Hoje o dia nao me correu mal mas apanhei um valente susto, senti um arrepio na espinha..
Na oficina estou a rectificar este motor:
View attachment 69324
Este motor estava uma desgraça.. Um 318 tds.
Sobreaqueceu, abri e vi que uma das camisas estava riscada.. Tirei pistoes fora, estavam ja calejados na zona dos segmentos, conclusao, levou segmentos, pistoes, capas de biela, etc, etc, etc..
O motor esteve desmontado muitos dias e quando o fechei esta tarde, vi este parafuso cá fora:
View attachment 69325
Este parafuso em forma de pino é muito semelhante aos parafusos que prendem as guias da corrente da distribuicao..
Para terem uma nocao, eu tinha o motor fechado, para tirar a distribuicao, tinha de tirar a culaca fora, desmontar meio motor..
Todos na oficina ficamos meia hora a olhar pro motor a tentar perceber de onde era o raio do parafuso.. Nao imaginam o arrepio na espinha, a inquietacao que é ter um motor ja fechado, e ter na mao um parafuso que pode ser vital dentro do motor
Escusado sera dizer que nao consegui mais fazer nada antes de descobrir a origem do parafuso, conclusao: era um parafuso que de facto prende uma guia da corrente da distribuicao, mas aperta por fora, em conjunto com o depressor
nao era vital, a guia nao ia fugir mas ia causar problemas mais tarde, a guia podia partir um dia.
Ufa!!