Re: | AUDI 80 | 1.9 TDI | AMFerreira | BJ |
Passo a explicar: (aí vai testamento)
Problema
Inicialmente o carro andava-me a aquecer de uma forma exagerada, chegava com bastante facilidade aos 100 graus e os tubos onde circulava a água andavam muito rijos.
Solução
Para resolver esta situação (pensei eu que resolvesse...), quando troquei o kit de distribuição aproveitei e mudei bomba de água e termostato. Acontece que não resolveu nada. Continuou a aquecer.
Problema
Passado 2 dias desta intervenção decidi meter o carro numa oficina. O mecânico de lá disse-me logo que era do radiador, que estava entupido. Meti um radiador novo e disseram-me que o meu, além de entupido estava furado em dois lados.
Depois de meter o radiador, trocar a bomba de água e o termostato o carro continuava a aquecer. Mas também havia outro pormenor, além dos tubos rijos, o carro não pegava nunca à primeira, parecia que queria começar a trabalhar mas que depois o motor não rodava... havia alguma coisa ali a impedir que o motor desse a volta como deve ser. Foi então que o mecânico me disse que era da junta ou então da cabeça. Tinha-se de "abrir" o motor para ver onde estava o problema.
Quando ele me disse isto cairam-me os c*lh*es aos chão. Nessa noite até sonhei com o carro...
Solução
Tirei o carro do mecânico e meti-o nas mãos de uma pessoa conhecida (a que me fez a troca do kit+bomba+termostato), ele desmontou a cabeça, vimos que realmente era a cabeça que estava desfeita, um dos buracos onde passa a água para o arrefecimento do motor, estava meio comido, como tal entrava água para o cilindro, daí ser muito complicado que o carro trabalhasse... mas ele trabalhava, nunca pegava era à primeira.
Amanhã vou buscar a cabeça que está no torneiro ou lá como se chama e que já deverá estar pronta, vou levá-la à pessoa que me está a tratar do carro e pronto, mais dia menos dia já o tenho, é só o tempo de voltar a montar o motor todo, é que tenho aquilo tudo desmontado.
Vai levar uma junta nova e um kit de juntas descarbonizante(trás as anilhas dos injectores e mais umas coisas que não sei especificar...)
Estes são os mais recentees episódios do sedan, que ultimamente me anda a com€r muito $, demais até.
Por outro lado penso: Neste momento pouca coisa falta mexer ou trocar no motor, portanto, deve durar uns tempos sem chatear.
Andei tanto ano a dizer que este carro nunca deu problemas de maior... já não posso dizer.
Espero apenas que depois de tudo isto ele fique pelo menos como estava antes de todos estes episódios.
Caso haja novidades, passo aqui a postar.
Abraço e desculpem o testamento.