Proximas eleições - votação Audipt

Em quem pensas votar ?

• PS

Votes: 54 17,8%
  • PSD

Votes: 73 24,1%
  • CDS PP

Votes: 38 12,5%
  • PCP APU

Votes: 12 4,0%
  • BE

Votes: 40 13,2%
  • Outro

Votes: 86 28,4%

• Total voters
    303
Por acaso também não acho muito justo essa historia da "indemnização no valor da média das duas propostas multiplicada por 60 (cinco anos de contrato)"

Quer dizer... o senhorio até quer aumentar de 50€ para 100€... o que não é nada de grave... não havendo acordo o senhorio tem de inchar com 4500€....

Para mim o único ponto negativo....

eu percebi...so n compreendo o porque de tal lei...
um senhorio tem de pagar a alguem para sair de uma casa que é sua??
Por acaso também não acho muito justo essa historia da "indemnização no valor da média das duas propostas multiplicada por 60 (cinco anos de contrato)"

Quer dizer... o senhorio até quer aumentar de 50€ para 100€... o que não é nada de grave... não havendo acordo o senhorio tem de inchar com 4500€....

Para mim o único ponto negativo....

Até agora o senhorio NÃO PODIA mandar o inclino embora nem sequer aumentar-lhe a renda

Portanto é uma melhoria ;)

a parte da indemnização é para nao haver um abuso por parte do senhorio tipo passar uma renda de 50 para 500 ;)

sem duvida que é uma melhoria. principalmente no caso dos despejos que era uma vergonha!
mas mesmo sendo uma melhoria, esse ponto n faz sentido. O senhorio quer abusar? Simples, dizes que nao queres e tens SETE meses para arranjar outra casa que aches de valor justo!!!
Agora eu como senhorio, tenho de pagar uma exorbitancia para que alguem saia de um sitio que é meu??

Oh Echoes mas tens dúvidas que vai haver gente a lucar com isto às custas do dono da casa...

A Sra. Ministra acredita no bom senso dos portugueses... é isso que vai lixar esta parte da lei do arrendamento.

e mais...e dou-te casos especificos (embora seja arrendamento comercial)
aqui no centro da Maia, mesmo em frente à camara municipal, ha lojas que pagam 100euros de renda. Para teres noção, lojas com rendas actualizadas e nem tao centrais como aquelas, pagam de 1000 pra cima com a mesma area e pior localizaçao!
Portanto...se eu quiser actualizar a renda da minha loja para o valor de mercado...tenho de dar 24 MIL EUROS!!!!!! tao a gozar n estao?

há casos e casos mas no geral se não houvesse a indemnizaçãoos senhorios iam abusar À brava

assim nem os senhorios nem os inclinos podem abusar ;)

eu se fosse senhorio e tivesse um inclino a pagar 50 euros de renda numa casa minha eu aumentava-lhe a renda para 150 euros por exemplo.

se ele quise-se muito bem, se nao quise-se eu pagava-lhe com todo o gosto os 6000 euros (ou menos conforme a contra proposta do inclino) para ele se por a andar e eu colocar lá outra pessoa com uma renda justa ;)

agora como estava antigamente é que nao tem logica nenhuma ;)

fdx... pagavas 6000€ na boa?

já viste quanto tempo demoravas a receber isso tudo?... ou seja para começares novamente a lucrar?

sinceramente acho que podiam ter inventado outro calculo... ou outra solução.

fdx... pagavas 6000€ na boa?

já viste quanto tempo demoravas a receber isso tudo?... ou seja para começares novamente a lucrar?

sinceramente acho que podiam ter inventado outro calculo... ou outra solução.

Repara uma coisa, antigamente o senhorio tinha uma casa onde podia estara receber tipo 250 ou 300 euros e nao podia porque tinha lá alguem a pagar 20 euros de renda

e se calhar ainda por cima reclamadva que nao tinha sitio para a maquina de lavar loiça

eu se tivesse numa situação dessas nao tinha problema nenhum

assim existe um mecanismo para poderes por o inclino na rua e ele nao pode arrepiar cabelo

antigamente os inclinos faziam o que queriam ;)

nao podiamos passar agora para serem os senhorios a fazer o que quiserem ;)

é a minha opinião

eu nao acho que hajam leis perfeitas, mas esta foi uma forma de nao haver abusos nem de uma parte nem de outra ;)

Sim... eu já o disse que a lei na sua maioria é boa, apenas acho que a questão da indemnização não teve a melhor solução.

Porque quer queiramos ou não.... apelar ao bom senso é sempre daquelas ideias completamente utópicas.

Sim... eu já o disse que a lei na sua maioria é boa, apenas acho que a questão da indemnização não teve a melhor solução.

Porque quer queiramos ou não.... apelar ao bom senso é sempre daquelas ideias completamente utópicas.

Mas o bom senso tem que ser quer do senhorio quer do inclino

se o inclino se arma em fino sai da casa com uma indemnização insignificante
se o senhori se arma em fino pode ter de pagar uma indemnização choruda

com esta lei um inclino nao vai poder estar a pagar 50 euros quando deveria pagar 200

e com esta lei um senhorio não vai estar prosioneiro dos inclinos uma vida inteira com rendas de m**da

Atenção que não é bem assim!!!

E de facto essa treta da indemnização por parte do arrendatário não está certa. Porque vocês estão a dar o exemplo dos 4500€, numa renda de 50 para 100€.

Mas se repararem!

A indemnização é feita pela média das duas propostas! E está mal porque deveria ser pela média da diferença das duas propostas!

É que p.e. quem esteja a pagar uma renda de 300€ mas o valor do imóvel sobe e o arrendatário passa a querer 325€! Isto se olhar-mos para a inflação e nem a fazer muito às contas que um imóvel pode valorizar, de um ano para outro!!!

A média das duas é 312,50 x 60 = 18.750€!!!

LLOLOLOLOLOLOADADADADADADA!!!!

Mas que p*** de lei é esta???

Desta forma fica tudo na mesma tirando o facto dos despejos! Assim só estamos a contribuir para que as rendas continuem com os preços anos e anos!

:evil::evil::evil:

Se no entanto fosse, a média da diferença, teríamos!

325-300= 25/2= 12,5 x 60 = 750€!!! O que já é justo e evita abusos e permite que as rendas sejam actualizadas anualmente!

Eu fico parvo com o pessoal que faz leis em Portugal!!!!

a tua logica do "a lei é melhor que antes portanto as falhas desculpam-se" não tem muita logica na minha opiniao...mas fora isso:

vamos la ver pela perspectiva do "inquilino armado em fino":

pago 20euros, valor de mercado da casa 500euros
o senhorio ate so pode 300 o inquilino armado em fino n paga nem mais um tusto. portanto nao ha acordo...160x60 9600euros! pro inquilino armado em fino!!!
Conclusao: o senhorio mesmo baixando a renda para quase metade do valor de mercado ainda tem de pagar quase 10000euros ao inquilino, valor esse que nao chega sequer para rendas recebidas desse mesmo inquilino nem que la estivesse ha 40 anos!!!!!

agora pela perspectiva do senhorio armado em fino:

o valor de mercado é 500 e eu n gosto do gajo que la esta peço 1000! O inquilino coitado ate gosta da casa e oferece o valor de mercado da renda de 500euros. O senhorio faz as contas á vida e paga 750x60=45000 euros! Logo deixa logo de se armar em fino...mais uma vez...quem esta protegido? O inquilino..os senhorios que se f....

agora pela perspectiva dos dois serem pessoas de bem:

a renda vale 500, o senhorio sabe que as coisas estao más e ate faz por 400 e o inquilino aceita. Ponto final.

Moral da historia....quem se lixa é sempre o senhorio e o que vem ao de cima mais uma vez é o tipico pensamento tuga de que quem tem mais é um fdp mesmo que se tenha esfolado a vida toda a trabalhar para o conseguir....e poupem-me, se a casa é minha quem se pode armar em fino sou eu! Esta mais salvaguardado quem nao tem a casa do que quem a tem e a pagou!

Atenção que não é bem assim!!!

E de facto essa treta da indemnização por parte do arrendatário não está certa. Porque vocês estão a dar o exemplo dos 4500€, numa renda de 50 para 100€.

Mas se repararem!

A indemnização é feita pela média das duas propostas! E está mal porque deveria ser pela média da diferença das duas propostas!

É que p.e. quem esteja a pagar uma renda de 300€ mas o valor do imóvel sobe e o arrendatário passa a querer 325€! Isto se olhar-mos para a inflação e nem a fazer muito às contas que um imóvel pode valorizar, de um ano para outro!!!

A média das duas é 312,50 x 60 = 18.750€!!!

LLOLOLOLOLOLOADADADADADADA!!!!

Mas que p*** de lei é esta???

Desta forma fica tudo na mesma tirando o facto dos despejos! Assim só estamos a contribuir para que as rendas continuem com os preços anos e anos!

:evil::evil::evil:

Se no entanto fosse, a média da diferença, teríamos!

325-300= 25/2= 12,5 x 60 = 750€!!! O que já é justo e evita abusos e permite que as rendas sejam actualizadas anualmente!

Eu fico parvo com o pessoal que faz leis em Portugal!!!!

xarannnnn!

ja era uma melhoria..mas mesmo assim n cobre os casos em que a renda esta mesmo muuuuuito desajustada do valor de mercado...ha imensos casos de rendas a 20euros onde deviam ser mais de 500...e os inquilinos ja beneficiaram anos que chegue para agora continuarem a ser beneficiados...

Kritpo.. atenção que não sei até que ponto 300€ é uma renda antiga :p

Se calhar até existem...

Agora, que estou de acordo contigo no que refere ao calculo... sem qualquer dúvida!!!

xarannnnn!

ja era uma melhoria..mas mesmo assim n cobre os casos em que a renda esta mesmo muuuuuito desajustada do valor de mercado...ha imensos casos de rendas a 20euros onde deviam ser mais de 500...e os inquilinos ja beneficiaram anos que chegue para agora continuarem a ser beneficiados...

Aí já duvido disso...

E sabes porquê???

Muito simples. Só paga uma renda de 20/50€ alguém que está num imóvel à imensos anos! Muito provavelmente à 30/40 anos, onde nunca foi feita alguma obra de remodelação. Sim, porque uma casa ao fim de 30 anos já está a cair de podre se nunca tiver tido cuidados! E aí o imóvel até pode valer vários milhares de euros, mas o que o valoriza não é o edificado, mas sim o terreno. Que é o que se passa no centro de Lisboa e noutras cidades.

E podes crer que ninguém daria 500€ por uma casa dessas!!!

Eu não sei como vai ser agora, se todos os contratos ficam no ano 0 e passam a contar a partir de agora é que. A meu ver esta lei falha no cálculo da indemnização e neste tipo de casos. Porque o arrendatário deveria, agora com a actualização das rendas, ter o direito a querer continuar a arrendar ou não o imóvel! Porque eu até posso ter uma casa a arrendar e agora não querer ou até não o poder arrendar mais, porque simplesmente ela pode estar a cair de podre!

Back