Audi 80 Avant

Boas pessoal! Vamos ver se alguém me consegue ajudar.

A minha consola central inferior da alavanca das velocidades sempre fez algum barulho, mas ultimamente tem piorado principalmente quando a carrinha está fria e confesso que ando a ficar maluco com o barulho.
Ora a consola está bem fixa e não abana mas de vez em quando faz barulho como se estivesse mal encaixada ou algo partido, outras uma chiadeira tipo fricção.
Quero retirar a consola e verificar o que se passa e se possível meter algum tipo de fita, ainda falta saber onde para evitar os ditos barulhos.

As minhas questões são as seguintes:

- Para desmontar só a parte frontal e retirá-la é necessário remover também a parte de trás?Ou esta sai bem sem ter que retirar a de trás.

Caso seja necessário desmontar primeiro a parte de trás, sei que tenho que retirar a capa do travão de mão.


- Nesse caso como é que removo a capa do travão de mão?
- Tem algum parafuso por baixo da capa ou algum pino de encaixe que seja necessário pressionar para a remover?
Vi um video em que um tipo só roda para um lado e para o outro e puxa, já tentei mas nem se mexe.


Alguém me consegue elucidar??

Obrigado. Abraços
 
Tens que começar a desmontar de trás para a frente, a capa do travão de mão tem um encaixe manhoso


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Se for como o dessa imagem, Coupé, Cabrio, S2... é como o da B5. Na união entre o punho e a capa de trás tem por baixo um linguete, é só destravá-lo e puxar o punho para a frente.
Não estou perto da B5 senão tirava foto e postava.
O resto é como dito, começa de trás para a frente.... :D:D
 
racegy e zefern obrigado pelas dicas.
Infelizmente hoje não tive hipotese de me dedicar ao serviço.
Só tive tempo de tirar uma foto. Presumo que seja aquele linguete comprido que se vê na foto. Ainda não percebi é se tenho que o pressionar ou colocar uma chave de fendas e afasta-lo para o lado.

 
Eh pá, esse é diferente.... A b4 é das primeiras? Será como os B3?
Vê se ajuda (mas não me parece a mesma coisa):
-Parking Brake,
#Removing- Pag. 46.22
https://manualzz.com/doc/53327628/audi-80-90-b3--1986-1991--service-manual
Penso que seja destravando para o lado e puxando para a frente.
Mas acho que a consola até sai sem se retirar essa capa. Puxando bem ao máximo o travão de mão, aliviar a parte traseira da consola, retirar a "moca das velocidades", de seguida a frontal já pode ser aliviada e retirada. Se bem me lembro!.....
 
Last edited:
Boas zefern, a minha B4 não é das primeiras é de 12/1993.

Acho que pelo que vi da foto que tirei como o linguete não está centrado deve ter que se pressionar da parte mais estreita para a parte mais larga mas não sei.

O problema aqui também é que o meu travão de mão sobe muito pouco, apenas 3 dentes e não sobe mais sempre foi assim.


Mas penso que desapertando o parafuso frontal e traseiro da consola traseira e a fizer deslizar um pouco para trás não haverá necessidade de remover as capas do travão de mão e provavelmente já haverá espaço para a consola central frontal sair.

Só quando meter mãos à obra é que vou ver se efectivamente é possivel ou não e explorar todas as alternativas.

Obrigado mais uma vez pelas dicas zefern, abraço
 
Estive à procura de consolas e cheguei à conclusão que provavelmente a minha faz barulho porque deve ter aqueles encaixes plásticos partidos. Todas as que vi tem aqueles encaixes partidos ou na totalidade ou em parte, cheira-me que para resolver o assunto vou ter que comprar uma intacta.
 
O problema aqui também é que o meu travão de mão sobe muito pouco, apenas 3 dentes e não sobe mais sempre foi assim.
Cabos muito afinados (esticados), provavelmente...
Encontrar uma consola dessas intacta não deve ser tarefa fácil, mas...
De qualquer maneira tem sempre solução mesmo que com alguma bricolagem.
Acho que os encaixes mais críticos aí nem são esses assinalados mas os outros laterais interiores mais à frente. Muita malta com a pressa de executar o serviço empurrava a consola, esses de cima quase encaixam por si só, os outros é necessário "apertar" a consola à frente e simultaneamente empurrar. Nem confirmavam se os frontais tinham ficado no lugar...
Recordo-me uma vez que ajudei a montar o kit de manómetros na de um amigo, tivemos de atuar um de cada lado para encaixar aquilo!
 
zefern, talvez o cabo esteja demasiado esticado mas também nunca lhe toquei, nunca levou novo e até prefiro assim, não fica tipo moca de velocidades :).
Quanto à consola só mesmo se conseguir uma que nunca tenha sido tirada de um carro mas mesmo assim nunca se sabe o estado do plástico.
Quanto aos encaixes frontais devem estar intactos porque a consola à frente está justa à alcatifa e nota-se que quer de um lado quer do outro não abana.
Dá-me a sensação que o problema é no encaixe superior do lado do passageiro pois aí se abanar ligeiramente ela cede para um lado e para outro se bem que pouco.
Do lado do passageiro o plástico do encaixe deve estar partido(deve faltar algum pedaço), mas só quando tirar é que vou ver o que se passa.
Entretanto a ver se no próximo fim de semana troco o porta luvas porque deve ter alguma parte da estrutura partida pois faz uma barulheira e já só fecha à pancada.
 
Tinha aqui uma moca igual à que tenho actualmente mas a pele estava gasta e rota e então decidi mandar forrá-la a pele para ver qual seria o resultado.

A moca antes:



Resultado final


 
Pessoal vou trocar também os botões dos vidros de trás por razões óbvias.

O puxador depois de desapertado sai ou é necessário remover a quartela da porta na integra?

Obrigado ;)
 
Como tinha mandado estofar a moca suplente que aqui tinha e como o material é para usar decidi fazer também um fole em pele novo, o que tinha que também era em pele já tinha um furo e a parte onde apertava a moca não tinha ficado perfeito. Assim a menina teve direito a mais estes 2 mimos.




Entretanto o comando dos retrovisores já levou lâmpadas novas, a iluminação ficou um bocado mais clara que os botões porque mandei para o meu amigo lâmpadas de 50ma em vez de 60ma que penso que fariam a diferença em termos de luminosidade de qualquer forma já têm luz que é o que interessa.
Engraçado é que na foto parece o contrário, mas a luz dos botões parece branca mas é por ser mais intensa
 
Isto por aqui tem andado um bocado parado por questões de tempo.
A única coisa que fiz foi tirar o porta luvas e ainda não montei o outro, a ver se ainda consigo descortinar como remover a estrutura da tampa, se for possível vou troca-la para a minha tampa pois está em melhor estado.

Entretanto ando a ver se consigo arranjar uns bancos em boas condições para a frente, quero meter uns mais desportivos deste tipo.
 
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