[A4 B6] AUDI A4 B6 1.9 TDI 130CV M5 AWXiiiiiiiii - 20”

Li algures em alemão ou polaco lol :D que a cablagem do botão do airbag já existe por trás do radio tapada com fita cola preta e presa a algum lado :) alguém me sabe dizer se é verdade? Isto no meu caso porque já tenho na ficha castanha por trás do porta luvas as ligações do interruptor do airbag! :)
É verdade??? Ou mentira??? :D

Li algures em alemão ou polaco lol :D que a cablagem do botão do airbag já existe por trás do radio tapada com fita cola preta e presa a algum lado :) alguém me sabe dizer se é verdade? Isto no meu caso porque já tenho na ficha castanha por trás do porta luvas as ligações do interruptor do airbag! :)
É verdade??? Ou mentira??? :D

Em alguns carros sim... na B6 nunca vi a ficha...

Em alguns carros sim... na B6 nunca vi a ficha...

Pois... O que li em alemão por acaso era uma B7! Mas sabes onde fica presa a ficha? Caso a minha B6 tenha :) digo isto porque na ficha castanha já tem as ligações como na B7 também tem!
Caso não tenha, os dois fios que ligam ao botão vão ligar à centralina de airbag? É isso?

Essa ficha vem quase agarrada á cablagem do rádio, nessa zona...

Por acaso nunca fiz isso, mas tenho a ideia que nem todas as centralinas de airbag permitem isso.

Vou procurar bem a ficha atrás do rádio :) espero bem que lá esteja assim sera apenas montar ligar e codificar no VAG! Existem B6 antigas que o aviso é no plafonier principal porque mantém o porta cartões, por isso as centralinas mais antigas devem permitir também, digo eu (espero eu) mas visto que a minha ficha castanha já tem as 3 ligações para a fechadura talvez seja possível estar já lá tudo!
Na audi dá para fazer esta MOD e ronda algo como 100 a 150 euros pelo que li aqui de um user do forum por isso de certeza que a Audi não muda a centralina, se não os valores seriam bem superiores :)
Se correr mal... E não existir ficha nem as ligações, vou ter cravar alguém para me dizer onde ligar na centralina! São apenas dois fios que o botão tem! Penso que o user @ELFuracon sabe como se faz isto :)

Last edited by a moderator:
Desde as B6 que dá para instalar e activar essa função (Switch do airbag do passageiro).
Basta instalar o switch no porta-luvas e ligar os fios à ficha castanha clara "agarrada" à cablagem do porta-luvas, de seguida codificar no vag-com.
É o que a AUDI faz, nem mais, nem menos!
Depois quem quer instala o aviso luminoso na fila de botões que substitui o porta-cartões (quem tem sensores estacionamento á frente por exemplo) ou no plafonier.

Desde as B6 que dá para instalar e activar essa função (Switch do airbag do passageiro).
Basta instalar o switch no porta-luvas e ligar os fios à ficha castanha clara "agarrada" à cablagem do porta-luvas, de seguida codificar no vag-com.
É o que a AUDI faz, nem mais, nem menos!
Depois quem quer instala o aviso luminoso na fila de botões que substitui o porta-cartões (quem tem sensores estacionamento á frente por exemplo) ou no plafonier.

No meu caso, apenas me falta a ligação ao botão ao lado do botão dos sensores de estacionamento, já tenho o porta luvas com o switch, já tenho cablagem original do switch à ficha castanha e na ficha castanha já existem lá os 3 fios que ligam à centralina, no VAG já detecta o switch e tenho 3 erros, um deles de codificação e outros dois que não sei o que significam, mas algo me diz que tem a ver com o botão não estar ligado, o sistema não funciona sem botão a avisar! Agora talvez a ficha azul com as duas ligações já lá esteja ou tenho que a fazer eu! Se tiver que a fazer já tenho o material que o jimy me arranjou, só não sei onde tenho que ligar as mesmas! :)

Não percas tempo a procurar a ficha porque em nenhuma B6 ela existe na consola.
Simplesmente porque todas as B6 que traziam o switch para desactivar o Airbag do pendura, tinham a luz de aviso no plafonier.

Só nas B7, e não logo nas primeiras, é que a luz de aviso passou para a consola.
Portanto, só em B7, e já agora no 8P é que é possível a ficha azul vir já na cablagem por cima do rádio.

Não percas tempo a procurar a ficha porque em nenhuma B6 ela existe na consola.
Simplesmente porque todas as B6 que traziam o switch para desactivar o Airbag do pendura, tinham a luz de aviso no plafonier.

Só nas B7, e não logo nas primeiras, é que a luz de aviso passou para a consola.
Portanto, só em B7, e já agora no 8P é que é possível a ficha azul vir já na cablagem por cima do rádio.

Já me estava a preparar para ir de pá e moto serra à procura da fixa lol :D ora então terei que efectuar as duas ligações que faltam na centralina certo? sabes quais são os pin onde tenho que ligar? :)

Amanhã já consigo ver isso.

Mas prepara-te para trabalheira da grossa, a centralina de Airbag fica na consola central, por baixo do travão de mão...
Não sei se não terás de desmontar a consola toda para chegar à ficha da centralina...

Mas prepara-te para trabalheira da grossa, a centralina de Airbag fica na consola central, por baixo do travão de mão...
Não sei se não terás de desmontar a consola toda para chegar à ficha da centralina...

No problem :D agora que já tenho todo o material, não é o trabalho nem a consola que me vão desaminar :D hehehehe mas segundo li não é grande filme para chegar à centralina! :) mas se for paciência! Não é pior do que chegar à centralina de airbag do audi a3 8l! :D e essa eu já cheguei lá e troquei a mesmo e foi grande filme!

Agradecia-te imenso se me conseguires dizer quais são as ligações que me faltam :)

Ora então acho eu que já dei com o rato lol :D

12-pole connector brown glove compartment

purple / yellow to pin 3
brown Pin 5
purple / white Pin 6

Plug airbag control unit

green / black Pin 60
black is soldered to pin 1

purple / white Pin 59
purple / yellow Pin 61
brown is soldered to pin 51

O que está a verde são as ligações que já tenho na carrinha e a vermelho são as que falta, mas aí apenas estão as da centralina, as do botão não sei quais são, a não ser que seja indiferente! Visto ser apenas duas ligações para ligar o led de aviso!

Consegues confirmar estas ligações?
centralina de AIRBAG, PINO 1 e PINO 60 se são as do botão?

ps: correcção, o pino 1 da centralina já deve estar ocupado, o que quer dizer que é MASSA que também liga depois à massa do botão que deve ser também o pino 1 e depois o pino 60 deve ser o que dá a informação de AIRBAG OFF e ao mesmo tempo dá energia ao botão no pino 2!

Julgo que deve ser isto! :) mas confirma-me por favor!

- - - - - - - - - -

Também não faço a mínima de qual é o REPAIR PIN que tenho que usar na centralina e no botão!

será o 000 979 025 EA? para os dois lados? botão e centralina?

Last edited:
Podes ver aqui os ficheiros das ligações:

https://pwyqkv.s.cld.pt

Incçuí o ficheiro de B6 e B7 porque precisas de ver as ligações nos dois:
- No ficheiro de B6 segues todas as ligações desde a ficha do porta luvas, switch, luz e centralina de airbag.
- No ficheiro de B7, APENAS vês quais os pinos da ficha da luz avisadora tens de ligar

Básicamente:
pino 2 da ficha da luz avisadora --> pino 65 da centralina de airbag(este pino estará ocupado, o fio terá de se shuntar ao que lá estiver ligado)
pino 3 da ficha da luz avisadora --> pino 70 da centralina de aibag

Podes ver aqui os ficheiros das ligações:

https://pwyqkv.s.cld.pt

Incçuí o ficheiro de B6 e B7 porque precisas de ver as ligações nos dois:
- No ficheiro de B6 segues todas as ligações desde a ficha do porta luvas, switch, luz e centralina de airbag.
- No ficheiro de B7, APENAS vês quais os pinos da ficha da luz avisadora tens de ligar

Básicamente:
pino 2 da ficha da luz avisadora --> pino 65 da centralina de airbag(este pino estará ocupado, o fio terá de se shuntar ao que lá estiver ligado)
pino 3 da ficha da luz avisadora --> pino 70 da centralina de aibag

Então afinal a minha pesquisa estava errada lol :D
Se calhar o que vi era para a B7 e não para a B6!

Muito obrigado mesmo Nuno :)
Quando fizer isto tiro umas fotos e coloco aqui o resultado se for bom :D

Não sabes qual é o terminal usado na ficha de airbag e o terminal usado na ficha do botão?
achas que é este? para os dois?
000 979 025 EA

Last edited:
Pelo ETKA, a ficha da centralina de airbag usa pinos 000 979 010
Audi_000979010_for-4E0972144_enl.jpg

a ficha da luz usa pinos 000 979 009
000-979-009-7876692581217607023.JPG

Back