| AUDI 80 | 1.9 TDI | AMFerreira |

Re: | AUDI 80 | 1.9 TDI | AMFerreira | BJ |

Pessoal

eu alterei as luzes normais do quadrante por umas led smd e como não retirei a pelicula vermelha, claro que continuou vermelho.... Alguém já experimentou raspar a tal pelicula vermelha??? E só com as luzes smd no sitio das antigas???

Sim, e estás no tópico certo para fazer essa pergunta a quem te pode responder com conhecimento de causa :green:

Calouro, eu já fiz isso, ora repara atualmente no meu quadrante:

http://imageshack.us/photo/my-images/35/audi80quadrantebranco.jpg

Nesta fase ainda tinha as "janelas" dos quilómetros com o filtro laranja mas atualmente já o retirei.

Para retirar essa parte de trás dos manómetros de cor vermelha/alaranjada não vás em cantigas de utilizar facas ou lâminas e raspar, ainda te habilitas a estragar alguma coisa, utiliza antes lixa porque foi o que eu utilizei, lixa mais fininha que consigas encontrar e depois põe mãos à obra e lixa aquilo tudo, mas com cuidado porque existem certas áreas em que vais querer que a luz continue vermelha como por exemplo na parte da reserva do combustível, entre outros pontos pequenos dos manómetros.

Diz-me uma coisa, mudaste tudo para led's SMD e eles acendem todos com a mesma intensidade e todos ao mesmo tempo?
Como está a dispersão de luz?

Mostra uma foto, mesmo ainda com os fundos em laranja sff :)

Alguma dúvida, dispõe

Last edited:
Calouro, eu já fiz isso, ora repara atualmente no meu quadrante:

ImageShack® - Online Photo and Video Hosting

Nesta fase ainda tinha as "janelas" dos quilómetros com o filtro laranja mas atualmente já o retirei.

Para retirar essa parte de trás dos manómetros de cor vermelha/alaranjada não vás em cantigas de utilizar facas ou lâminas e raspar, ainda te habilitas a estragar alguma coisa, utiliza antes lixa porque foi o que eu utilizei, lixa mais fininha que consigas encontrar e depois põe mãos à obra e lixa aquilo tudo, mas com cuidado porque existem certas áreas em que vais querer que a luz continue vermelha como por exemplo na parte da reserva do combustível, entre outros pontos pequenos dos manómetros.

Diz-me uma coisa, mudaste tudo para led's SMD e eles acendem todos com a mesma intensidade e todos ao mesmo tempo?
Como está a dispersão de luz?

Mostra uma foto, mesmo ainda com os fundos em laranja sff :)

Alguma dúvida, dispõe

Eu comprei leds smd 5050, e sim a luz dispersa-se bem apesar de continuar a achar que há sitios onde a intensidade da luz é maior mas penso que isso seja dos espelhos do próprio quadrante...

Hoje à noite tiro fotos com a película laranja e assim que possa coloco-as aqui e amanhã ponho mãos à obra...

Obrigado pela dica da lixa ;)

Pessoal obrigado a todos, já fiquei com uma ideia da função dessa peça e já vi que é importante para a gestão das pressões do turbo, mas se alguém souber mais detalhes sobre o seu funcionamento partilhem.

O que se aprende nos encontros::: a minha tambem não esse tac tac, e após estudar o caso na net , observei que tenho a wastegate presa~, não abre, testei a n75 ligando direto a bateria e não deu sinal por isso acusou no vag excesso de pressão no mainfold, por consequencia engasga nas subidas, mas eu vou comprar nova na audi 50 e picos euros

O que se aprende nos encontros::: a minha tambem não esse tac tac, e após estudar o caso na net , observei que tenho a wastegate presa~, não abre, testei a n75 ligando direto a bateria e não deu sinal por isso acusou no vag excesso de pressão no mainfold, por consequencia engasga nas subidas, mas eu vou comprar nova na audi 50 e picos euros

É o que vou fazer também, mas não me estava a ap€t€c€r comprar nova... É isto que vais comprar especificamente A1Z?

Magnetumschaltventil Audi 80 100 B4 1,9 TDI 028906283 B | eBay

AMFerreira

tiveste muita dificuldade em lixar as partes vermelhas??? Comprei uma lixa fininha, já tentei com uma lixadora electrica e aquilo não sai...

Fico contente em saber que a MAF está a trabalhar 5*, belo restauro que fizeste aos tambores, é daquelas mods. que passa despercebida, mas para que aprecia cada detalhe de um carro salta logo á vista.
Boa sorte com a iluminação do quadrante, o branco dá um ar mais moderno, gostei :)

AMFerreira

tiveste muita dificuldade em lixar as partes vermelhas??? Comprei uma lixa fininha, já tentei com uma lixadora electrica e aquilo não sai...

Calouro, tive de raspar com alguma força, mas nada do outro mundo, fiz mesmo com as mãos, não utilizei outros utensílios...

A lixa que eu utilizei foi lixa de ferro p800, é a única coisa que diz na folha que comprei :)

Fico contente em saber que a MAF está a trabalhar 5*, belo restauro que fizeste aos tambores, é daquelas mods. que passa despercebida, mas para que aprecia cada detalhe de um carro salta logo á vista.
Boa sorte com a iluminação do quadrante, o branco dá um ar mais moderno, gostei :)

Obrigado, o tambor deu algum trabalho, mas gostei bastante do resultado. Ainda não tive tempo de fazer o mesmo ao do outro lado, esta semana vai.

Quanto ao quadrante, a mod já foi feita à muito tempo, mas não está nada do meu agrado porque a luz está pouco dispersa =|

O ideal seria fazer isto com uma fita de led's mas tenho de ver como poderei fazer isso porque já envolve aí umas artimanhas com eletricidade, coisa que eu sou um zero à esquerda lol

Um abraço

Bem, só para dar notícias depois de tanto tempo:

O 80 voltou à oficina, desta vez o motivo principal foi o facto de estar a perder líquido de refrigeração ...

O problema é que a peça que está estalada está na parte de trás do motor, era bastante complicado mudar em casa. É através dela que a água sai do motor e que depois segue para o radiador da sofagem.

Visto que o carro teve de ficar na oficina até amanhã, aproveitei para pedir para me arranjarem o seguinte:

-Limpar EGR;
-Limpar Coletores Admissão;
-Colocar novos 'o-rings' na tampa da cabeça do motor dado que os que tenho já estão a deixar passar óleo;
-Verificar porque raio é que depois de ir 2 vezes a 2 sítios diferentes alinhar a direcção, continuo com o carro a fugir para a direita.

Sobre a questão de anular a EGR com a tampa cega:

Perguntei a 2 mecânicos que já trabalham à muitos anos no ramo e que já lhes passou muito carro pelas mãos com a EGR anulada e a opinião deles foi que não deveria anular. A EGR está lá a fazer alguma coisa sem ser encher a admissão de porcaria, a principal função da EGR é: juntar alguns gases do escape que estão quentes, com o ar exterior que entra (que é naturalmente frio), que é para depois quando o ar entrar para a combustão ir a uma temperatura mais saudável para o motor. Dito por eles, a pior consequência que anular a EGR pode ter é danificar o turbo, isso já não percebi explicação ...

Não sei se é realmente assim ou não, mas pelo menos a primeira explicação faz-me sentido e eu optei por seguir os conselhos e não a anular.

Um abraço malta, bom fim de semana : )

Boas, tens mesmo andado desaparecido.

É sempre bom dar um tratamento aos nossos meninos, essa de eliminar a EGR pode danificar o turbo nunca tinha ouvido, mas pronto.
O meu também foi alinhar a direção e continua a fugir para a direita, coincidências?
Depois posta ai novidades.
Um abraço

Não concordo nada, a egr só lá está por termos ambientais, para que o motor sugue menos oxigenio da atmosfera, a combustão seja menos rica e liberte menos c02, danificar o turbo? "tretas" então e os Td's dos anos 80/90 que não tinham egr, andavam sempre com a admissão limpinha e pra mais como te podem dizer que estraga o turbo, quando os gases da egr nem se sequer passam ao turbo pois entram directamente à boca do colector da admissão? outra coisa não há temperatura ideal do ar para admissão, o quanto mais fresco possivel melhor, mais eficaz a combustão, por isso inventaram o intercooler
Agora se mandaste limpar colector e a egr ficas despachado por 100k e essa consciencia ambiental fica tranquila

RACEGY, mas o meu eu sei porque é que foge... é que desde que bati com ele à frente do lado direito que nunca mais foi o mesmo. Tenho quase a certeza que na altura quem me meteu aquilo no sitio em vez de substituir as peças, remediou-as, e agora deve estar tudo meio empenado ou sei lá ...

A1Z, não se trata de consciência ambiental, isso neste caso é o que menos me preocupa (vou levar com os gajos da GreenPeace em cima se lerem isto LOL), a questão é que tenho duas pessoas em quem tenho a confiança de entregar o meu carro para arranjar a dizerem-me que não aconselham porque não abona muito a favor do turbo, e eu tudo o que não quero é problemas com o turbo ... €

Mas sim, eu sei que a EGR foi colocada mais para cumprir com esses protocolos ambientais do que para melhorar a performance da combustão.

Anyway, acho que prefiro não arriscar, mesmo que muita gente garanta que não há risco nenhum.

Um abraço

Ó AMFerreira, e tu que andas á tanto tempo nestas lides do forum, ainda acreditas no conto do vigário e nas histórias todas que te contam?

Então fazemos assim, vai a 10 mecânicos diferentes, e faz a mesma pergunta ... Depois posta aqui a resposta de cada um, lool

Só porque um carro vem com X peças de origem, não significa que tenha de as ter todas a trabalhar para se tornar o mais eficiente possivel (em termos de potência, não ecologia) ... Então se assim fosse ninguem podia tirar catalizadores, nem por escapes nem filtros de rendimento.

Mas se achas que o melhor para ti é deixa-la a funcionar, tambem não é por isso que vai avariar, lool

O meu não deve ser por isso, concerteza, já viste os teus triângulos de direção?
Já viste o tópico do encontro?
E em relação á EGR já sabes a nossa opinião mas tu é que sabes claro o carro anda bem só que acumula mais carvão.

Back