XENON vS INSPECÇÃO

• Thread starter Thread starter RC
  • Data de Início Data de Início
Ontem fui a inspecçao com o meu audi! mas , antes de ir, visto ir a um sitio a 50 km de casa pois ia ao centro da ultima inspecçao pa tirar uns nabos da pucara em relaçao a kms etc...pensei, bem vou tirar o xenon num instante, nao morro por isso e vou de consciencia tranquila, feliz ideia! cheguei la, passou, no fim coloquei a pergunta, ao que o inspector chefe , uma pessoa impecavel mesmo muito acessivel, me disse que o xenon se tiver aplicado sem lava farois e niv auto reprovaria pois tinham um documento com essa indicaçao.
até lhe disse que por acaso tinha tirado pelo sim pelo nao e ele disse que " no seu carro ate vale a pena, mas se nao quer ter trabalho de tirar todos os anos convem por tudo direitinho " .

É o meu testemunho :)

Cardoso disse:
Ontem fui a inspecçao com o meu audi! mas , antes de ir, visto ir a um sitio a 50 km de casa pois ia ao centro da ultima inspecçao pa tirar uns nabos da pucara em relaçao a kms etc...pensei, bem vou tirar o xenon num instante, nao morro por isso e vou de consciencia tranquila, feliz ideia! cheguei la, passou, no fim coloquei a pergunta, ao que o inspector chefe , uma pessoa impecavel mesmo muito acessivel, me disse que o xenon se tiver aplicado sem lava farois e niv auto reprovaria pois tinham um documento com essa indicaçao.
até lhe disse que por acaso tinha tirado pelo sim pelo nao e ele disse que " no seu carro ate vale a pena, mas se nao quer ter trabalho de tirar todos os anos convem por tudo direitinho " .

É o meu testemunho :)

armageddon disse:
Duvidas? nao, só certezas...é que só por acaso até sou inspector automóvel

armageddon disse:
quanto ao xenon é muito relativo, que eu saiba, aqui na zona norte ninguem chumba por xenon e esqueçao essa lista que andou a circular por aí com o era ou nao aprovado na inspecçao, nao é necessário ter lava farois nem regulador automático das luzes

Ao que tenho lido e ao que me tenho informado, não há nada na lei que diga que o xenon é proibido nem que tenha que ter nivelador automático e lava farois, tanto que existem muitos modelos no mercado com xenon de origem e não possuem qualquer dos 2 sistemas.
Ainda à pouco em conversa com um policia amigo, coloquei a questão do xenon e ele disse que não era proibido, mas a luz tem que ser amarela ou branca e estar bem focada.Ou seja, até 6000k eles não podem implicar.
Agora eles (policia / inspecção) devem pegar mais nos carros que têm xenon em farois de vidro martelado, visto que não têm um espelho adquado.

rasteirinho disse:
Ao que tenho lido e ao que me tenho informado, não há nada na lei que diga que o xenon é proibido nem que tenha que ter nivelador automático e lava farois, tanto que existem muitos modelos no mercado com xenon de origem e não possuem qualquer dos 2 sistemas.Ainda à pouco em conversa com um policia amigo, coloquei a questão do xenon e ele disse que não era proibido, mas a luz tem que ser amarela ou branca e estar bem focada.Ou seja, até 6000k eles não podem implicar.
Agora eles (policia / inspecção) devem pegar mais nos carros que têm xenon em farois de vidro martelado, visto que não têm um espelho adquado.

Diz-me 1 desde prai...... 2001/2002. :S

rasteirinho disse:
Renaut Laguna, renaut clio, VW polo GTI......

Renault Laguna 1.9 dCi - 2001

3bfe_27.JPG

Renault Clio 2.0 16V RS Sport - 2001

d378_27.JPG

VW Polo GTI - 2001

bd0d_27.JPG

Mais uma tentativa.... :roll:

Bem, mas o meu carro também não é após 2001 :green: É de 1998, por isso nessa data podiam vir sem essas tretas dos lava faróis que ainda gostava de saber para que é que servem. Já ouvi dizer que era para arrefecer a lente :lol:, já ouvi dizer que é para lavar o farol para não desfocar (tem mais lógica mas para isso deveria ser automático).

O que devia ser obrigatório era lava matrículas... isso é que era bem feito :green:

O meu A3 foi a inspeccao com o xenon montado eu ate ia mentalizado para ele chumbar , mas nao na inspeccao ate me regularam os farois pois estavam um cadito altos em relacao ao xenon nada disseram passou na boa :)

Esta semana telefonei para a ex-DGV e perguntei como era isso do xenon... o que eles me disseram é que é obrigatório lava faróis e niveladores automáticos. Eu perguntei onde é que isso estava escrito e eles disseram que era num regulamento europeu que eu apontei mas já não sei onde (deve ser o mesmo que já foi aqui dito anteriormente).
Eu voltei à carga e perguntei se esse regulamento tinha sido transposto para o ordenamento jurídico português e onde estava publicado no DR? E... opssss... :oops: acabou-se-lhe o piu...

OHHHHHHHHHH

nao digas isso que os funcionarios do IMTT sao pessoas super, mega, hiper bem informadas o s-tronic que o diga

Andava aqui a navegar na net a pesquisar sobre este assunto e encontrei o Regulamento n.º 48 da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (4ª Revisão), publicado no Jornal Oficial da UE L135, de 23/05/2008, e que diz respeito à homologação de veículos quanto aos dispositivos de iluminação e sinalização luminosa. (Não sei se é neste que as Inspecções se baseiam)

Ora, depois de ler aquilo mais ou menos na diagonal, parece que as luzes amarelas também já não são legais a menos que seja nas luzes de nevoeiro - ponto 5.15 :green:

Mas no que respeita ao xenon, não encontro nada que diga que seja obrigatório lava-faróis ou regulador automático, a menos que se tratem de luzes AFS. E luzes "AFS" significa Sistemas de Iluminação Frontal Adaptável, que se não me engano são sistemas destinados à adaptação às condições específicas do veículo e do ambiente (por exemplo se se vai em auto-estrada, determinada velocidade, humidade, etc.).

Era bom que mais alguém (talvez quem tem defendido a obrigatoriedade dos lava-faróis e reguladores automáticos) acrescentasse algo mais, nomeadamente sobre se é, ou não, com base neste regulamento que assenta a sua tese.

Back