Eu utilizo um programa para Android (não sei se há para outras plataformas) muito porreiro para verificar os consumos. Nunca estive a verificar com as contas certinhas se bate certo, mas pelos comentários que li julgo que é bastante fiável. Chama-se "ACar". Procurem na Store Android.
Em relação a consumos, até agora, o mínimo que fiz por depósito (atesto da reserva até deitar por fora) foi de 8,09 l/100km e o máximo foi 9,58 l/100km. No CB, com cerca de 10.000 km (coloquei a zero o computador 2 quando o fui buscar da revisão) está com 8,3 l/100 km. No ACar a média indicada pelo programa é de 8,71 l/100 km. No meu último atesto fiz 8,344 l/100 km (valores também do ACar).
Em relação à função dos bancos deslizarem, julgo que é um extra/opcional e é um daqueles que nem sempre está disponível (conforme as restantes escolhas tais como o material dos estofos, calhas na bagageira, abertura para skies, aquecimento dos bancos, etc.). Eu sei que alguns extras não são compatíveis com esse e vice-versa (isto também acontece noutros extras - por exemplo, com o volante de 3 braços exclusive com patilhas da caixa, não é possível ter o extra que assiste a faixa de rodagem - aquele que faz o volante tremer).
Até hoje só utilizei isso dos bancos uma única vez... e realmente deu jeito, senão a opção era ter de montar as barras no tejadilho e a caixa de bagageira por cima.
Em princípio, se tens esse extra dos bancos correrem, também terás outro que permite regular as costas dos bancos de trás (para além de correres o banco ligeiramente para a frente, também podes pôr as costas mais direitas e ganhar mais uns cm na bagageira. Esta nunca utilizei porque tenho atrás sempre duas cadeirinhas para os miúdos e por isso não posso por as costas mais direitas.
Uma coisa que achava interessante mas infelizmente não dá seria puxar o banco mais para a frente (menos espaço para as pernas) mas depois dar para inclinar mais para trás (para ires mais deitado). Mesmo que puxes o banco mais para a frente, o máximo que consegues encostar as costas para trás é idêntico ao que consegues com o banco na posição mais recuada.