Audi 80 1.6 TD

B3 so leva 16's. Mais que isso implica complicações com jogar com a largura da jantes e com os Ets (offset).

Compra umas 16, e rebaixa. Com as 16 geralmente não raspa, mas tem de ser pneu de menor perfil. Se for pneu alto tem tendencia a raspar.

Não te compares aos B4, com tempo verás o que eu vi que é que os B4 pedem jante 17 para ficar bom, e conseguem aconoda-la sem problemas pois os guardalamas frontais são mais largos, e a suspensão traseira é diferente.

Se quiseres pensar positivo, pensa que ficas com bom look com jante menor e menor pneu, o que geralmente sai mais barato :)


Ah, e qualquer jante fica muito melhor com rebaixe, é obvio. O meu tinha jantes minusculas 14 e com o rebaixe sempre atenuava o tamanho, como podes notar na.imagem da.minha assinatura.

Abraços
 
Last edited:
Só um pequeno à parte...em relação às jantes de 16".

Tu tens um B3 certo?
Da experiência que tenho com o meu B3, com jantes de 15 e medidas averbadas no livrete, se levares peso atrás roça na cada das rodas.
Por isso medidas maiores que 15 tens de fazer algumas alterações.

Mas os entendidos que já fizeram isso no B3 que digam alguma coisa. :p

Só estou a alertar...

Depois quero ver esses botões :p

Abraço.
Obrigado pelo aparte. Mas as medidas que estão no livrete como está na foto em cima não foram de averbar já vinha assim, ou seja de mudar para as medidas que vem lá deve ficar bem sem necessidade de mais alterações. Digo eu que não percebo nada da coisa :lol:

- - - - - - - - - -

Obrigado Reactive.
Eu estava a pensar colocar a medida máxima que está no livrete aquelas medidas já devem vir de fábrica por isso não deve haver problema, mas também pode ser que dê para experimentar no sítio que for comprar, mas ainda vai demorar um pouco :'(
Sim acho que tens razão e o teu ficou fixe só com o rebaixado, mas eu tenho receio que depois ande a raspar em todo o lado. O meu tb tem jante 14.
 
Last edited:
O meu tinha jantes pequenas com ET alto, ficam escondidas nas cavas e nunca na vida rasparam em nada, até mesmo com o peso todo apoiado num so canto não tocava. Obvio que ao se alargar jantes pode raspar, mas para isso compras com um ET que fique á face e nao sejam demasiado largas. Devera ser algo a rondar ET 25 ou 20. Mas isto depois depende de muita coisa existem muitas possibilidades de pneus, larguras, alturas, polegadas, bla bla. Tens de pesquisar.


Os B3 que me recorde, nenhum trazia jantes 16 de origem. As sport dos B3 sedans (não estamos aqui a falar de coupes), eram apenas de 15' tambem, as speedline. No B4 é que depois apareceram 16" com as competition, e depois em 17 nos cabrios, com as bolero.

Portanto, esse carro alguma vez na vida ja deve ter sido homologado pneus superiores, ou talvez na importação (caso tenha sido).

Aquilo que falo é para te informar, não penses que é impossivel por jantes maiores, ha quem ande por aí com 19" em B3, portanto é possivel sim, mas calculo que implique estar a fazer uma boa data de mods forçadas para acomodar tal diâmetro
 
Sim nem discordo do que disseste, mas é um custo desnecessário, as jantes 16 já chegam. O carro só teve 2 donos o meu pai e eu, eu fui ver o livrete antigo e só tem lá a medida 175/70R14 no livrete com o meu nome é que tem mais :S se calhar é melhor ir ao imtt perguntar. Ou alguém sabe me dizer o porquê?
 
O porquê não importa, se esta no livrete podes usar e não se pensa mais nisso, menos uma coisa que tens de legalizar. O meu era de 91, modelos finais de B3, pack "sport", e so me permitia ter 14. Dá-te por feliz, lol
 
O meu é de dezembro de 89 a única coisa especial é os vidros eléctricos que ao que parece muitos daquela altura eram manuais, tecto de abrir manual e a direcção assistida :D
Mas sim tens razão é menos uma coisa a gastar dinheiro, mas que é estranho é, se calhar já tinha aquelas medidas de mas estavam escondidas :lol:
 
Eu sei estava a alertar...Porque parece que estou a ver o mesmo filme que se passou comigo.
Quando recebi o novo livrete, reparei que também tinha medidas para jante de 15 e de 16. Na altura queria mudar porque o preço dos pneus em 15, 195, 65 r15, eram mais baratos que os de 14.

Arranjei umas jantes originais do b4, o bicho ficou logo com outro aspecto, mas só passado uns tempo é que dei por ela.
Com o carro carregado...3 pessoas a trás ou duas mais mala cheia as rodas de trás roçam em andamento. Parado ou a andar devagar tudo bem...Mas na primeira lomba...já roçava.

Como muito raramente andava assim carregado não havia problema.

Só estou a avisar porque se usares as medidas que estão no livrete pode roçar, dependendo da jante que usares.

Agora com o ractive disse...se usares pneus de baixo perfil não tens problemas, mas la está não está no livrete.
 
Aqui estão as fotos dos botões já com luz :lol:
Só tive um problema não consegui por a funcionar a luz do botão que controla os retrovisores, aquilo era uma mini lapada e não led humf :x
Alguém sabe como por o led a funcionar lá?

20160102_005356_zps5u7zxlxa.jpg
20151231_235227_zpsv0tjwv1o.jpg
20160102_005415_zpshg5eht0d.jpg
20160101_002457_zpshvdr5gzn.jpg
20151231_205729_zpsyhiqtn0a.jpg
20151231_220827_zpswnzwqhbc.jpg
20160102_130508_zpspwiukr6c.jpg

ORA AQUI ESTÁ O QUE NÃO DEU QUE VOU TER DE VOLTAR A TENTAR PRA PRÓXIMA

20160102_123949_zpsahpozg6f.jpg
20160102_123920_zpsclr7e5a9.jpg
 
Last edited:
Sistema a utilizar é o mesmo que nos botões, ou seja, o led tem sempre de trabalhar com uma resistência senão queima instantâneamente, não podes pôr assim directamente.

Esse botão é dos de maior dificil bom acabamento, pois é mesmo feito para trabalhar com lampada e a dispersao de luz fica má com led, concentranfo-se mais nas zonas directamente em frente ao led, e nao á volta, tipico cenário de leds. Eu mofifiquei internamente esse botào e tentei usar outras formas de iluminação sem ser nas zonas dadas de origem, mas mesmo assim nunca fiquei 100% satisfeito.

Usa o que te parecer melhor. Se optares por leds mesmo, tens de usar resistência, e meu conselho é que lixes o led para ele ficar baço, e assim ja da melhor dispersão de luz á volta e não apenas focado em frente.

Abraço
 
Sim já está mais bonito :)
Mas uma coisa que não gosto, não sei se é problema só no meu ou se são todos iguais mas basta rodar a chave mesmo sem ligar as luzes e os botões tanto dos vidros como das luzes de nevoeiro e do desembaciador ficam todas ligadas. Supostamente não deveria ser aó quando se ligam as luzes?
Obrigado Reactive,mas em vez de soldar o fusível não pode ser um led com fusível incluído? Ou então vou tentar encontar as mini lâmpadas.
 
Last edited:
É normal nos do grupo Vag. Até gosto bastante pois se esqueceres um vidro aberto podes mexer sem ter de la voltar a pôr a chave.
So desliga quando a porta do condutor abre e fecha, ou então passado uns minutos.
No A4 esse sistema é semelhante mas pior que o que o 80 tinha. Preferia o do velhote, lol.

Existem leds e/ou lampadas que podes pôr aí, tanto com e sem resistências. Se queres pôr um led sem resistência, tens de usar um led mesmo de 12v, senao queimam. Os que se utilizam ai custumam ser de 1.5v, daí ser preciso usar a resistência para ajustar com os 12v. Se ligas directo ele faz um mini clarão e queima, fica preto por dentro.

No teu caso se so queres manter o vermelho, uma lampada normal mantem a cor de origem, fica é meio alaranjado comparado com um led lado a lado, obvio. No meu caso foi bem mais complicado devido á troca por azul...

Ja estiveste mais longe de pôr isso direitinho. Continua :)

Abraço
 
Ora boas, tenho andado desaparecido o t€mpo não me tem deixado fazer coisas novas.
Novidades, o carro andava a aquecer absurdamente chegava ao 110º depois de uma verificação chegou-se a conclusão que era a valvula que já não está a dar as medidas bem é necessário trocar. entretanto arranjei uma de um carro que ia para abate e comprei mais umas coisitas e outras deram-me, agora já funcionam as velocidades todas da sofagem :D comprei uns bancos pra estofar :p e os de tras vieram tb pra tirar uma peça que tinha partido.
Bem já chega de treta vou deixar as fotos pra verem.
Esqueci-me de documentar a mudança do botão da sofagem que foi uma tortura :x mas ficou no sitio e a funcionar

20160227_201458_zpstikvpqr5.jpg
20160227_201519_zpssfa217er.jpg
20160227_201536_zps54gifivu.jpg
20160227_214625_zpsc8jyhjoc.jpg
20160227_214456_zps2gltk3cr.jpg
20160228_015047_zpsp0xgi0h4.jpg
20160227_201941_zpsw0dleilf.jpg
20160227_223326_zpsfykgqqby.jpg
20160227_223552_zps3v7xc9va.jpg
20160227_223855_zpsbq2rbbie.jpg
 
Last edited:
Back
Top