Como é e sempre foi:
Temperatura ideal do motor para funcionar em pleno, com lubrificante preparado para o efeito, sempre entre 85 a 92°C.
Grande mentira deles.
Sendo assim, pede um relatorio e conclusao final, exactamente como te disseram, assinado pelo responsavel da oficina e carimbado. De seguida, reporta a siva e comunica a alemanha se necessario. Tambem escreves no livro de reclamaçoes.
Até porque podiam estar 10°C negativos. Com a valvula fechada, apenas circularia o refrigerante do motor e nao do radiador, pelo que o motor consegue sempre manter-se na temperatura ideal.
Se tens oscilaçoes dentro dessa natureza, obrigatoriamente a valvula nao está a fechar totalmente. A agua do radiador obviamente arrefece muito, misturando-se aos poucos com a agua do motor, podendo então fazer baixar demasiado a temperatura. Se realmente tudo está bem nesse departamento, entao ha sensores a fazer leituras erradas. Ponto. Factos sao factos. Nao vas em conversas.
Até fazes um teste para verificar se o que digo tem logica. Isolas com um cartao, toda a superficie do radiador, mas obvio, apenas quando fores a descer a serra. Vais ver como o ponteiro nao vai descer tao facilmente, pois nao vai arrefecer o suficiente, o circuito segundario.
Talvez tenhas simplesmente um defeito na valvula do termostato. Troca por outra e vê no que dá.
Tens todos os sintomas de um termostato que nao fecha devidamente.
Temperatura ideal do motor para funcionar em pleno, com lubrificante preparado para o efeito, sempre entre 85 a 92°C.
Grande mentira deles.
Sendo assim, pede um relatorio e conclusao final, exactamente como te disseram, assinado pelo responsavel da oficina e carimbado. De seguida, reporta a siva e comunica a alemanha se necessario. Tambem escreves no livro de reclamaçoes.
Até porque podiam estar 10°C negativos. Com a valvula fechada, apenas circularia o refrigerante do motor e nao do radiador, pelo que o motor consegue sempre manter-se na temperatura ideal.
Se tens oscilaçoes dentro dessa natureza, obrigatoriamente a valvula nao está a fechar totalmente. A agua do radiador obviamente arrefece muito, misturando-se aos poucos com a agua do motor, podendo então fazer baixar demasiado a temperatura. Se realmente tudo está bem nesse departamento, entao ha sensores a fazer leituras erradas. Ponto. Factos sao factos. Nao vas em conversas.
Até fazes um teste para verificar se o que digo tem logica. Isolas com um cartao, toda a superficie do radiador, mas obvio, apenas quando fores a descer a serra. Vais ver como o ponteiro nao vai descer tao facilmente, pois nao vai arrefecer o suficiente, o circuito segundario.
Talvez tenhas simplesmente um defeito na valvula do termostato. Troca por outra e vê no que dá.
Tens todos os sintomas de um termostato que nao fecha devidamente.
Last edited: