XENON vS INSPECÇÃO

  • Thread starter Thread starter RC
  • Data de Início Data de Início
Em relação aos dispositivos de regulação automática, convém ler o ponto seguinte ao indicado:

6.2.6.2.2. Contudo, os dispositivos de regulação manual, tanto do tipo contínuo como do tipo não contínuo,
são permitidos, desde que haja uma posição de repouso que permita regular as luzes com a
inclinação inicial indicada no n.o 6.2.6.1.1 através dos usuais parafusos de regulação ou por meios
semelhantes.

Estes dispositivos de regulação manual devem poder ser accionados do lugar do condutor.

Os dispositivos de regulação do tipo contínuo devem ter pontos de referência que indiquem as
condições de carga que requerem uma regulação do feixe de cruzamento.

O número de posições dos dispositivos de regulação não contínua deve ser tal que possa garantir
o respeito da gama de valores previstos no n.o 6.2.6.1.2 para todas as condições de carga definidas
no anexo 5.

Para estes dispositivos, as condições de carga do anexo 5 que requerem uma regulação do feixe
de cruzamento devem estar também claramente indicadas próximo do comando do dispositivo
(ver anexo 8).


Isto de só ler o que interessa por vezes leva a este tipo de problemas... E depois quando há falta de vontade pior ainda!

E se não me engano em relação aos lava faróis também existe qualquer coisa que só os obriga quando são luzes que se adaptam às condições da via e ao tipo de condução... mas vou procurar e depois se encontrar meto aqui.
 
:S E estava eu a falar de quem não lê até ao fim .... :|

Parece que o ponto 6.2.6.2.2. não se aplica a luzes com mais de 2000 lumens...

:(
 
O meu audi a3 1.9TDI 130cv de 2001 trás xenon de origem e tem lava-farois e auto-reguladores.

Já agora, alguem sabe a referência e/ou especificação da lampada xenon original? (tipo: marca, modelo de qts "K's" é, etc...

Agradecia q os entendidos se xegassem a frente... :)
 
Se forem iguais ao A4 B6 (não sei se são)

Exteriores:
Faróis da Frente (Xenon ou Bi-Xenon)
- Máximo - H7
- Médio - D1S - Lâmpada de Xenon (OEM vem com 4300K)
- Mínimo - H6W
- Pisca - PY21W

Faróis de Nevoeiro
- H11

Matrícula
- 2x 36mm tubulares

(Obrigado ao migsan por esta informação)
 
Bem, independentemente do que aqui se tem dito, parece-me que este problema só se coloca por não haver uma norma que se aplique directamente.

Veja-se que o diploma que tanto a DGV como os centros de inspecção estão a utilizar é um diploma que define os critérios de homologação de veículos novos. Ora, se não me engano este diploma sofreu 3 ou 4 alterações desde a sua entrada em vigor, sendo que só após alterações de 2007 é que passou a ser obrigatório a regulação automática - o que faz todo o sentido porque, como já o disse anteriormente, o meu irmão tinha um audi TT de 12/2001, xenon de origem, onde não tinha regulação automática mas só lava faróis.

Eu quanto a mim, e porque não vou andar a preocupar-me de cada vez que fizer a inspecção, vou instalar o lava faróis (iguais aos que se encontram no capô para o para-brisas). Quanto ao nivelamento automático, uma vez que o meu carro foi homologado em data anterior a 1998, não será obrigatório e vou passar a andar com a versão original do dito diploma no porta-luvas.
 
rvrosa disse:
o meu irmão tinha um audi TT de 12/2001, xenon de origem, onde não tinha regulação automática mas só lava faróis.
Tu dizes que sim... eu digo que xenon 100% de origem sem lava-farois em 12/2001 não existe.
Não quero criar conflito, apenas constatar.


rvrosa disse:
Eu quanto a mim, e porque não vou andar a preocupar-me de cada vez que fizer a inspecção, vou instalar o lava faróis (iguais aos que se encontram no capô para o para-brisas). Quanto ao nivelamento automático, uma vez que o meu carro foi homologado em data anterior a 1998, não será obrigatório e vou passar a andar com a versão original do dito diploma no porta-luvas.
Que carro tens com homolgação com xenon anterior a 1998?
 
paulo oliveira disse:
Tu dizes que sim... eu digo que xenon 100% de origem sem lava-farois em 12/2001 não existe.
Não quero criar conflito, apenas constatar.

Que carro tens com homolgação com xenon anterior a 1998?

Quanto ao TT eu só digo que não tinha regulação automática. Lava faróis tinha. E digo que não tinha regulação automática porque experimentámos a incliná-lo e carregá-lo para ver se os faróis mexiam e népia. Mais, se os tivesse seria de esperar que mexessem quando são ligados. Por outro lado foi um carro sempre assistido na marca, onde houve necessidade de ainda na garantia de substituir um monte de coisas no motor, onde inclusivamente o motor foi tirado fora e não acredito que após isso não houvesse necessidade de lhe fazer um diagnóstico que certamente detectaria qualquer avaria no sistema dos faróis - este carro foi vendido para o Porto, era giro aparecer aqui o actual dono :)

Quanto a homologações de xenon anteriores a 1998, eu não sei. Mas penso que já nessa altura era coisa que não estava por inventar...

De qualquer das formas, como disse, vou meter-lhe os lava-faróis (que fazem uma falta como a fome), quanto aos reguladores automáticos aí vão ter de comer os que lá estão e que são automáticos de botão (eu não tenho de ir junto do farol para o regular).
 
ja agora e para tirarmos as coisas a limpo envia-me por PM a matricula do carro para eu verificar se tinha ou nao lava-farois e regulaçao automatica
 
AudiST disse:
ja agora e para tirarmos as coisas a limpo envia-me por PM a matricula do carro para eu verificar se tinha ou nao lava-farois e regulaçao automatica

Ora boa... vou ver se consigo ainda saber a matrícula completa. Fiquei só com algumas fotos das que utilizei para meter no standvirtual, mas apaguei os números... Para já só sei que é **-**-SR e é de 12/2001.

A ver se consigo encontrar a cópia da declaração de venda.
 
Seguiu mensagem com a matrícula completa. Já agora ficamos a saber se tinha ou não o tal nivelador automático. Lava faróis, como sempre disse, tinha.
 
por acaso nao ficamos a saber, no caso dos TTs so tenho acesso ao que cada carro trazia ao sair de fabrica a partir do ano de 2003, por exemplo no caso do A3 e a partir de 2001

e pena, mas ainda nao e desta :(
 
AudiST disse:
e pena, mas ainda nao e desta :(

Eu até acho isto divertido... vou repetir outra vez:
Carros novos vendidos na europa têm de se regulamentar pela ECE regulation 48.
"Vehicles equipped with HID headlamps are required by ECE regulation 48 also to be equipped with headlamp lens cleaning systems and automatic beam levelling control"

Embora admita poder haver excepcções entre 1995 e 1998, depois desta data não acredito que existam carros novos vendidos na europa sem os equipamentos lava-faróis e autonivelação. NÃO EXISTEM!
 
Back
Top