GPL - "the topic"

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Tou lixado com isto, tem sempre algum problema, agora ao fim de dois anos a gpl,de manhã só pega a segunda, de resto durante o dia pega bem, mesmo desligando o carro a trabalhar a gasolina acontece o mesmo. Ja vi um topico de um user com um problema identico, e ao fim de mudar velas e etc era um injector com fuga, que durante a noite ficava a injectar gpl,e que trocando o injector ficou bom.
Tou a ver que ainda vou ter que largar a nota :(

Amigo se tiveres uma fuga de GPL num injetor ouve-se bem...:assobio:
 
Re: GPL - "the topic"

Então mas o carro não tem arranque a gasolina, e só depois passa para GPL :S

Pois, ia falar precisamente sobre isso...
No meu so passa a GPL com o motor a uma certa temperatura...

O meu tambem, só passa a gpl ao fim de algum tempo, isto ja tiva estado a acontecer, mas com nenos intensidade, maas pegava a primeira, agora só pega mesmo a segunda, ele a prineira engasga-se.

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Amigo se tiveres uma fuga de GPL num injetor ouve-se bem...:assobio:

Nao notei nenhum barulho vindo dos injectores.
 
Ola a todos!

Estou a pensar adquirir um Audi A6 C7 (2012-) 2.0 TFSI; a ideia seria converter-lo a gas. Li em alguns foruns e aqui tmb que para esta motorizaçao o sitema a gas liquido (suponho tem k ser) ainda nao esta a 100%. Confirma-se? Ainda nao ha previsoes de qd tenham td ok ?

Obgado desde ja pela resposta.
 
Pois bem, eu tenho um A3 8L 1.8T a GPL com kit Lovato. Comprei-o com 138000kms e está agora com 195000kms.
Para quem está a ponderar colocar este motor a GPL o meu conselho é verificar bem a saúde do motor e, na hora da escolha do instalador, optar por um especialista. Às vezes surgem uns "artistas" que os vendem a menos 500€ mas não se deixem enganar, ninguém dá nada a ninguém... É bom que a marca do sistema seja reputada mas o mais importante é mesmo o know-how do instalador. Até à data tem corrido tudo bem e só tenho pena de uma coisa: não ter mudado há mais tempo... Não sou de fazer grandes médias nem cálculos xpto mas posso dizer que faço 300kms com 20€ de GPL (0.50€/litro). Isto numa condução completamente despreocupada e maioritariamente em contexto de cidade, além de que não sou do tipo de andar a 50km/h, podendo ultrapassar, já foste! O GPL às vezes reserva-nos umas surpresas e houve um dia em que fiz 447kms com os tais 20€. WTF? Nessa fase trabalhava a cerca de 25 kms de casa e fazia estrada nacional inter-cidades ao invés do típico trajecto urbano pára-arranca mas mesmo assim... Ao nível da manutenção, já tive de levar o carro ao instalador 2x para mudar os filtros. Da 1ª vez o tombo foram 20€, da segunda 40€ (há cerca de 3 semanas). A 3ª será daqui a 20.000kms e será a mais cara pois tenho de substituir as membranas ou lá o que é: cerca de 100€. O carro em si tem-se portado lindamente e, com excepção dos momentos em que vou abastecer, nem me lembro que é a GPL. Nas minhas mãos levou casquilhos (claro né?), violetes (corrijam-me se escrevi mal), velas Bosch platina (NGK recomendadas pela Audi a 119€? é já a seguir...) um rolamento da frente do lado direito, pneus, revisões, uns ocasionais "acrescentos" de óleo e o resto é kms para cima. No geral é um carro bastante económico à excepção do IUC, cerca de 150€, pra um coche com 15 anos e a GPL é demasiado!!!
Espero ter ajudado aqueles mais indecisos, tal como me ajudaram quando era eu que andava com a cabeça às voltas à procura de uma solução de transporte mais económica.
 
Pois bem, eu tenho um A3 8L 1.8T a GPL com kit Lovato. Comprei-o com 138000kms e está agora com 195000kms.
Para quem está a ponderar colocar este motor a GPL o meu conselho é verificar bem a saúde do motor e, na hora da escolha do instalador, optar por um especialista. Às vezes surgem uns "artistas" que os vendem a menos 500€ mas não se deixem enganar, ninguém dá nada a ninguém... É bom que a marca do sistema seja reputada mas o mais importante é mesmo o know-how do instalador. Até à data tem corrido tudo bem e só tenho pena de uma coisa: não ter mudado há mais tempo... Não sou de fazer grandes médias nem cálculos xpto mas posso dizer que faço 300kms com 20€ de GPL (0.50€/litro). Isto numa condução completamente despreocupada e maioritariamente em contexto de cidade, além de que não sou do tipo de andar a 50km/h, podendo ultrapassar, já foste! O GPL às vezes reserva-nos umas surpresas e houve um dia em que fiz 447kms com os tais 20€. WTF? Nessa fase trabalhava a cerca de 25 kms de casa e fazia estrada nacional inter-cidades ao invés do típico trajecto urbano pára-arranca mas mesmo assim... Ao nível da manutenção, já tive de levar o carro ao instalador 2x para mudar os filtros. Da 1ª vez o tombo foram 20€, da segunda 40€ (há cerca de 3 semanas). A 3ª será daqui a 20.000kms e será a mais cara pois tenho de substituir as membranas ou lá o que é: cerca de 100€. O carro em si tem-se portado lindamente e, com excepção dos momentos em que vou abastecer, nem me lembro que é a GPL. Nas minhas mãos levou casquilhos (claro né?), violetes (corrijam-me se escrevi mal), velas Bosch platina (NGK recomendadas pela Audi a 119€? é já a seguir...) um rolamento da frente do lado direito, pneus, revisões, uns ocasionais "acrescentos" de óleo e o resto é kms para cima. No geral é um carro bastante económico à excepção do IUC, cerca de 150€, pra um coche com 15 anos e a GPL é demasiado!!!
Espero ter ajudado aqueles mais indecisos, tal como me ajudaram quando era eu que andava com a cabeça às voltas à procura de uma solução de transporte mais económica.

Penso que os teus consumos estão demasiado elevados, media de 13 e demasiado mesmo com uma condução despreocupada em cidade, eu também não me preocupo com consumos e com 20 euros faço sempre mais de 400 km. E estamos a falar de um 2.0 211cv. Em relação a filtros só existe um que se muda a cada 50.000km.
 
Last edited:
Provavelmente até tens razão mas não me preocupa. Se um dia me preocupar peço ao instalador para alterar a relação da mistura. Prefiro o melhor compromisso possível entre consumos/fiabilidade. Quanto a estilos de condução, é como os gostos, não se discutem, eu pessoalmente não comprei um 1.8T para andar a papar sono na estrada :) Se fazes sempre mais de 400kms com 20€, com condução despreocupada, em cidade, e num 2.0 211cv, então posso-te dizer para estimares o teu carro e o teu sistema GPL pois tens aí uma solução maravilhosa, não descuides a parte mecânica e tens carro para a vida ;) A propósito, sou de Guimarães e estas férias eu e a mulher fomos passar uns dias a explorar a costa da Galiza, atestámos com 28.38€ prai a 0.48€ o litro e voltamos sem precisar de reabastecer! Resultado: 700kms certinhos = 8L/100km. Como podes ver também consigo fazer consumos, não tenho sempre pé pesado :D
 
GPL - "the topic"

Guimarães [emoji2][emoji2]
Eu também... e também tenho um 1.8T a GPL só que no meu caso é um A6. E as minhas médias são muito próximas das tuas, trajectos maioritariamente cidade, e sem esticar muito... Médias sempre para cima de 11/12... nunca abaixo disso... Fazer médias abaixo de 10 num 1.8T a GPL, em cidade, acho isso impossível,... De que zona és?
 
Re: GPL - "the topic"

Guimarães [emoji2][emoji2]
Eu também... e também tenho um 1.8T a GPL só que no meu caso é um A6. E as minhas médias são muito próximas das tuas, trajectos maioritariamente cidade, e sem esticar muito... Médias sempre para cima de 11/12... nunca abaixo disso... Fazer médias abaixo de 10 num 1.8T a GPL, em cidade, acho isso impossível,... De que zona és?

Podem ver nesta thread um registo detalhado de médias que já fiz com 1.8T a GPL. em AE a bom passo chegam a fazer 6/7 litro e nas voltas fazer 9 litros não é difícil.
 
Tentar fazer medias em cidade com os nosso 1.8T, na minha opinião é possível, mas dá sono. :p
Se formos a fazer comparação com os mesmo litros de GPL em cidade e em viagem de estrada aberta, ás vezes podemos ficar surpreendidos com a quantidade de quilómetros que fazemos em estrada com a mesma quantidade de GPL.
Este motores foram feitos para devorar quilómetros e na minha opinião são extremamente económicos, para quem faz viagens grandes, mas em cidade e para arranca é para esquecer.

Posso dizer que a melhor mod que fiz no meu 1.8T, foi ter colocado a GPL, pena mesmo é o imposto de circulação.
 
Re: GPL - "the topic"

Guimarães [emoji2][emoji2]
Eu também... e também tenho um 1.8T a GPL só que no meu caso é um A6. E as minhas médias são muito próximas das tuas, trajectos maioritariamente cidade, e sem esticar muito... Médias sempre para cima de 11/12... nunca abaixo disso... Fazer médias abaixo de 10 num 1.8T a GPL, em cidade, acho isso impossível,... De que zona és?

Alvíssaras conterrâneo! ;)
Os teus consumos para um A6 estão muito boas! Além do conforto de rolamento que um A6 proporciona... Já eu tenho de ter mais calma com o pé direito mas eles foram feitos para andar!
Vivo ao pé do estádio

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Tentar fazer medias em cidade com os nosso 1.8T, na minha opinião é possível, mas dá sono. :p
Se formos a fazer comparação com os mesmo litros de GPL em cidade e em viagem de estrada aberta, ás vezes podemos ficar surpreendidos com a quantidade de quilómetros que fazemos em estrada com a mesma quantidade de GPL.
Este motores foram feitos para devorar quilómetros e na minha opinião são extremamente económicos, para quem faz viagens grandes, mas em cidade e para arranca é para esquecer.

Posso dizer que a melhor mod que fiz no meu 1.8T, foi ter colocado a GPL, pena mesmo é o imposto de circulação.

Concordo inteiramente contigo! Quando faço estrada aberta (quase sempre em 4ª/5ª) fico parvo com os consumos. Realmente é como dizes, parece quase ter 2 personalidades :)
O selo é uma estupidez... quando digo que pago quase 150€ o pessoal pergunta se o meu carro é importado!
 
Provavelmente até tens razão mas não me preocupa. Se um dia me preocupar peço ao instalador para alterar a relação da mistura. Prefiro o melhor compromisso possível entre consumos/fiabilidade. Quanto a estilos de condução, é como os gostos, não se discutem, eu pessoalmente não comprei um 1.8T para andar a papar sono na estrada :) Se fazes sempre mais de 400kms com 20€, com condução despreocupada, em cidade, e num 2.0 211cv, então posso-te dizer para estimares o teu carro e o teu sistema GPL pois tens aí uma solução maravilhosa, não descuides a parte mecânica e tens carro para a vida ;) A propósito, sou de Guimarães e estas férias eu e a mulher fomos passar uns dias a explorar a costa da Galiza, atestámos com 28.38€ prai a 0.48€ o litro e voltamos sem precisar de reabastecer! Resultado: 700kms certinhos = 8L/100km. Como podes ver também consigo fazer consumos, não tenho sempre pé pesado :D

Desengane-se quem acha que pode enriquecer ou empobrecer a mistura de GPL.
Se pedirem ao instalador para por o sistema de GPL a debitar mais ou menos gás, não vai fazer diferença nenhuma porque a ECU da gasolina vai corrigir o débito baseada na informação da sonda lambda.
E se a ECU de gasolina for forçada a fazer uma correcção superior a 25%, vão ter um erro de Fuel trims.

Acreditem, aconteceu comigo :roll:
 
Desengane-se quem acha que pode enriquecer ou empobrecer a mistura de GPL.
Se pedirem ao instalador para por o sistema de GPL a debitar mais ou menos gás, não vai fazer diferença nenhuma porque a ECU da gasolina vai corrigir o débito baseada na informação da sonda lambda.
E se a ECU de gasolina for forçada a fazer uma correcção superior a 25%, vão ter um erro de Fuel trims.

Acreditem, aconteceu comigo :roll:

Em quase todos os casos de instalação em que a injecção de GPL funciona como piggyback da de gasolina e nada mais isto é verdade. Não recomendo ninguém a emprobrecer a mistura a GPL em especial num 1.8T.
Da experiência que tenho dos 1.8T que vejo a GPL e não sao poucos é que quase todos andam com a mistura a GPL e mesmo a gasolina toda lixada. Eu a GPL tenho trims entre -07 e 0.7 em quase todos os regimes, os mesmos que tenho a gasolina. Número um para bons consumos e boas velas, boas bobines, 0 fugas, bem programdo o GPL, que resultam numa boa mistura e perfomance.

Se tiveres um sistemas de GPL que independentemente dos valores de injecção da gasolina, consegue fazer override e injectar para a mistura que foi programado, podes fazer isso. A grande maioria dos sistemas a GPL permitem operar standalone da injecção a gasolina mas obriga ao instalador de GPL ter mais trabalho. Alias, no sistema que tenho não só posso fazer isso na injecção como na ignição (consigo ter avanços diferentes para GPL e gasolina).
 
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Olá, boa noite.

Antes de mais, bom ano!

Tenho em vistas ir lá fora buscar uma A4 b8 Avant S-Line, entre 2009 e 2010.

O meu objetivo é comprar a gasolina, no máximo até 120000km e que tenha um dos seguintes motores:
- 1.8 TFSI 158cv (CABB/CDHB)
- 2.0 TFSI 178cv (CDNB/CAEA/CFKA)
- 2.0 TFSI 208cv (CDNC)

Pela pesquisa que fiz, os 2.0 não são muito mais gulosos que o 1.8, por isso o meu objetivo primário seria ir para o 208cv, depois 178cv e por fim 158cv dependendo de alguns critérios:
- Facilidade de manutenção em PT;
- Fiabilidade da instalação de GPL;
- Médias;
- Custo das manutenções.

O que é que me sabem dizer sobre estes pontos?
Estes motores dão-se bem com GPL? Quais os custos de manutenções que devo esperar?

Obrigado

PS: Já agora? O que me sabem dizer sobre os motores em si? Qual dos três é o mais fiável? Há algum problemático? Há alguma coisa que deva ter em atenção?
 
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