Portagens nas SCUT

eu posso estar a dizer uma barbaridade mas acho que nenhuma AE nacional devia ter custos para o utilizador, ou seja, nao deveriam acabar com as scuts mas sim transformar todas as AE em scuts. Não fosse a vergonhosa gestão que os politicos fazem dos altissimos impostos que pagamos, o dinheiro chegaria para isso e muito mais.

eu posso estar a dizer uma barbaridade mas acho que nenhuma AE nacional devia ter custos para o utilizador, ou seja, nao deveriam acabar com as scuts mas sim transformar todas as AE em scuts. Não fosse a vergonhosa gestão que os politicos fazem dos altissimos impostos que pagamos, o dinheiro chegaria para isso e muito mais.

Isso era das coisas que mais fazia sentido no nosso país! Basta olhar para fora de Portugal!
Não chega pagar ISV, ISP, IUC e o IRS/IRC (tudo impostos associados à circulação automóvel) para pagar estas miseráveis estradas??? Será que realmente não é mais benéfico economicamente manter SCUT's em virtude dos seus custos de manutenção? Quanto é que pagamos (Micro e Macro economicamente) todos os anos pelas desvantagens de termos que pagar portagens? Até os Espanhóis dizem que será um erro económico impormos portagens nas SCUT's!

Mas afinal para onde vai o dinheiro dos nossos impostos? Afinal eu pago todos estes impostos e sinceramente não vejo para onde vai!? As nossas estradas são uma miséria, SCUT's e nacionais, todas cheias de buracos e rotundas, semáforos, passadeiras, lombas gigantes! Até as AE's da BRISA enojam com as obras sem fim à vista, onde o limite é 80 Km/h e pagamos o mesmo!

Depois falam nas alternativas, que só para quem não sai de Lisboa é que existem e depois falam no utilizador pagador, que é a desculpa mais esfarrapada que já ouvi, porque ainda estou para ver como é que os estrangeiros vão (ou obrigar a) pagar nas SCUT's.

Mas como os nossos políticos acham que somos todos iguais a eles. Ou seja, vivemos com grandes ordenados pagos pelo Estado (estejamos na banca rota ou não), com uma infindável lista de regalias, que inclui as viagens em transportes públicos ou privados (à escolha do freguês)!

Querem agora usar esta desculpa para tentar tapar o buraco sem fim do défice que se tapava tão bem acabando com tantas obras que não fazem sentido nenhum, com tantas regalias que os políticos têm e cortando nos seus ordenados e até no numero de deputados!

(Isto faz-me lembrar, uma empresa que conheço bem que estando em crise, mas não pela falta de trabalho, despedem 20 funcionários para poder pagar o ordenado do filho de um dos sócios, que nada faz e nada sabe!)

Enfim no fim de contas quem paga sempre a fatura de quem faz o cócó são sempre os mesmos, que andam a manter este país mas todos os meses e anos vêm o salário a encurtar!

Viva Portugal!!!

Last edited:
Acho que foi adiado até 1 de Agosto !

O pró e contras de hoje na RTP1 vai ser sobre o assunto. As SCUTS!

Last edited:
tambem ja ouvi dizer que seria adiado ate agosto, ou seja mes de ferias e o pessoal nao esta para se chatear com as coisas

tambem ja ouvi dizer que seria adiado ate agosto, ou seja mes de ferias e o pessoal nao esta para se chatear com as coisas

fonte: JN

Portagens nas SCUT adiadas para 1 de Agosto
21h25m

O Governo decidiu adiar a introdução de portagens nas SCUT para o dia 1 de Agosto. A decisão foi anunciada hoje, segunda-feira, através de um comunicado do ministro das Obras Públicas.

A aplicação de portagens nas SCUT (auto-estradas sem custos para o utilizador) Costa de Prata, Norte Litoral e Grande Porto foi adiada por 30 dias, até 1 de Agosto, informou hoje, segunda-feira, o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

A decisão "tem em conta a votação recentemente ocorrida na Assembleia da República e a vontade do Governo de continuar a desenvolver todos os esforços para obter um acordo político que permita, com justiça e equidade, executar esta medida que consta do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) com o qual Portugal se comprometeu", lê-se em comunicado.

As portagens nas SCUT entravam em vigor na próxima quinta-feira.

Fonte governamental disse à agência Lusa que este adiamento advém também do facto de "ter sido impossível reunir hoje com o PSD".

De acordo com a mesma fonte, "os sociais democratas reiteradamente mostraram indisponibilidade" para prosseguir as negociações iniciadas na semana passada.

Hoje, o presidente da Confederação de Empresários de Pontevedra (Espanha) manifestou-se contra a aplicação de portagens na A-28 (SCUT Norte Litoral), sustentando que a medida "rompe com o plano de mobilidade" existente na euro região Galiza/Norte de Portugal.

Em declarações à Lusa, José Manuel Alvariño afirmou que introduzir portagens nesta SCUT, que liga o Porto a Viana do Castelo, significa "romper com o plano de mobilidade desta famosa euro região", bem como com "o seu desenvolvimento".

Numa reacção, o ministro da Economia, Vieira da Silva, desvalorizou o impacto da cobrança de portagens na SCUT Norte Litoral nas relações do Norte com a Galiza, considerando que "a dinâmica do Noroeste peninsular tem capacidade para ultrapassar as dificuldades".

Nao tem importancia porque eles nao vao pagar, se tivessem que pagar a ver se vinham tantas vezes ao ikea atulhar os carros de moveis

Isto é um assunto que me dá uma revolta tal!!! E raramente utilizo estas AE's!!!

Mas acho uma tremenda palhaçada meter portagens em AE's que não tem condições para ter portagens e ainda por cima nas condições que querem fazer.

Se eu morasse ao lado de uma dessas SCUT's durante a noite já tinha ido lá rebentar com alguns pórticos!

Está confirmado, pelo próprio presidente da VV na RTP! Isto é o negócio do século para a Via Verde! Vão ser eles que vão gerir todo este burocrático sistema das malditas portagens!

Que palhaçada isto dos prós e contras! É mesmo o jogo do empurra. O PS quer meter portagens mas o PSD não está de acordo com a forma como o PS quer introduzir as portagens. Mas para mim isto mais não é um jogo do PSD para ver se este governo cai e eles, agora que estão no topo das sondagens, saltam lá para o poleiro e metem logo portagens e depois o jogo vira outra vez, tal como em 2004.

São todos iguais é só meter ou tirar um D!

E agora só lhes falta destratarem-se em directo.

Last edited:
Eu não vi, o que é que foi dito de mais relevante?

nada....ataques de um lado, ataques de outro...cada um a expor o seu ponto de vista e no final não chegaram a nenhuma conclusão

o Macário Correia é que foi o maior: disse que em vez de estar a fazer pagar scuts, aumentar taxa irs etc, se eliminassem metade do parlamento, cargos nas Empresas publicas e reformas milionárias...o estado encaixaria muito mais nos cofres.......Ficou tudo caladinho :green: :green:

Poderá...podiam ter o EMPREGO (not) deles em risco muhahahahahaah

Last edited:
Back