasolina ou diesel não tem metade da importancia do modelo de turbo do carro em questão pois tem mais a ver com tempos de spool que outra coisa. fala com qualquer pessoa que tenha um 1.8T stock bem remapeado a RON95 e pergunta como ficou o carro no baixo regime. a resposta que vais receber até deverá ser "parece um TDi a responder agora". cada modelo de carro é um caso, diesel ou gasolina.
5- filtro K&N, CAI ou similares (sobre isto então nem me vou estender porque ainda há malta que acredita que no motor co-habitam unicórnios com cavalos) ou mesmo RON98 em vez de RON95 não justificam o diferencial entre charts mas volto a dizer que a mesma comparação nem pode ser feita, foram testes em máquinas diferentes, dias diferentes e de certo conduzidos de forma diferente. Já FMIC e/ou DECAT e mudanças no escape têm um impacto muito mais evidente.
6- o mais importante/preocupante não perguntaste foi as quebras no regime alto que ainda são mais grossas que em stock e caso estejam bem medidas podem indicar knock.
7- foi referir algo que ninguém fala que é o factor placebo associado ao factor falta de memória. ainda na outra semana tive de fazer um Q7 mais para resolver o problema dos swirl flaps do que aumentar a potencia. Assim sendo escrevi o mapa e pedi ao dono (alguém até com alguma sensibilidade no pé) para ir dar uma volta e ele arrancou logo, e portanto não tive tempo de dizer que o carro ainda estava 100% stock e que só tinha mexido nas avarias dos swirls. mal regressou "parece outro, brutal". o carro a mais só unicórnios. claro que depois levam mais 50 cavalos para casa, notórios pois claro. como apanho muitos clientes ditos do dia-a-dia e a maioria com carros turbo diesel, obvio que notam mas o que lhes digo é "se quiser volte cá daqui a 6 meses que eu desfaço e ponho normal e ai sim vai notar toda a diferença". já o ditado diz "só se sente falta quando já não se tem" e não o contrário.
(é neste momente que se vê a mão a largar o microfone :lol
2- eis a especificação de fábrica
A3 1.4 TFSI
1,395 cc (85 cu in) I4
122 PS (90 kW; 120 hp) @ 5,000–6,000
200 N·m (148 lb·ft) @ 1,400–4,000
9.3 s 203 km/h (126 mph)
6speed manual
7speed S Tronic (optional)
O fabrcante é sempre conservador mas sejamos mais ainda e digamos que o binário stock ou remap chega só às 2 mil e dura até às 4mil. o teu gráfico stock mostra isso mesmo. sobre o outro como já referi, não sei as condições de teste e não me vou pronunciar. até porque na resposta dada eles desprezam o que acontece antes do cruzamento das linhas.
3- também me remeto ao que respondi no ponto 1
4- não sabendo as condições do teste e para confirmar com certezas só tendo acesso ao que foi feito, portanto não me posso pronunciar e jamais o faria num post num fórum. vou assumir que foi tudo feito como manda a sapatilha e com todo o brio. Alias, pelos pontos 1 e 3 por eles respondido, nem se deve considerar nada do chart antes das 3000. já o ser gasolina ou diesel não tem metade da importancia do modelo de turbo do carro em questão pois tem mais a ver com tempos de spool que outra coisa. fala com qualquer pessoa que tenha um 1.8T stock bem remapeado a RON95 e pergunta como ficou o carro no baixo regime. a resposta que vais receber até deverá ser "parece um TDi a responder agora". cada modelo de carro é um caso, diesel ou gasolina.
5- filtro K&N, CAI ou similares (sobre isto então nem me vou estender porque ainda há malta que acredita que no motor co-habitam unicórnios com cavalos) ou mesmo RON98 em vez de RON95 não justificam o diferencial entre charts mas volto a dizer que a mesma comparação nem pode ser feita, foram testes em máquinas diferentes, dias diferentes e de certo conduzidos de forma diferente. Já FMIC e/ou DECAT e mudanças no escape têm um impacto muito mais evidente.
6- o mais importante/preocupante não perguntaste foi as quebras no regime alto que ainda são mais grossas que em stock e caso estejam bem medidas podem indicar knock.
7- foi referir algo que ninguém fala que é o factor placebo associado ao factor falta de memória. ainda na outra semana tive de fazer um Q7 mais para resolver o problema dos swirl flaps do que aumentar a potencia. Assim sendo escrevi o mapa e pedi ao dono (alguém até com alguma sensibilidade no pé) para ir dar uma volta e ele arrancou logo, e portanto não tive tempo de dizer que o carro ainda estava 100% stock e que só tinha mexido nas avarias dos swirls. mal regressou "parece outro, brutal". o carro a mais só unicórnios. claro que depois levam mais 50 cavalos para casa, notórios pois claro. como apanho muitos clientes ditos do dia-a-dia e a maioria com carros turbo diesel, obvio que notam mas o que lhes digo é "se quiser volte cá daqui a 6 meses que eu desfaço e ponho normal e ai sim vai notar toda a diferença". já o ditado diz "só se sente falta quando já não se tem" e não o contrário.
(é neste momente que se vê a mão a largar o microfone :lol

Last edited: