paulo oliveira disse:
@AudiSt
Coloquei a resposta que obtive do IMTT em junho 2008.
Penso que são eles as pessoas competentes para clarificar as dúvidas que existem.
O que faço no forúm é informar devidamente as pessoas com base num email que a autoridade que tutela isto me enviou, nunca inventei nada.
xenon = lava farois + autonivelamento.
Se o que está no email é uma asneira, então solicitem esclarecimentos ao IMTT, porque quem disse as asneiras foi o próprio IMTT (a autoridade...)
típico...
@rvrosa
Na via publica existem regras... e elas estão definidas.
Macacos, porcos e bestas são quem as não cumpre... e não o contrário.
Mas isto é tipico de paises de 3ª mundo, onde o merito é para quem não cumpre, contorna as regras e as interpreta como lhe dá mais jeito.
O IMTT forneceu um parecer... não agrada, paciência.
Nao agrada?????
nao tem que agradar nem desagradar
eu sou uma pessoa que tento cumprir as regras ao maximo, logico que nem sempre isso acontece, mas a partir do momento em que sei aquilo que estou a fazer (e mesmo que nao saiba) sou responsavel por essa situaçao.
ora no caso do IMTT posso afirmar, que como a maior parte das instituiçoes publicas em Portugal, sao instituiçoes compostas por pessoas ignorantes e que em vez de desempenharem uma funçao servem apenas e so para ocupar um lugar.
Aquilo que o IMTT te deu e como alias tu referes e bem, foi um parecer, que nao e vinculativo, ou seja nao existe nenhuma lei em portugal que te obrigue aquelas macacadas todas, o proprio site da DGV refere isso, alias como no codigo da estrada que e precisamente por ai que nos temos que guiar, tal como se faz em direito civil, comercial, penal etc, todos tem um codigo e é por ai que juristas, advogadosm juizes, etc se guiam
pareceres sao meramente posiçoes indicativas, que regra geral sao o que se deve seguir, mas como e um parecer e nao uma regra não podes ser autuado, pois nao estas a transgredir nenhuma regra.
por isso eu continuo a dizer depois de dezenas de IPOs que ja fiz em varios centros, depois de ja ter sido fiscalizado em varias operaçoes stop, depois de ja ter consultado agentes da autoridade (PSP e GNR BT), tecnicos de IPO e ter feito eu proprio as minhas consultas, nao existe nada em Portugal que obrigue a essas invençoes.
Agora assim como uma mesma frase pode ter varias intrepertaçoes, entao uma carta ou uma lei, pode ter milhentas
assim cada um continua a fazer aquilo que acha melhor e eu acho melhor ter luz em condiçoes para circular a noite, aumentando assim a minha segurança e daqueles que viajam comigo, como nao gosto de ser encadeado com farois de ninguem sejam eles de halogeneo, xenon ou leds faço tudo por ter os meus devidamente alinhados e fazer uso do nivelamento manual caso seja necessario.
eu nao quero polemicas, especialmente neste forum, nunca curti confusoes e nao ia ser por causa do xenon que ia começar
agora aquilo que gosto e que as pessoas sejam informadas, mas se colocas uma info como a que dizes que recebeste e eu acredito perfeitamente que sim, e tentas passar isso por lei acho que esta errado e que pelo menos quem ler isto (que devem ser poucos) fique a saber que se calhar nao e bem assim como dizes, eu ate posso estar errado e ser obrigatorio o uso dos mijas e niveladores, mas ate ao dia que me chegue as maos um dec. lei ou uma norma portuguesa a regular o uso de xenon eu tenho a certeza que posso utilizar kits de xenon.
e assim cabe a cada um fazer o que melhor entender ao ler ambas as posiçoes