Subsídio de Natal

Volto a criticar a comodidade a que a sociedade se habituou....

Vou tentar desenhar:

Na minha zona... um casal... 485+485=970€

- a este ordenado tem INUMERAS variedades de profissoes possiveis... garanto-lhe 30 tipos diferentes e dentro de cada um deles INUMERAS vagas... estamos a falar sempre no minimo de 200 postos de trabalho sempre disponiveis com entrada imediata num raio de 20km.
- aprtamentos (ou mesmo até moradias mas normalmente estão sempre ocupadas) T4 a um preço nunca distante de 150/200€ mensais
- água ao preço da chuva... vamos considerar 20€ por mês... e não o é...
- luz com taxas especiais... vamos considerar 80€ por excesso para acertar o valor com a agua...
- gaz (1 botinja por mes) 30€
- creche, infantário gratuitos e almoços de crianças até ao 9º ano com subsidio... ou não pagam ou pagam uns 0,50€ por dia, não sei ja ao certo... nem vou considerar...
- não têm necessidade de carro porque se têm que por no seu lugar... mas mesmo assim vamos considerar um carro de gama baixa usado... e que tenha uma despesa mensal de 100€ (seguro e combustivel) e já é uma despesa excessiva para uma familia nessa situaçao... pois ninguem tem necessidade de tanta despesa com um carro mas pronto, par anão dizerem que sou extremista...

Isto dá uma despesa FIXA mensal de: 430€ mensais... estou a esquecer-me de algo?!?! querem por 500€ para despesas fixas?! Podemos por........ 500€ de despesas fixas ok

Sobram 470€.... ora... será mau?!?!

Posso continuar com as contas...
Chegar a contas como 1 par de calças=15€
1 T-shirt BOA custar 10€
1 motorizada para ir para o trabalho que diminui a despesa do carro de 100 para 10€ mensais...
Horta para cultivar os seus proprios vegetais...
Porco para matar e comer....

Mais coisas?!?!?

Agora as pessoas têm que saber a que classe operaria correspondem... e viver conforme as suas possibildiades...
Mas não... a sociedade agora é xique... vai para lsiboa porque é fino.... compra carro novo porque é fino... vai ao cinema, tem tv cabo... bebe café fuma e vai a noite ao bar...

Amigo, tenho no meu concelho casais nessa situação e acredite que se visse não acreditaria o que fazem com esse ordenado.............................. Não faz mesmo a menor ideia...........Ja vi que não tem noçao do custo de vida.. ;)

Mas eu não disse que não se vivia com 485 euros mensais

Disse foi que não era um bom ordenado em contraposição ao que tinha dito.

Agora esta ai a contar ai algumas coisas gratuitas que por vezes não são fáceis de arranjar.....

E concordo plenamente com
Agora as pessoas têm que saber a que classe operaria correspondem... e viver conforme as suas possibildiades...
Mas não... a sociedade agora é xique... vai para lsiboa porque é fino.... compra carro novo porque é fino... vai ao cinema, tem tv cabo... bebe café fuma e vai a noite ao bar...

Na sociedade pessoas do mesmo escalão trocaram:

- o porco no curral da provincia que lhes dava alimento pelo canario na varanda do apartamento em lisboa
- a horta de onde tiravam os vegetais da sua alimentação pelo terraço da mesa de chá em lisboa
- o casqueiro e as azeitonas retalhadas do pequeno almoço pelo galão e torrada no cafezinho da baixa...
- as couves da horta e a carne do porco do curral pelo bitoque da churrasqueira da esquina...
- as conversas após o jantar á luz das velas, pelo sorround e a tv cabo com canal holliwood
- a motorizada que os levava ao trabalho ou mesmo a bicicleta pelo carrinho novo cheio de paneleirices...
- os passeios ao domingo no campo e no rio... pela praia, o cinema... o geladinho na gelataria........

Isto tudo mudou... e enquanto isto não voltar, não considero NEM ADMITO que ninguem diga que há miséria.................................

agora sim, falaste bem!! ;)
subscrevo...

a miséria há para quem a quer ter...
uma coisa notei na pele, saí de casa dos país para uma minha..
a diferença?
tive de cortar com os hábitos nocturnos que tinha e mesmo assim mudei-me para um trabalho onde ganho 50€ a mais...
e para uma localidade onde grande parte das coisas custa uns bons 15~20% a menos!!!

tudo isto para poder pagar as despesas fixas que nunca tive até agora...

quem não tem €€€ não tem vicios.. e isso é bem verdade!

agora sim, falaste bem!! ;)
subscrevo...

a miséria há para quem a quer ter...
uma coisa notei na pele, saí de casa dos país para uma minha..
a diferença?
tive de cortar com os hábitos nocturnos que tinha e mesmo assim mudei-me para um trabalho onde ganho 50€ a mais...
e para uma localidade onde grande parte das coisas custa uns bons 15~20% a menos!!!

tudo isto para poder pagar as despesas fixas que nunca tive até agora...

quem não tem €€€ não tem vicios.. e isso é bem verdade!

Essa é que é essa a mim aconteceu exactamente o mesmo já cheguei a ganhar 500 euros menos do que agora e era só borgas e ainda poupava imenso agora tive de cortar com muitas dessas coisas para ir poupando algum.

Tb subscrevo aquilo que o Pc escreveu.

Volto a criticar a comodidade a que a sociedade se habituou....
Vou tentar desenhar:

Na minha zona... um casal... 485+485=970€

Não estás a fazer as contas correctas.

970€ tens de tirar 11% para a segurança social (106,70€ no geral de descontos à cabeça)

Amigo,

A tua zona é uma pequeninina parte de Portugal (Apesar de Portugal ser pequeno) e na maioria das zonas não se consegue o que dizes conseguir consegues ai. !!!!

Isso deveria ser verdade!

Pq na realidade, não há dinheiro... mas os vícios estão todos lá!!!!

sim cruz...
eu também os tenho, mas tenho de os manter controlados para continuar a manter as minhas velhas regras de vida e organização financeira..

se um gajo não se adaptar aos novos factores em que joga rápidamente se entala com dividas...

infelizmente hoje em dia, não custa nadinha!

Não estás a fazer as contas correctas.

970€ tens de tirar 11% para a segurança social (106,70€ no geral de descontos à cabeça)

Amigo,

A tua zona é uma pequeninina parte de Portugal (Apesar de Portugal ser pequeno) e na maioria das zonas não se consegue o que dizes conseguir consegues ai. !!!!

Quase de certeza absoluta consegues em todas as zonas do interior do país situações semelhantes ou até bem melhores...

No alentejo então é brutal as condiçoes de vida... ;)

Nós aqui até temos um subsidio para quem case.... para cada filho que as pessoas tenham...

E sei que há inumeros conselhos com muito melhores condições...

Agora que as pessoas prefiram acomodar-se.... isso já ninguem tem culpa ;)

E até digo que não compreendo o porquê das pessoas se recusarem a vir para o interior.... com a rede rodoviária EXCELENTE que temos em portugal...

e nessa terra não há despesas com educação?
Não se compram livros escolares nem se leva a criança à escola?
A criança não almoça?
não se usam medicamentos quando a criança adoece?
E que fazem aos avós? há lares gratuitos? cuidam deles em casa e essa despesa é gratuita?
não usam telemóvel?
o carro não gasta pneus para esses 800km mensais por cabeça? partindo do principio que tem trabalho a 20km de casa como dizes.
Os mecânicos trabalham de graça quando o carro precisa de algo?
Uma botija de gás dá para um mês inteiro? Partindo do principio que não se vai a restaurantes tens que contar gastar mais gás em casa.
A criança mantém-se sempre do mesmo tamanho? é que se cresce precisa não só de roupa, mas tb de calçado.
Essa criança tem direito a seguir estudos? E se sim, como os pais pagam as propinas? E como pagam o aluguer de um quarto na "cidade"?

nessa terra tudo parece ser fantástico... pena todos sabermos que não é assim. Pena todos sabermos que Portugal é o país com a riqueza pior distribuida em toda a Europa, e pena todos sabermos que politicas destas não invertem esse ciclo, apenas o agravam.

edit: e só mais uma coisa, eu vivo na aldeia há 26 anos e sei bem do que falo

Last edited:
Contesto constantemente a vossa ideia de que os que têm ordenados maiores devem ser prejudicados.... e volto a dizer.... CONTESTO CONSTANTEMENTE.

Não sei ao certo o valor do ordenado minimo.... mas supondo 400€...
É UM MAU ORDENADO?!?!?!

FDX.... que chegue aqui o primeiro FIEL empregado pago com o ordenado minimo expor as suas despesas mensais para realmente me explicar porque é um MAU ordenado....

A sociedade é que acabou com a destinção entre classes operarias....
Hoje querem viver todos de igual forma sem se esforçarem para nada... e querem ter os mesmos direitos...

Hoje não se trabalha para ganhar mais... hoje tentamos fazer o menos possivel... e reclamar por não termos os mesmo direitos dos que mais ganham... é a assim............. enfim..........

Ora aqui esta uma grande verdade...

E até digo que não compreendo o porquê das pessoas se recusarem a vir para o interior.... com a rede rodoviária EXCELENTE que temos em portugal...

isso é relativo...

eu mudei-me de coimbra para ourém, mas foi por oportunidade, há certos ramos em que simplesmente a oportunidade não aparece...

e falo apenas em trabalhos especializados, claro que em trabalhos generalistas é mais fácil...

não vou entrar aqui em especificidades, mas claro que para muitos é mais "facil" ir trabalhar para um centro comercial do que para a lojinha da esquina..
vão ganhar mais, etc..

esquecem-se é que para isso têm de se mudar para uma cidade em que o custo de vida é maior!

mas pronto, apenas um exemplo no meio de muitos!

AgA... o que escrevi não era a falar de ti. Era mais para a nossa sociedade.

bem sei...
mas respondi na mesma :green:

Pc_winboard, concordo plenamente contigo! ainda ontem veio à tona mais um podre da era socrates, os gastos do estádo eram triplo do P.I.B., ora aqui está um belo ex. de que o português sempre viveu e vive acima das suas possibilidades e depois tem que dar raia, afinal a factura chega sempre no fim.

Back