Subsídio de Natal

A maior parte das culpas são dos patrões, porque é mais fácil encontrar exemplos de uma empresa que tenha falido por má gestão, do que por culpa de um funcionário!

Em relação aos funcionários é um problema, eu sou a favor da alteração dos códigos de trabalho para facilitar os despedimentos, mas também para facilitar as saídas por vontade dos funcionários. O problema é que por norma quem é amigo do boss, tem sempre as costas quentes, mesmo que não faça um car***, e depois tens os que se esforçam pela empresa, por várias razões, gostam do emprego, querem um aumento. Mas que depois de tanta mer**, acabam por perder motivação, porque vêm aqueles que são amigos a subir na carreira mesmo que não tenham feito nada, aqueles que sobem na carreira por trabalharem na horizontal e depois isto é um mer** do raio, porque afeta toda uma empresa. Isto é o dia-a-dia na função pública! Agora imaginem quando chega a uma empresa privada.

Mas, por isso é que a maior parte das vezes a culpa são dos patrões, porque se tiverem balls of steel, sabem repreender um mau funcionário, e se for possível despedi-lo, assim como sabem valorizar quem se esforça pela empresa!
É que fazer de conta que as coisas estão mal, mas aparecer de carro novo na empresa, deita logo abaixo o moral de toda a gente! E depois existem as coisas do tipo...

Tens uma empresa, que dá lucro, metes lá o teu filho a ganhar tanto com o patrão, mas não percebe um car*** de economia, de gestão, mas tudo bem. Depois metes o 2º filho, a mesma mer**, só que entretanto as coisas começam a dar mal para a empresa. O que é que eles fazem, despedem X pessoas para poder continuar com os 2 filhos a "trabalhar". Pensam logo na família, invés da empresa! E esquecem-se que a empresa é o ganha pão dessa família. E o problema é que ao se despedir mão-de-obra, está-se a cortar não só na despesa, mas também na capacidade produtiva, para manter um 0 na empresa. Como a empresa perde capacidade, perde também competitividade, logo vai afundar ainda mais a empresa e acaba por se tornar um ciclo vicioso!

Ser patrão não é só gerir uma empresa e os seus lucros, é também saber prevenir os prejuízos e o exemplo vem sempre de cima para baixo! Óbvio que também existem empresas que não tem qualquer hipótese de sobrevivência, mas isso já é outra história!

embora sabendo que o que dizes é verdade em inumeros casos é tambem verdade o contrario em muitos mais do que pensas, principalmente na primeira frase onde dizes: "A maior parte das culpas são dos patrões, porque é mais fácil encontrar exemplos de uma empresa que tenha falido por má gestão, do que por culpa de um funcionário!"

e ate te justifico com argumentos de quem defende o teu lado...
se uma empresa é feita como um todo, e quando ha lucros seria para dividir por todos, porque todos contribuem positivamente, entao quando ta falido nao sao esses mesmos empregados que contribuiram negativamente? Ou ao contrario..

Se a empresa vai a falencia pq ha ma gestao do patrao, quando da lucros nao será por boa gestao do patrao?

Mas o mais contraditorio. Quando vai a falencia os empregados nao têm culpa nenhuma, mas quando da lucro a culpa é dos empregados!!

Continuo a dizer....e volto a repetir pq ja disse atras. Ha bons e maus funcionarios, ha bons e maus patroes. O que acho é que as percentagens de cada um que voces pensam ser a reais, estao bem longe da realidade! Na minha opiniao claro...

Kripto, vou só pegar numa ou outra coisa..

A maior parte das culpas são dos patrões, porque é mais fácil encontrar exemplos de uma empresa que tenha falido por má gestão, do que por culpa de um funcionário!

aos olhos dos funcionário sim, acredito que funcione assim, pese embora ao facto que, caso tivesses acabado a frase logo a seguir ao "fácil" concordava de igual modo... é como digo.. temos de ver para os 2 lados

Em relação aos funcionários é um problema, eu sou a favor da alteração dos códigos de trabalho para facilitar os despedimentos, mas também para facilitar as saídas por vontade dos funcionários.

Onde está essa dificuldade?!! quem quer sair, saí ..

O problema é que por norma quem é amigo do boss, tem sempre as costas quentes, mesmo que não faça um car***, e depois tens os que se esforçam pela empresa, por várias razões, gostam do emprego, querem um aumento. Mas que depois de tanta mer**, acabam por perder motivação, porque vêm aqueles que são amigos a subir na carreira mesmo que não tenham feito nada, aqueles que sobem na carreira por trabalharem na horizontal e depois isto é um mer** do raio, porque afeta toda uma empresa. Isto é o dia-a-dia na função pública! Agora imaginem quando chega a uma empresa privada.

Eu sei que é um ponto de vista um pouco radical de minha parte, mas... repito a resposta de cima
e volto a dizer, não olhem para os outros, olhem para vocês...

Pensam logo na família, invés da empresa!

Ser patrão não é só gerir uma empresa e os seus lucros, é também saber prevenir os prejuízos

PS: E óbvio que os funcionários não podem ambicionar ganhar o mesmo que um patrão, mas como em tudo nem 8 nem 80! Óbvio que um funcionário que ganhe o salário mínimo mas vê o seu patrão chegar de Mercedes CLS e depois nem um prémio no fim do ano tem, e ouvir que a empresa está mal, quando se sabe que ao longo dos anos o patrão tem feito vida de rei! Ninguem tem moral para trabalhar assim e depois as coisas reflectem-se no rendimento da empresa!

É tudo muito bonito, e em parte é verdade o que dizes, porque é que não pensas na possibilidade de abrir uma empresa?

Só quero é esclarecer uma coisa, estou somente a fazer de advogado do diabo, pois continuo a ler coisas a puxar a balança sempre para o mesmo lado e não acho que isso seja correcto... é preciso assumir erros de parte a parte e que cada um se saiba colocar no devido lugar...

eu não gosto muito de estar a puxar para aqui assuntos que me dizem respeito directamente, mas serve de bom exemplo...

Aqui à tempos senti-me aborrecido pelo seguinte...

Um grande amigo meu, já lá vão uns bons 15 anos, sempre trabalhou e fez pela vida, mas ó pá .. as coisas nunca lhe correram de feição ... (graças a deus que hoje em dia as coisas lá lhe começaram a sorrir)

foi ao banco pedir 3000€ para me comprar um carro que eu ia dar à troca...

o banco olhou para a conta e para o historial e ... népia...

na mesma altura, eu fiz uma escritura de um negócio de aprox 60.000€ e nem fiador me pediram...

E eu pensei, "fdxxx, ao desgraçado que de facto precisa os gajos não ajudam... e a mim facilitaram-me tudo e mais alguma coisa"

Mas, lá está ... o que eu considero a capacidade de ver as coisas dos 2 lados, que é algo que aqui não se vê...

Após reflectir um pouco...
Eu se fosse o "banco" .. tb o mandava fod**** com as letrinhas todas!!!

Eu como disse nunca fui patrão, mas pelo que leio, gostava que alguns de vocês fossem empresários .. e empresários de sucesso que eu não desejo mal a ninguém (:green:)

e queria ver essas mentalidades aos poucos a mudar, e eu a esfregar alguns posts na cara :green:

embora sabendo que o que dizes é verdade em inumeros casos é tambem verdade o contrario em muitos mais do que pensas, principalmente na primeira frase onde dizes: "A maior parte das culpas são dos patrões, porque é mais fácil encontrar exemplos de uma empresa que tenha falido por má gestão, do que por culpa de um funcionário!"

se uma empresa é feita como um todo, e quando ha lucros seria para dividir por todos, porque todos contribuem positivamente, entao quando ta falido nao sao esses mesmos empregados que contribuiram negativamente? Ou ao contrario..

Se a empresa vai a falencia pq ha ma gestao do patrao, quando da lucros nao será por boa gestao do patrao?

Mas o mais contraditorio. Quando vai a falencia os empregados nao têm culpa nenhuma, mas quando da lucro a culpa é dos empregados!!

Continuo a dizer....e volto a repetir pq ja disse atras. Ha bons e maus funcionarios, ha bons e maus patroes. O que acho é que as percentagens de cada um que voces pensam ser a reais, estao bem longe da realidade! Na minha opiniao claro...

Eu disse até que sou a favor da alteração do código laboral para mostrar que eu não sou só a favor dos funcionários! E porquê, porque também existem aqueles empecilhos, que só dão trabalho e despesa, e o patrão quer despedir e não pode!

Em relação há época em que as coisas correm mal. É como é venho a dizer... É a história da cigarra e da formiga!

O lucro, não é para se gastar todo, parte dele deve ser posto de parte ao longo dos anos! E para quê, para expandir a empresa e para fazer face às épocas de crise. Porque acho que já se sabem que as crises vão e vêm, assim como os anos dourados. E nós não podemos viver (enquanto empresa) nos anos dourados e fechar em alturas de crise!

Caso contrário, não existiam empresas com centenas de anos! E essas empresas existem, não foi só porque deram lucros todos os anos ao longo da sua vida! É porque souberam gerir os lucros, não gastaram em casas, carros e férias! Guardaram esses lucros, para expandir, diversificar e aguentar épocas de crise!

É isso que muita gente não entende! É preciso poupar quando existe dinheiro para não andar com as calças pela mão nas alturas de crise!

Existem negócios que não têm hipóteses, p.e. exemplo, na industria têxtil e outros tipos em que a mão-de-obra não compensa em relação ao que os Chineses fazem. Mas pode-se minimizar isso, se a empresa for capaz de se dinamizar para não fechar, se mesmo assim não der, é porque não há hipoteses!

Mas aí ninguem só tem culpa, os políticos que não sabem criar políticas que permitam proteger o emprego no seu país e os patrões que vão para a China produzir a preços chineses e vender cá a preços Portugueses!
Muita gente não entende, que quem compra são também aqueles que trabalham nas fábricas, se essas pessoas deixam de ter emprego porque as empresas começam a fugir para a China para terem maior margem de lucro, deixam também de poder comprar. E assim cria-se um ciclo vicioso!

Mas pronto isto é olhar a economia em termos macro-económicos!

Bom,
Acima de tudo, não é necessário extremar posições, porque isso normalmente dá mau resultado.
Independentemente, de quem está certo ou está errado, fico satisfeito de ver que ainda existem pessoas que discutem os problemas, as mudanças, etc. Para mim é sinal, que as pessoas estão envolvidas com o Pais e se estão envolvidas, certamente é para tentar melhor a situação.
Portanto, um bem haja a todos (aos com os quais concordo e aos que não concordo), por entrarem na discussão e pelo empenho em tentar melhorar o estado das coisas, seja do lado do patronato, seja do lado do assalariado.

Só há um gaijo que eu não gosto e esse, já toda a gente sabe quem é.....CAVACO SILVA!!! (aparece já o echoes!!!vão ver)!!!

e quanto aos premios no fim do ano, que tem direito pq o patrao comprou um CLS.
Faz lembrar o euromilhoes! Se ganhasses o euromilhoes e desses 500mil euros a alguem, ias ser criticado pq so deste 500mil quando ganhaste 100 milhoes. nas empresas era igual! O patrao comprou um CLS, logo o meu premio tem de ser de valor aproximado. Se te dessem 500euros, ai o fdp do forreta!!!! Faz lembrar a historia da empresa (isto deu no telejornal) em que o patrao deu uma bicicleta a cada um, depois noutro ano uma mota a cada um (n me lembro bem os premios mas era do genero) e no ano que se preparava para dar um carro a cada um, veio a familia dizer que ele tava xéxé ( n duvido :green:) e como tal nao iam dar carro nenhum. UI! Logo manifestaçao a porta pq ele prometeu tinha que dar, que no ano passado so tinha dado uma mota e portanto este ano queriam mais etc etc...as pessoas sao mal agradecidas...sejam empregados ou patroes. Portanto cada um puxa mais a brasa á sua sardinha, dentro do que a lei permite!

Faz lembrar o euromilhoes! Se ganhasses o euromilhoes e desses 500mil euros a alguem, ias ser criticado pq so deste 500mil quando ganhaste 100 milhoes. nas empresas era igual!

repost pá... repost na pág bintium :green:

Existem aqui afirmações que me fazem lembrar uma questão pertinente quando se fala de dinheiro...

ainda à dias se comentei isto em conversa de café .. sim, porque eu sou dos que vai até ao café :green:

"Acredita numa coisa, se te sair o euromilhões, tipo 20 ou 30 milhões, e chegares a um familiar próximo ou um amigo do peito e lhe espetares com um cheque de 250.000€ ... mal vires as costas vais ser criticado por só lhe teres dado 250.000€"

Estas a ver... Assim ja tas mais calminho e um gajo escusa de estar aqui aos berros uns pros outros

;) sim mais uma palmadinha :green:

Penso que cada um fala do que conheçe e na experiencia que tem ou já teve...
Eu já estive empregado em 2 empresas em Portugal, e uma faliu por má gerencia que não teve nada a ver com os funcionários (Solbi/Citydesk - umas das maiores para não dizer a maior e mais antiga empresa portuguesa de Informática), e a outra onde estou que é umas das maiores empresas de retalho do país... e posso-te dizer que aqui as coisas também estão bem empenadas.
Todos os dias em todas lojas se queixam que isto não vende... mas... quando começaram a pensar em reduzir custos e o "peso" da estrutura da empresa... por onde achas que começaram ???? Pois é... Toda a gente que acaba contracto... baza... e não entra mais... Mas no entanto cada loja "grande" tem: 1 Director (a ganhar pelo menos 5.000€ + Carro + Gasoleo +++), 1 Director Adjunto (a ganhar pelo menos 4.000€ + Carro + Gasoleo ++), 1 Gerente por cada departamento [são 5] (a ganhar pelo menos 2.500€), e 1 ch de secção por cada 1 ou 2 secções (Em media 20 chefes de secção) (a ganhar no minimo 1.000, 1.500€)... e operadores, vendedores (com 500€ de vencimento) que são os que VENDEM ? Esses não são preciso... esses são o "peso" e são esses que devem ir embora...

Também não digo que não existam empresas com bons patrões e maus funcionários onde por culpa dos ultimos a empresa feche, e sim, acho que neste caso tb devem ser os funcionários a acartar com as dividas.

mas então Tinoni, por exemplo,

E tu em que condições irias estar à frente de uma loja "grande", com a responsabilidade inerente ao posto?

(partindo do principio que tens currículo a condizer com o cargo)

Oh Boost, se as coisas fossem tão más para os empresários ninguém era empresário!

Só se põe em causa é a gestão que alguns empresários têm! Como eu tenho vindo a afirmar ao longo deste tempo todo, tudo se deve à forma de gestão dos lucros!

Pergunta a quem trabalhe "lá fora", como é que os empresários "lá fora" gerem as empresas! Se os funcionários rendem ou não, isso é secundário, podes sempre despedir (quando cá se alterar o código de trabalho) e mandar vir outros!

Agora não podemos olhar para os lucros apenas como o fruto apenas do trabalho do patrão e esse patrão pensar que pode gastar todo esse dinheiro. Até pode nem dar um cêntimo aos funcionários como prémio, mas que tenha atenção que a vida tem altos e baixos!
E não é fazer como alguns que depois de subir muito e depois de nunca dar contribuições aos funcionários e terem uma grande vida, quando as coisas correm mal fecham logo e os funcionários que deram ao cabedal é que se fo*** que ficam sem nada!
Aliás, há empregos que os funcionários chegam ao fim da vida sem nada e sem saúde, e eu quero ver quem é que com setenta anos (sim por este andar só devemos ter acesso às reformas nessa idade) vai trabalhar em trabalhos que exijam esforço físico intenso! É simples não vão trabalhar por que entretanto já estão surdos, cegos, cheios de artroses, ...

Eu vejo as coisas pelos dois lados, aliás o meu pai é patrão, mas eu não trabalho para ele, nunca foi o meu objectivo até! Por isso é que sei ver as coisas pelos 2 lados e muita gente não gosta, mas pronto...

Penso que cada um fala do que conheçe e na experiencia que tem ou já teve...
Eu já estive empregado em 2 empresas em Portugal, e uma faliu por má gerencia que não teve nada a ver com os funcionários (Solbi/Citydesk - umas das maiores para não dizer a maior e mais antiga empresa portuguesa de Informática), e a outra onde estou que é umas das maiores empresas de retalho do país... e posso-te dizer que aqui as coisas também estão bem empenadas.
Todos os dias em todas lojas se queixam que isto não vende... mas... quando começaram a pensar em reduzir custos e o "peso" da estrutura da empresa... por onde achas que começaram ???? Pois é... Toda a gente que acaba contracto... baza... e não entra mais... Mas no entanto cada loja "grande" tem: 1 Director (a ganhar pelo menos 5.000€ + Carro + Gasoleo +++), 1 Director Adjunto (a ganhar pelo menos 4.000€ + Carro + Gasoleo ++), 1 Gerente por cada departamento [são 5] (a ganhar pelo menos 2.500€), e 1 ch de secção por cada 1 ou 2 secções (Em media 20 chefes de secção) (a ganhar no minimo 1.000, 1.500€)... e operadores, vendedores (com 500€ de vencimento) que são os que VENDEM ? Esses não são preciso... esses são o "peso" e são esses que devem ir embora...

Também não digo que não existam empresas com bons patrões e maus funcionários onde por culpa dos ultimos a empresa feche, e sim, acho que neste caso tb devem ser os funcionários a acartar com as dividas.

mas mas...esses directores todos nao sao empregados???!!!! entao a culpa n é dos patroes..é dos empregados que tao la a ganhar demais para o que fazem. Se fossem honestos e para o bem da empresa, demitiam-se! Mas nao..tao a mamar e a lixar os empregados mais pequenos...entao afinal n é tudo a mesma laia? patroes e empregados? ;)

Eu vejo as coisas pelos dois lados, aliás o meu pai é patrão, mas eu não trabalho para ele, nunca foi o meu objectivo até! Por isso é que sei ver as coisas pelos 2 lados e muita gente não gosta, mas pronto...

Desculpa mas recordando as palavras que já passaram por aqui...

O que é que o cu tem a ver com as calças?!!
do que leio dos teus replys é sempre a apontar o dedo aos patrões nacionais...

E não percebo a tua lógica quando referes que, não sendo o teu objectivo trabalhar para o teu pai sabes ver para os 2 lados...

mas ok, devo ser eu que estou a ver as coisas erradas

Back